“A Criação”, de Franz Haydn no Theatro Municipal

Coral Paulistano Mário de Andrade completa 80 com séries comemorativas no Theatro Municipal e na Praça das Artes…

O primeiro concerto do ano acontece no próximo domingo, 20 de março, às 11h, com a peça “A Criação”, de Franz Haydn, com o diretor artístico do grupo Martinho Lutero na regência e participação do grupo Camerata Paulistana…

No ano que completa 80 anos, o Coral Paulistano Mário de Andrade terá mais de 30 concertos agendados no palco do Theatro Municipal, no Salão Nobre e na Sala do Conservatório. Serão três séries de concertos: Paulistano nas Escadarias; Festival de Oratórios e Paulistano no Conservatório.

Um dos grupos mais tradicionais da música Brasileira, o Coral Paulistano foi criado por Mário de Andrade em 1936, então diretor do Departamento Municipal de Cultura, para mostrar à elite paulistana a importância da valorização do nacionalismo. Desde 2013, o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal carrega o nome de seu criador.

“Mário dizia que era preciso desenvolver o ‘cantar brasileiro’. Modo brasileiro de cantar? Cantar a música brasileira? Na dúvida, melhor fazermos as duas coisas. Isso é o que o Coral Paulistano tem feito”, conta Martinho Lutero Galati, regente e diretor artístico do Coral Paulistano.

Início das Comemorações

O concerto escolhido para abrir o ano foi “A Criação”, escrito pelo compositor austríaco Franz Joseph Haydn em 1797. O evento acontece no domingo, 20 de março, às 11h, com ingressos a R$ 5,00 no palco do Theatro Municipal.

“Esta obra retrata o início de tudo, a construção do mundo e de tudo o que nele habita. Podemos fazer um paralelo com o que esperamos de 2016: um novo recomeço para a música coral”, explica Martinho.

A obra inaugura o festival “Oratórios”, que em dez concertos ao longo do ano celebrarão este gênero de composição musical cantada, com conteúdo narrativo. O nome vem de “Congregação do Oratório”, sociedade religiosa que realizava apresentações de música sacra, em Roma, entre 1571 e 1594.

Em “A Criação”, Haydn usou como base o livro bíblico do Gênesis e o poema “O Paraíso Perdido”, de John Milton. A obra é dividida em três partes e narra os seis dias da criação da Terra.

Antes do concerto acontecerá o lançamento oficial do São Paulo Cidade Coral – um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, coordenado pelo Coral Paulistano, e que levará pelo menos um grupo coral – escolhido por edital no início deste ano – a um ponto da cidade. A entrada é sempre gratuita.

Alguns dos trinta grupos corais que fazem parte do projeto se apresentarão, antes do concerto do Coral Paulistano, às 10h30, nas escadarias internas do Theatro.

Além disso, uma pequena mostra de objetos e programas antigos do grupo artístico da Fundação Theatro Municipal estarão expostos no Salão Nobre.

Atualmente o Coral Paulistano Mário de Andrade tem como regente titular Martinho Lutero Galati e conta com 48 integrantes. É um dos grupos que integram a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Maestro Martinho Lutero

Fundador do Coral Luther King em 1970, Martinho Lutero Galati foi o coordenador do setor de Música Coral do Movimento Mário de Andrade e criou e dirigiu os Concertos Matinais nos Teatros de Bairro da Prefeitura de São Paulo. De 1978 a 1984 viveu na África trabalhando a serviço da UNESCO.

Estudou e se aperfeiçoou na Argentina, Hungria e Itália, inclusive como aluno de Luigi Nono. Em 1987 fundou a Associazione Culturale Cantosospeso em Milão – Itália, com a qual realizou por volta de 1.000 concertos em toda a Europa. Pelos serviços prestados à Cultura recebeu da Prefeitura de Milão, em 2002, o título de Cidadão Honorário, sendo o segundo músico brasileiro a recebê-lo, precedido somente por Antonio Carlos Gomes.

Desenvolveu trabalhos musicais com alguns dos principais nomes do cenário brasileiro e mundial, como Lella Cuberli, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, Inezita Barroso, Sérgio Ricardo, Cristovão Bastos, Zizi Possi, Céline Imbert, Marilia Medalha, Tito Martino, Fabiana Cozza, Ivan Vilela, Djalma Correa, Mauro Pagani, Miriam Makeba, Angélique Kidjo, Liz Mac Comb, Dino Salluzzi, Mouna Amari, entre outros.

É professor do Instituto de Musicologia de Milão, regente da Piccola Orchestra Sinfônica di Milano, diretor da Rede Cultural Luther King e alterna as atividades de regente e de compositor junto a importantes teatros da Itália, Alemanha e Suíça. Desde 2013 é o Diretor Artístico do Coral Paulistano Mário de Andrade.

 

Coral Paulistano Mário de Andrade
Abertura da Temporada 2016
Lançamento do Projeto SP – Cidade Coral
Festival de Oratórios

Coral Paulistano Mário de Andrade
Camerata Paulistana
Martinho Lutero Galati de Oliveira – regente e diretor artístico

URIEL Jean William – Tenor
GABRIEL Rosemeire Moreira – Soprano
RAPHAEL Davide Rocca – Barítono
ADÃO Vicente Sampaio – Barítono
EVA Indhyra Gonfio – Soprano

PROGRAMA

Joseph Haydn
A Criação
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Domingo, 20 de março, às 11h
Ingressos: R$ 5,00
Capacidade: 1.500 lugares
Sugestão de faixa etária: livre
Duração: 210 minutos (aproximadamente)
Venda Internet: Compre Ingressos

Bilheteria do Theatro Municipal
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento;
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.

 

Foto do Coral: Luiz Casimiro
Foto do Maestro Martinho Lutero Galati: Divulgação

1 comentário em ““A Criação”, de Franz Haydn no Theatro MunicipalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *