A ACDEM abre inscrições para o projeto “Integrando modos de vida e de ser”

Até o dia 5 de agosto, a Associação na zona leste abre vagas gratuitas de aulas de artes como; literatura, dança, teatro, culturas populares, cinema e música para deficientes.

 

A ACDEM – Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo, por meio do projeto Integrando Modos de Vida e de Ser, vai oferecer às pessoas deficientes, oficinas culturais gratuitas de literatura, dança, teatro, culturas populares, cinema e música. As aulas, com duração de um mês, começam no dia 8 de agosto de 2016. O projeto tem apoio do edital A Cidade que me Acompanha, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Fundada em 1987, a ACDEM atende atualmente 770 deficientes físicos e intelectuais em sete casas, todas na zona leste de São Paulo, com 100% de gratuidade.

 

As oficinas de literatura, dança, teatro, cultura popular, cinema e música

Promover a troca de saberes na comunidade por meio de oficinas de arte, com o objetivo de disponibilizar um tipo de educação que abranja o fazer artístico como parte dessa formação, incluir pessoas deficientes – no acesso aos bens artísticos, culturais e de cidadania como base para uma estratégia favorecedora desse processo: esse é o objetivo e norte das dez oficinas que têm como intenção promover a integração social de 150 participantes ao longo de 2016.

A oficina de dança oferece aos jovens e adultos, por meio de atividades com o corpo, possibilidades de canalizar sentimentos e desejos, positivos ou não, de forma construtiva, criativa e cooperativa, visando estabelecer relacionamentos equilibrados. A dança ajuda a desenvolver a autoestima e a estabelecer, no cotidiano do bairro ou na família, o respeito à individualidade de cada um.

Em culturas populares, ao fazer uso de uma metodologia de ausculta social e utilizando recursos audiovisuais, o estudo vai tangenciar a formação do povo brasileiro, as diásporas indígenas, africanas e europeias que compõe o povo brasileiro, observar o jeito de ser e o contexto social e histórico de cada um(a) e suas raízes.

As oficinas de música, juntamente com as demais oficinas, construirá um universo de benefícios aos participantes. O uso dos sons e da música como instrumento de apoio terapêutico e de sociabilidade, faz com que os elementos corpo/mente/espaço sirvam de base para estimular o equilíbrio global do ser humano em seu ambiente, como ser social.

A oficina de literatura quer transformar leitores passivos em produtores de textos e leitores críticos da própria vida. Pretende também, desmistificar a linguagem mostrando que com ferramentas mínimas podem desenvolver suas histórias e identificar as várias linguagens literárias existentes.

O teatro é a arte que integra todas as outras linguagens, possibilita ao arte-educador inúmeros meios para atingir seus objetivos com o público. Permite um trabalho aprofundado, em que as artes adquirem o sentido de compor uma obra coletiva. Já o teatro de bonecos, representa para o manipulador uma extensão de si mesmo, trazendo uma identificação com o boneco, favorecendo a percepção de si mesmo, individualmente e em grupo, desde o aspecto mecânico estrutural, até o aspecto emocional afetivo.

Na oficina de cinema será apresentado o processo Stop Motion, uma técnica de animação, quadro a quadro, que pode ser feita com uma filmadora, uma máquina fotográfica ou com o computador. A proposta desta oficina é fazer o tempo parar por instantes. Instigar um novo olhar pelo mesmo local comum do dia a dia. Causar curiosidade pelo o que está acontecendo aqui e agora, e levar para esses espaços personagens lúdicos, ou pequenos seres, que com a magia do frame a frame irão criar vida em movimento.

 

Integrando Modos de Vida e de Ser
ACDEM – Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo – SP
Sede – Casa 1
Rua Miguel Rachid, 596 – Ermelino Matarazzo – SP
Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 8h30 às 16h
Inscrições até 5 de agosto
As inscrições podem ser feitas na sede da associação em Ermelino Matarazzo, São Paulo. Quem já é atendido pela associação também precisa se inscrever.
Nº de vagas por turma: 15
Tel.: 2546 0998 / 2541 1548

ACDEM
Fundada em 1987, a ACDEM atende atualmente 770 deficientes intelectuais em sete casas, todas na zona leste de São Paulo, com 100% de gratuidade, sendo cinco no bairro de Ermelino Matarazzo e duas no bairro de São Miguel Paulista. Além do trabalho realizado com pessoas com deficiência, também recebe bebês de 0 a 3 anos para a Educação Infantil; também tem um Centro para Crianças e Adolescentes de 6 a 14 anos e serviço de acolhimento com bebês, crianças e adolescentes que recebem moradia, alimentação e inserção social.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “A ACDEM abre inscrições para o projeto “Integrando modos de vida e de ser”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *