Ciclo de palestras gratuitas no Teatro J. Safra

Damas do teatro e da televisão como Eva Wilma, Walderez de Barros e Ana Lucia Torre conversam com o público sobre as curiosidades de suas carreiras…

 

Com o objetivo de estimular e fomentar a reflexão sobre a produção artística nacional, o projeto J. Safra Social, promovido pelo Teatro J. Safra, recebe em setembro grandes nomes do teatro brasileiro. Esta é a segunda edição do ciclo de palestras gratuitas de 2016 e os encontros prometem agitar as noites paulistanas com muita troca, informação e cultura.

Os eventos se dividem em duas etapas: na primeira, sempre às quintas-feiras de setembro – os ícones Walderez de Barros, Eva Wilma e Ana Lucia Torre, respectivamente, estarão a frente do ciclo “Damas do Teatro”, apresentadas e mediadas pelo ator e curador do Teatro J. Safra, Mauricio Machado.

A segunda fase acontece às quartas-feiras de setembro – o ciclo “Arte-Educação”, com a participação de Marcelo Braga de Carvalho (ator, diretor e professor), Giseli Ramos (atriz, diretora e professora) e Felipe de Menezes (diretor, iluminador e professor).

 

Ciclo Damas do Teatro

Dia 15 de setembro, a atriz Walderez de Barros, dará início ao ciclo das damas relembrando sua estreia nos palcos em 1963, no Teatro Cacilda Becker, e falará sobre sua atuação em diversas novelas da TV Globo, como “O Rei do Gado”, “Laços de Família”, “O Clone”, “Desejos de Mulher” e “Alma Gêmea”. Walderez completou 50 anos de carreira em cima do palco em 2013, com a peça “A Casa de Bernarda Alba”. Atualmente, viaja pelo Brasil com o espetáculo “As Rainhas do Orinoco”, com direção de Gabriel Vilela.

Na semana seguinte, dia 22, será a vez de Eva Wilma dividir com o público toda sua experiência de mais de 60 anos de carreira na TV e no teatro. Com inúmeros trabalhos na televisão e prêmios colecionados ao longo da vida, o público pode esperar um bate-papo cheio de informação e muita diversão. Em cartaz com a peça “O que terá acontecido a Baby Jane”, Eva interpreta Baby Jane ao lado da outra grande dama do teatro, Nicette Bruno.

Encerrando o ciclo “Damas do Teatro”, no dia 29 de setembro, Ana Lucia Torre, que atuou em clássicos da dramaturgia brasileira como “Escrava Isaura” e “Dona Xepa”, também fará um bate-papo com o auditório. A premiada atriz – indicada para o Prêmio Shell em 2010, ganhadora do Prêmio Mambembe por duas vezes e do APCA – conta sobre as curiosidades da profissão e fala de alguns papeis importantes que fez como a Cleonice da novela “A Indomada”. Recentemente, fez parte do elenco de “Eta Mundo Bom” de Walcyr Carrasco, com o papel de Dona Camélia.

 

 

 

Ciclo Arte-Educação

A primeira palestra do ciclo “Arte-Educação”, que acontece dia 14 de setembro, será ministrada pelo ator, diretor e professor Marcelo Braga, formado pela Escola de Arte Dramática da ECA/USP, promete dividir com o público informações sobre teatro e dramaturgia. Em seu admirável currículo acadêmico, Marcelo atuou como professor de interpretação na escola Incenna, foi professor colaborador no curso de pós-graduação em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena, atua como professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Paulista de Artes (FPA). É mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP e é doutor na área de Formação do Artista Teatral na ECA/USP.

Na quarta-feira seguinte, dia 21 de setembro, o auditório do Teatro J. Safra recebe o diretor, iluminador e professor de teatro Felipe de Menezes. Estudioso, atualmente conclui a sua graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde desenvolve a pesquisa sobre a “Metodologia comparada do ensino de ‘história do teatro’ nas escolas técnicas de formação de atores da cidade de São Paulo”. É professor do Teatro Escola Macunaína, e ja realizou mais de quinze montagens, com destque para: “Parafilias” (2015), “Álbum de família” (2014), “Viva Nelson Rodrigues” (2014) e “Mockinpott” (2013).

Para encerrar o ciclo, o projeto Projeto J. Safra Social recebe no dia 28 de setembro, Giseli Ramos, atriz, diretora e professora. Com 20 anos de experiência em teatro, encerra o ciclo e falará sobre interpretação e dramaturgia. Pós-graduada em Direção Cênica na Faculdade de Artes Cênicas Célia Helena, Gisele trabalhou nas áreas de interpretação e montagem em diversas escolas de renome, como a Macunaíma e Incenna. Já realizou, aproximadamente, cerca de 50 espetáculos. Como atriz, alguns de seus últimos trabalhos foram “A Dama da Loção Antipiolho” (Tennessee Williams ), “Menina Soldado” (Criação Colaborativa), “Ela se Vinga com o Monólogo” (Simone de Beauvoir) e “Delicadas e Perversas” (Nilza Resende).

 

Projeto J. Safra Social
Os ciclos fazem parte do projeto J. Safra Social, que apresenta anualmente uma programação diversificada de atividades culturais gratuitas, com o objetivo de estimular e fomentar reflexão sobre a produção artística nacional. A democratização do acesso à cultura é outro pilar do Teatro J. Safra, que promove com este projeto social a criação, formação, produção, e a difusão artística e cultural, promovendo seu acesso à população em geral.

 

Ciclo de Palestras
Damas do Teatro e Arte-Educação
Teatro J. Safra
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3611-3042
Capacidade: 627 lugares
Abertura da Casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Acesso para deficientes físicos
Os interessados em participar dos Ciclos de palestras, devem chegar ao Teatro J. Safra, 30 minutos antes do início das palestras.
Entrada Gratuita

Ciclo Damas do Teatro
Quinta-feira, 15 de setembro às 20h – Palestra com Walderez de Barros
Quinta-feira, 22 de setembro às 20h – Palestra com Eva Wilma
Quinta-feira, 29 de setembro às 20h – Palestra com Ana Lucia Torre

Ciclo Arte-Educação
Quarta-feira, 14 de setembro às 20h – Palestra com Marcelo Braga
Quarta-feira, 21 de setembro às 20h – Palestra com Felipe de Menezes
Quarta-feira, 28 de setembro às 20h – Palestra com Giseli Ramos

Estacionamento:
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) – R$ 25,00
Estacionamento conveniado com a MultiPark (Rua Josef Kryss, 120) – R$ 20,00

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Ciclo de palestras gratuitas no Teatro J. SafraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *