Matuto Moderno na Virada Cultural Paulista

No Sesc Piracicaba, domingo, 22 de maio, às 16h…

Há mais de 15 anos na estrada a banda Matuto Moderno tornou-se a mais representativa na fusão da viola caipira com o rock’n roll.

Nesse show, toca composições autorais embaladas por passos de catira que se transformam em potentes grooves. O grupo se apresenta acompanhado por dois Catireiros e com a participação especial do violeiro Índio Cachoeira, que anos atrás compôs uma das mais famosas duplas caipiras do País, Cacique e Pajé.

Em 2014 o Matuto Moderno completou 15 anos de atividades, divulgando a cultura musical do sudeste para o Brasil e o mundo. Com sua fusão de catira, pagode e viola, aliados ao rock, quebraram preconceitos levando muitos jovens a conhecerem a música raiz que até então era considerada coisa antiquada.

Com cinco CDs lançados, o Matuto Moderno pisou em alguns dos mais nobres palcos do Brasil e participou dos mais representativos eventos de viola caipira do país. Entre os integrantes da banda, Ricardo Vignini e Zé Helder também formam o duo “Moda de Rock”, que atingiu sucesso nacional e internacional com suas versões instrumentais de clássicos do rock para viola caipira; já Edson Fontes, filho de mestre de Folia de Reis e Catira faz parte de um dos principais grupos do gênero do Brasil, Os Favoritos da Catira.

Em 2013 lançaram o álbum “Matuto Moderno 5”, gravado totalmente ao vivo em um sítio na cidade mineira de Pedralva de forma mais crua possível, resgatando a maneira como eram gravados os álbuns na década de 1970. Com a entrada de Zé Helder assumindo os vocais junto com Edson Fontes, a banda se tornou mais visceral, acentuando os extremos do lado rock e raiz. Com 10 faixas autorais, o CD abre com a parceria de Ricardo Vignini com André Abujamra na faixa “Topada”. Em 2013 a banda comemorou também o relançamento de toda a sua discografia para venda digital.

Em 2014 a banda realizou uma turnê comemorativa dos 15 anos onde se destacam as apresentações em Brasília e Curitiba na Caixa Cultural dentro do projeto Tem Viola no Rock junto com o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) e o aniversário de 15 anos no SESC Pompéia com os convidados Pereira da Viola, Índio Cachoeira e Os Favoritos da Catira.

Em 2015 a banda foi a sensação da Virada Cultural em São Paulo e realizou uma turnê pelo interior e São Paulo pelo Circuito SESC das Artes.

E agora na primeira quinzena de maio de 2016 a banda acaba de voltar do Canadá onde realizou uma serie de apresentações em uma das maiores convenções de música do mundo o Canadian Music Week.

Matuto Moderno

Ricardo Vignini – Viola Caipira elétrica
Marcelo Berzotti – baixo e voz
Zé Helder – Viola Caipira e Voz
Edson Fontes – Voz e catira
André Rass – Percussão.

 

Matuto Moderno
Sesc Piracicaba
Na Comedoria
Rua Ipiranga, 155 , Centro – Piracicaba – SP
Domingo, 22 de maio, às 16h
Grátis

Fotos: Rita Perran

1 comentário em “Matuto Moderno na Virada Cultural PaulistaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *