Hysteria entra em cartaz na Vila Operária Maria Zélia

Aos domingos, a partir de 28 de maio, às 13h30…

Hysteria foi a primeira peça montada pelo grupo e estreou em 2001. Ganhou 5 prêmios, incluindo o de revelação teatral pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, além de ter sido indicada para o Prêmio Shell de Teatro.

A história de passa no final do século 19, nas dependências de um hospício feminino. Cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses tentavam adequar a mulher a um novo pacto social. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, onde a plateia masculina é separada da feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma dramaturgia híbrida e única a cada apresentação.

O espetáculo soma mais de 350 apresentações em mais de 80 cidades brasileiras e 14 cidades no exterior. Em 2005, o grupo cumpriu uma temporada de dois meses em 8 cidades francesas por ocasião do Ano do Brasil na França. Mais tarde, em 2008, embarcou para a Inglaterra, apresentando-se em Londres e Manchester a convite do Barbican Center e do Contact Theatre. Em 2009, participou do projeto Palco Giratório do SESC, realizando apresentações em 58 cidades das 5 regiões do Brasil.

Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Marques
Criação, pesquisa de texto, figurinos e produção: Grupo XIX de Teatro
Elenco: Evelyn Klein, Mara Helleno, Janaina Leite, Juliana Sanches e Tatiana Caltabiano. Produção Executiva: Vanessa Candela

Hysteria
Vila Maria Zélia
Rua Mário Costa, 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém – SP.
Tel.: (11) 2081-4647
Capacidade: 120 lugares.
Temporada: De 28 de maio a 3 de julho
Domingos, às 13h30

Duração: 70 minutos.
Classificação etária: 14 anos.
Acesso para deficientes físicos.
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia entrada)
Bilheteria: de terça a sexta, das 14h às 18h. Sábados e domingos das 16h até o inicio do espetáculo.
Compra pela internet: Grupo XIX de Teatro
Estacionamento: gratuito

Fotos: Jonatas Marques

1 comentário em “Hysteria entra em cartaz na Vila Operária Maria ZéliaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *