Price World ou a Sociedade a Preço de Banana chega a São Paulo

Para questionar o cotidiano, grupo teatral faz ‘safári’ pela cidade por templos de consumo, a partir do dia 1º de julho pela cidade de São Paulo…

O espetáculo Price World ou Sociedade a Preço de Banana, do EmFoco Grupo de Teatro de Fortaleza – CE, é reconhecido pela pesquisa empreendida em torno da utilização de espaços não convencionais e aqui nessa estreia em São Paulo utiliza-se de um ônibus para, junto com o público, ‘safarizar’ a capital paulistana.

A intenção em Price World é, a partir de espaços urbanos simbólicos, colocar foco no tema consumo. O ônibus, com público e atores dentro, sairá da Praça Roosevelt, centro de São Paulo, e faz paradas em quatro pontos icônicos da cidade: um local de consumo alimentar, um centro de moda, um ponto de grande significado econômico e político e outro, em contrapartida, onde o termo consumo não encontra reverberação, um espaço em que as pessoas – invisíveis perante a sociedade – estão ao largo dessas questões econômicas e sociais. Dos quatro locais, em três deles os espectadores descem e acompanham a cena fora do ônibus, juntamente com o público que se forma na calçada.

O EmFoco Grupo de Teatro possui como uma das suas bases de pesquisa a relação com espaços não convencionais para a realização de seus projetos. Esse é o quinto trabalho do grupo, que surgiu em 2009 na cena teatral de Fortaleza. Antes de Price World, a companhia já havia experimentado diferentes cenários. Em O Jardim das Espécies (2011) foi encenado numa residência e Além dos Cravos (2013), em um cemitério.

Sobre o a pesquisa do grupo, a atriz e produtora Marie Auip conta que “em Price World, decidimos cartografar a cidade a partir do tema consumo. Após meses de pesquisa em Fortaleza, optamos por ‘safarizar’ a capital a partir de espaços simbólicos – e intervir em supermercados, praças, shoppings e igrejas. No espetáculo anterior, Além dos Cravos, utilizávamos um espaço público – o cemitério. A relação estabelecida nos dois espetáculos é de trabalhar ‘com’ o espaço público e não apenas ‘no’ espaço. É sermos afetados pela sua arquitetura, transeuntes, e pela simbologia para a construção da cena performativa”.

Price World ou a Sociedade a Preço de Banana

Em Price World ou Sociedade a Preço de Banana, a cidade não é apenas palco e o público não se reduz a espectador. Cidade e público são também dramaturgia, a partir das relações estabelecidas em um universo volante.

“Price World é uma itinerância por São Paulo. A cidade traz outras camadas para o trabalho e a ideia era mesmo a partir da dramaturgia do espaço urbano fazer um questionamento ‘estético e político’ das diferentes formas de vivenciar a cidade”, afirma o diretor Eduardo Bruno. “No processo, fomos percebendo que a cidade é toda organizada a partir do consumismo, seja pela mercadoria nas zonas de venda, pela prostituição ou pelos fasts foods”, destaca. O objetivo, segundo o diretor, é olhar a cidade, mas com um olhar distanciado do significado comum que damos aos lugares. “É um safari para evidenciar um viés diferente, propiciar um estranhamento”, resume.

Ficha Técnica

Encenação: Eduardo Bruno
Atores/Performers: Dyhego Martins, Gabriel Matos, Georgia Dielle, Lyvia Marianne e Marcelle Louzada
Atriz/performer convidada: Camilla Ferreira
Atriz Virtual: Marie Auip
Orientação de encenação: Marcos Bulhões
Orientação de dramaturgia: Evill Rebouças
Preparação Corporal: Roberta Bechara , Luiz Garrocho e Marcelle Louzada
Colaboradores: Aquele Filho
Produção: Eduardo Bruno, Lyvia Marianne e Marie Auip

Em todas as apresentações teremos a participação de performers convidados a partir do curso “Corpos radicais: performance e espaço urbano”, realizado na SP Escola de Teatro.

 

Price World ou a Sociedade a Preço de Banana
Informações: (11) 9 7693 29 14
Contato: emfocoteatro@gmail.com
De 1º a 23 de julho
Sextas-feiras e sábados, às 20h
Local de saída do ônibus: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 • Centro • São Paulo • SP
Ingressos:
R$ 40,00 (inteira)
R$ 20,00 (meia entrada)
Os ingressos estarão disponíveis para venda uma hora antes do início do espetáculo
Capacidade: 38 pessoas
Faixa Etária: 18 anos

Fotos: Diego Souza

1 comentário em “Price World ou a Sociedade a Preço de Banana chega a São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *