Cia. Pessoal do Faraoeste apresenta, Luz Negra

Últimas apresentações, dias 19, 25 e 26 de abril…

“Luz Negra” retrata a Frente Negra Brasileira e a própria SP dos anos 30 em espetáculo intimista, reflexivo e de muita qualidade.

Tive o prazer de assistir a “Luz Negra”, da Cia. Pessoal do Faroeste e me surpreendi com a qualidade do espetáculo. A sede da companhia, que comporta 100 pessoas, localizada na rua do Triunfo, na Luz, é um casarão antigo que dá um tom intimista às apresentações. Ator e público ficam no mesmo plano.

Ao pesquisar a história do Pessoal, descobri que já possuem 18 longos anos de história e alguns prêmios acumulados como, em 2015, o Prêmio Shell na categoria Inovação pelo trabalho de ocupação, intervenção e revitalização que promove na região da Luz.

Sob a direção de Paulo Faria o grupo apresenta, em suas últimas sessões, “Luz Negra”, um belíssimo espetáculo ambientado nos anos 30 que fala sobre a própria região central e sobre a Frente Negra Brasileira. Trata-se de uma produção cheia de reflexões, história e questionamento. Na programação, Luís Gama, um dos maiores abolicionistas negros do país – postumamente reconhecido como Advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil em outubro de 2015.

O espetáculo é bastante envolvente e limito-me a essas considerações porque a história nele retratada basta por si só. Afinal, é a nossa história, a história de nossa cidade, de nosso país, a história, sobretudo, de luta do povo negro.

A trilha sonora, dominada pelo samba, é executada ao vivo pela banda. Não sou sambista, mas me deixei levar. Outros ainda mais – em um certo momento pessoas da plateia levantaram e sambaram com os atores.

Se você quer um programa histórico e de qualidade, corra, pois é uma oportunidade imperdível.

Luz Negra
Cia. Pessoal do Faraoeste
Rua do Triunfo, 301 – Santa Ifigênia – SP
Temporada: Até 26 de abril
Segundas e terças-feiras, às 21h
Ingresso: Pague quanto puder
Ficha Técnica:

Dramaturgia e direção artística: Paulo Faria
Elenco:
Clency Santana – Músico Benedito
Cloddoaldo Dias –Orland Claude
David Guimarães – Rubinato
Flávio Rodrigues – Abdias Nascimento
Leona Jhovs – Tinga
Mel Lisboa – Vanda Marquetti
Melvin Santhana – Zé Pretinho
Raphael Garcia – José Correa
Thais Dias – Flora Eunice
William Simplício – Adan Smith

Fotos: Lenise Pinheiro

 

Isaac Gonçalves

1 comentário em “Cia. Pessoal do Faraoeste apresenta, Luz NegraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *