Balé da Cidade de São Paulo estreia nova coreografia no Theatro Municipal

Temporada vai de 08 a 12 de junho e tem no programa uma montagem inédita, Corpus, além da remontagem de Adastra e O Balcão de Amor…

Estreia, refinamento técnico e humor resumem o segundo programa do Balé da Cidade de São Paulo no Theatro Municipal de São Paulo, que também conta com a participação da Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Carlos Moreno. A partir do dia 8 de junho, o público poderá assistir pela primeira vez “Corpus”, que tem concepção do coreógrafo português André Mesquita, e ainda mais duas coreografias apresentadas com grande sucesso na turnê europeia deste ano: Adastra, do catalão Cayetano Soto, e O Balcão de Amor, do israelense Itzik Galili. A temporada segue até o dia 12 de junho.

A nova coreografia do Balé da Cidade de São Paulo é inspirada em fragmentos do livro “Corpus”, do filosofo francês Jean-Luc Nancy, e propõe uma reflexão sobre o corpo que vá além da anatomia. “É um ensaio filosófico sobre o mundo e a vida. Estará presente a ideia de elevação para além das pontas e dos saltos. A outra dimensão que será retratada é a do peso, o da queda”, explica Mesquita. Em sua obra, Jean-Luc reafirma que o corpo não tem só um peso “físico”, como também um peso proveniente também da gravidade.

O coreógrafo português também afirma que esta é uma peça sobre a pele. “Como diz um dos trechos do livro do Jean-Luc: ‘um corpo é uma imagem oferecida a outros corpos, um conjunto de imagens relacionadas, de cores, sombras locais, fragmentos, grãos, aréolas, lúnulas, unhas, pêlos, tendões, crânios, costelas, pélvis, ventres, meatos, espumas, lágrimas, dentes, babas, fendas, blocos, línguas, suores, líquidos, veias, penas e alegrias, e eu, e tu”, completa.

Corpus tem duração de 30 minutos e conta com 24 bailarinos, sendo 13 homens e 11 mulheres. A diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, Iracity Cardoso, acrescenta que Mesquita sempre teve uma excelente relação com o Balé e que o fato de usar muitos bailarinos no palco é uma oportunidade de desenvolver muito a criatividade coreográfica. “Com grandes massas, solos, trios e bailarinas em pontas, que na dança contemporânea tem um sentido diferente quando comparamos com a “ponta” usada no balé clássico, os corpos se entrelaçam produzindo imagens de grande força estética e sentimentos diversos”, afirma Iracity.

André Mesquita já trabalhou com a companhia em outras duas ocasiões. Em 2011, quando criou “Cidade Incerta” e também, em 2014, na ópera “Salomé”, de Richard Strauss. Há cinco anos, o coreógrafo também se baseou em uma obra, no caso o trecho do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, para elaborar os movimentos que retratavam o convívio urbano acompanhados de uma trilha sonora composta de ruídos. “Se compararmos com a densidade escura de Cidade Incerta, agora vamos fazer algo mais luminoso”, ressalta Mesquita.

O figurino fica a cargo de Cássio Brasil. “Tudo se inspira no corpo e no movimento. Os materiais são telas com transparências e tecidos lisos e planos, com poucos detalhes. A funcionalidade da roupa é o maior objetivo”, explica. Já a música é do francês Hector Berlioz e do compositor Glaucio Zangheri.

Adastra e O Balcão de Amor

Pela primeira vez no palco do Theatro Municipal a companhia apresentará Adastra, mais recente criação do catalão Cayetano Soto para o Balé da Cidade, que também assina os figurinos e o desenho de luz para a música gravada de Ezio Bosso. A coreografia estreou no segundo semestre do ano passado no Teatro Alfa.

Para a concepção de “Adastra”, Cayetano se inspirou em uma ideia bastante peculiar: o caminho que cada um percorre para alcançar as estrelas. “Adastra para mim é uma filosofia de vida, um ponto de reflexão, como o percurso a seguir para encontrar a estrela que cada um carrega dentro de si, em definitivo, qual é a energia que nos levará à boa estrela. O caminho é uma luta pessoal para ser o que sempre se sonhou, um sonho impossível, como o de poder alcançar as estrelas. Há um mérito para chegar ao centro de Adastra porque quanto mais adversidades você encontra, mais experiência trará para a sua curta vida”, conta.

No início deste ano, a coreografia foi reapresentada na cidade de Bilbao, na Espanha, e em Ludwigsburg, na Alemanha, durante a turnê europeia da companhia. A montagem foi sucesso de público e na imprensa. O crítico Agus Perez escreveu no portal espanhol Berria que “O silêncio poderia ser cortado com uma faca. Sempre que as combinações mudavam, os bailarinos se fixavam sobre pontos de equilíbrio quase impossíveis, e ao final o público aplaudiu com entusiasmo, inclusive aplaudindo os intérpretes, como raramente temos presenciado no (teatro) Arriaga”.

Outro êxito obtido no exterior e no Brasil e que retorna ao palco do Theatro Municipal é a peça “O Balcão de Amor”, do israelense Itzik Galili. Uma obra cheia de energia, com um humor vivaz e sarcástico. Com música do cubano que ficou conhecido como “O Rei do Mambo”, Perez Prado, Galili fez a concepção do espetáculo após uma viagem aquele país. Inspirado pela música atemporal, ele criou uma peça na qual funde inumeráveis faíscas cômicas, sexy e absurdas.

Orquestra
Todas as coreografias – com exceção de Adastra, que terá trilha eletrônica pré-gravada – serão acompanhadas pelos 96 músicos da Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob a regência de Carlos Moreno. Com mais de duas décadas de história, a OER é hoje um dos principais grupos de formação do país, com jovens músicos com idade aproximada entre 16 e 30 anos.

Balé da Cidade de São Paulo
Adastra, Corpus e O Balcão de Amor

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Bilheteria: 3053-2090
Quarta-feira, 8 de junho, às 20h
Quinta-feira, 09 de junho, às 20h
Sexta-feira, 10 de junho, às 20h
Sábado, 11 de junho, às 20h
Domingo, 12 de junho, às 17h

Ingressos: De R$ 25,00 a R$ 90,00 (com meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Vendas na bilheteria do Theatro Municipal
Vendas online: Compre Ingressos

Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Experimental de Repertório
Carlos Moreno – Regência

Adastra
Estreado no Teatro Alfa em setembro de 2015
Coreografia, Desenho de Luz e Figurino: Cayetano Soto
Música: Ezio Bosso
Assistente de Coreografia: Mikiko Arai
Ensaiadoras: Suzana Mafra, Kênia Genaro
Confecção de Figurino: Madalena Machado
Número de Intérpretes: 16
Duração: 25 minutos

Elenco
Camila Ribeiro, Fabiana Ikehara, Fernanda Bueno, Marina Giunti, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Thais França, Vivian Navega Dias, Bruno Gregório, Cleber Fantinatti, Hamilton Felix, Igor Vieira, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Luiz Oliveira e Marcos Novais.

Corpus
Estreia Mundial
Coreografia: André Mesquita
Música: Hector Berlioz, Glaucio Zangheri
Figurinos: Cássio Brasil
Desenho de Luz: Wagner Freire
Assistente de Coreografia: Suzana Mafra
Ensaiadoras: Kênia Genaro, Roberta Botta
Número de Intérpretes: 24
Duração: 30 minutos

Elenco
Conjunto: Ariany Dâmaso, Camila Ribeiro, Fabiana Ikehara, Fernanda Bueno, Marisa Bucoff, Marina Giunti, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Thaís França, Victoria Oggiam, Vivian Navega Dias, Bruno Gregório, Bruno Rodrigues, Hamilton Felix, Igor Vieira, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Marcos Novais, Victor Hugo Vila Nova e Yasser Díaz.

O Balcão de Amor
Estreado pelo Balé da Cidade em Maio de 2014
Coreografia, Figurino e Desenho de Luz: Itzik Galili
Música: Perez Prado – Cherry Pink and Apple Blossom White, Peanut Vendor, Historia de un Amor, Siboney, Patricia, Quizas Quizas Quizas.
Arranjo: Rodrigo Morte
Assistente de Coreografia: Elisabeth Gibiat
Ensaiadoras: Kênia Genaro, Suzana Mafra
Confecção de Figurinos: João Pimenta
Número de Intérpretes: 20
Duração: 20 minutos

Elenco
Conjunto: Camila Ribeiro ou Ariany Dâmaso, Fabiana Ikehara, Fernanda Bueno ou Bia Nunes, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Thaís França, Victoria Oggiam, Vivian Navega Dias ou Camila Ribeiro, Cleber Fantinatti ou Hamilton Felix, Hamilton Felix ou Bruno Rodrigues, Igor Vieira ou Marcel Anselmé, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Luiz Oliveira, Manuel Gomes ou Leonardo Hoehne Polato, Marcos Novais, Victor Hugo Vila Nova ou Bruno Gregório, Yasser Díaz
Duo: Vivian Navega Dias e Hamilton Felix ou Camila Ribeiro e Cléber Fantinatti

Fotos: Sylvia Masini
Foto Adastra: Clarissa Lambert
Foto O Balcão de Amor: Wilian Aguiar

1 comentário em “Balé da Cidade de São Paulo estreia nova coreografia no Theatro MunicipalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *