Fundação Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, promove até setembro, o programa Ema Visita…

 

 

 

 

Totens instalados em duas casas-museu vão permitir que visitantes de centros culturais distantes troquem ideias, visualizem obras de arte, comparem estilos e conheçam mais sobre a história de cada espaço, por meio de uma videoconferência.

Para a primeira edição do Programa Ema Visita, a escolha natural foi a Fundação Eva Klabin, na cidade do Rio de Janeiro, criada pela irmã mais velha de Ema Klabin. O público poderá observar simultaneamente coleções e ambientes organizados pelas duas irmãs de personalidades muito distintas.

Segundo o curador da Fundação Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa, o objetivo do programa Ema Visita é despertar uma reflexão sobre o universo de casas-museu. “É uma oportunidade de diálogo entre públicos diversos que não pretende, de forma alguma, substituir uma visita presencial e sim despertar o seu interesse”, explica o curador.

A programação cultural da Fundação Ema Klabin, além da preservar e difundir a casa, a coleção e a memória de sua fundadora, também acolhe questões relativas à história do bairro, da cidade e seus habitantes. Em 2014, a casa-museu realizou a exposição “A Casa da Rua Portugal” que abordava a construção da sede no contexto da história do bairro Jardim Europa e da evolução da arquitetura residencial da elite paulistana.

Desde 2015, a Fundação realiza uma programação voltada à sustentabilidade e ao meio ambiente que inclui palestras, oficinas e documentários. “O conceito que agora exploramos é o de um museu expandido, que vai além de seus limites físicos e busca preservar e divulgar o patrimônio da paisagem cultural em que estamos inseridos” complementa Paulo Costa.

“A Fundação Eva Klabin junta-se entusiasticamente a essa iniciativa porque identifica nela uma experiência positiva do uso da tecnologia digital como ferramenta de aproximação de realidades físicas distantes, porém próximas nos seus objetivos e interesses, assim, como a história das Fundações Eva Klabin e Ema Klabin, que foram criadas por duas irmãs em duas cidades distintas: Rio de Janeiro e São Paulo”, diz Marcio Doctors, curador da casa-museu carioca.

O Programa Ema Visita terá parceria da Fundação Eva Klabin até 03 de setembro de 2016. Depois visita outras casas-museu do Brasil.

A Fundação Ema Klabin possui mais de 1.500 peças, reunidas por Ema Klabin e oriundas de quatro continentes e diversas civilizações, com grande ênfase na arte europeia e brasileira, importantes núcleos de arte asiática, arte africana, artes decorativas e obras da Antiguidade Clássica e do período pré-colombiano, cobrindo um arco temporal de mais de 3500 anos. Entre as obras destacam-se pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

Construída na década de 50 pelo engenheiro-arquiteto Ernesto Becker, a residência de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha, e foi inaugurada em 1960. Ema Klabin viveu ali até 1994, após sua morte, a casa passou a ser a sede da instituição que leva seu nome e reúne sua coleção de arte adquirida em galerias e antiquários no mundo inteiro.

Além das obras de arte, a biblioteca, que possui um acervo de 3 mil volumes, merece destaque. Nela há livros raros que engloba desde manuscritos iluminados até os primeiros exemplares do livro impresso, bem como relatos de viajantes europeus pelo Brasil, datados do século XVI ao XIX. Inicialmente, a coleção de livros teve a orientação do bibliófilo José Mindlin.

 

Fundação Ema Klabin
Casa-Museu

Rua Portugal, 43, Jd. Europa – SP
Visitas agendadas (individuais ou em grupo)
Crianças a partir de 12 anos
A visita costuma levar entre 1h e 1h30.
Entrada: R$ 10,00 / R$ 5,00 reais para estudantes, terceira idade.

Gratuito para professores.
Recomendamos chegar 10 minutos antes da visita.
Para agendar sua visita entre em contato pelo número (11) 3897-3232

Aos sábados as visitas são gratuitas e ocorrem às 13h, 14h, 15h e 16h.
Sextas-feiras, visitas livres (gratuito e sem agendamento)
Horários: 14, 15, 16 e 17 horas.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Fundação Ema KlabinAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *