Jean William

É um tenor consagrado e já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em algumas cidades importantes do mundo…

O tenor Jean William nasceu em Sertãozinho e foi criado na pequena cidade de Barrinha, na região de Ribeirão Preto, e no dia 29 de junho de 2012 entrou para a história da cidade ao ser homenageado com o anfiteatro do local que foi batizado com o seu nome: Anfiteatro Municipal Jean William. Uma inauguração cheia de emoção onde o homenageado se lembrou de uma citação anônima apropriada para o momento: “Para saber aonde chegaremos, é preciso nunca nos esquecer de onde viemos, afinal, é de lá que a gente aprende a ver o céu.”

Já na infância, começou a estudar música na escola e sempre acompanhava seu avô, que toca violão na igreja. Na adolescência, foi vocalista de uma banda de rock, se apresentando em barzinhos e casas noturnas com repertório de grandes nomes do gênero, como Aerosmith e Deep Purple.

Passou no vestibular de música da Universidade de São Paulo em 2004 e iniciou a faculdade no campus de Ribeirão Preto, posteriormente transferindo-se para a capital paulista. Aos 23 anos, ao ser apresentado pela jornalista Mônica Bergamo ao maestro João Carlos Martins, líder da Bachiana Sesi-SP, passou a se apresentar regularmente com a formação entre 2009 e 2011. Nesse período, viajou para a Itália, onde fez cursos livres a fim de aprimorar seus estudos em música. Em 2013, na ocasião em que o Papa Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, Jean teve a honra de cantar para o pontífice.

Formado em música pela ECA-USP, ainda estudante, participou dos mais importantes festivais do Brasil, dentre eles, o Festival Internacional de Campos do Jordão. Apoiado pelo maestro João Carlos Martins, desde 2009, apresentou-se como solista em palcos como a Sala São Paulo e Avery Fisher Hall no Lincoln Center de Nova York recebendo elogiosa crítica. Como bolsista do projeto VOCALIA viveu e frequentou aulas em Milão com grandes nomes do cenário lírico como Davide Rocca, Luciana Serra, Umberto Finazzi, entre outros.

Desde 2012, frequenta temporadas de concertos e recitais dentro e fora do Brasil, tendo estreado inclusive uma opera moderna pelo teatro Comunale de Vicenza (ITA) recebendo calorosa recepção do programa Ridotto Del Ópera da Rádio Suíça italiana.
Já cantou sob a batuta de maestros como Carlos Spierer, Claudio Cruz, Olivier Toni, Diogo Pacheco, Martinho Lutero Gallati, Guido Rimonda e apresentou-se com distintos grupos e orquestras nacionais e internacionais.

Em 2013 lançou seu álbum duplo intitulado “Dois Atos”, com um repertório que contempla a música brasileira e a ópera italiana. O CD/DVD conta com a participação de grandes nomes do universo da música nacional e internacional como o arranjador Jacques Morelenbaum; os pianistas Nelson Ayres, André Mehmari e Ruriá Duprat, das cantoras Fafá de Belém, Céu, Paula Morelenbaum, Mônica Salmaso; da mezzo soprano Adriana Clis e da soprano italiana Federica Vitalli; do maestro Martinho Lutero Gallati, do Coro Luther King; do barítono italiano Davide Rocca e do renomado maestro João Carlos Martins.

Segundo Jean,”Um dos grandes objetivos do trabalho é aproximar o brasileiro da grandeza do repertório lírico europeu e exportar a música brasileira em toda a sua qualidade ao mesmo tempo, num projeto ousado e inovador.”

Atualmente Jean William tem 30 anos e tornou-se um tenor consagrado e já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em algumas cidades importantes do mundo, como Nova York, Dubai e Milão. Ele integra o corpo estável do Teatro Municipal de São Paulo e atua como solista junto do Coral Paulistano Mário de Andrade, sob a regência do maestro titular Martinho Lutero Galati. Paralelamente, investe na carreira-solo com um espetáculo batizado de Tonight, no qual interpreta clássicos do jazz e temas da Broadway – a agenda de 2016 dessas apresentações se iniciará no segundo semestre.

O jovem tenor fala fluentemente inglês, espanhol, italiano e francês o que lhe permite se apresentar nos mais renomados palcos nacionais e internacionais se destacando no cenário artístico e apresentando-se a frente de importantes orquestras e grupos no Brasil e em países como Emirados Árabes, EUA, Itália, Portugal, Suíça e Argentina.

No próximo domingo, 20 de março, às 11h, os paulistanos poderão conhecer o tenor no Theatro Municipal, na apresentação comemorativa dos 80 anos do Coral Paulistano Mário de Andrade, sob a regência de Martinho Lutero Galati, na obra A Criação, de Haydn, baseada no livro do Gênesis. Na exibição, que aborda a criação do mundo, ele fará o papel do Arcanjo Uriel.

Fotos: João Caldas

1 comentário em “Jean WilliamAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *