Instrumental Sesc Brasil apresenta Culto ao Rim

Nem power-trio, nem jazz quartet, nem música experimental, dia 19 de setembro, no Teatro Anchieta…

 

Após 13 anos de história era a hora de se libertar, mesmo irremediavelmente amarrados ao estranhamento como ideal. E lá foram eles, mais uma vez, imergir em idiossincrasias para um ano depois emergir com sua obra mais pitoresca e visceral. Som e intensidade são os meios. Desconstruir corpos e ritmos, o fim.

Culto ao Rim
Desde sua fundação em 2000, o Culto ao Rim sofreu inúmeras metamorfoses resultantes tanto de inquietações estéticas quanto do incessante hábito de pesquisa musical de seus integrantes originais, Gabriel Magazza (baixo) e Carlinhos Mazzoni (bateria).

Originalmente um trio de rock, com Gabriel no vocal e Felipe Corsini na guitarra, a banda lançou em 2005 “Nossumo Dosser”, seu primeiro álbum independente. Contando com uma presença significativa no circuito underground roqueiro de São Paulo – o grupo passou aos poucos a incorporar em suas composições estilos como o jazz e a música experimental.

Em 2009, com Guima Granato na guitarra e Eric Ferreira no sax, o Culto ao Rim foi um dos protagonistas do projeto “Inclassificáveis” do SESC Vila Mariana, voltado a grupos de sonoridade avessa a rótulos fáceis. No mesmo ano, foi tema da seção “Banda de Garagem” da edição número 3 da revista Billboard Brasil, de circulação nacional.

Após um hiato de 3 anos, o Culto ao Rim voltou com uma nova formação, trazendo Vinícius Gomes na guitarra e Richard Fermino nos sopros, se apresentando em casas do novo circuito autoral underground de São Paul. Em 2014, após participar do SP na Rua (programação cultural organizada pela Prefeitura de São Paulo em comemoração aos 461 anos da cidade), a banda foi convidada a integrar o programa do SESC Ipiranga dedicado ao centenário de nascimento do animador escocês Norman McLaren, realizando 2 apresentações onde sonorizou ao vivo uma compilação de curta-metragens do artista. Em novembro do mesmo ano, o grupo foi selecionado para se apresentar na 4ª edição do Festival Expresso Jazz, realizado na Casa das Caldeiras, São Paulo. Em 2015 o Culto ao Rim lançou um novo álbum com 6 músicas inéditas, voltando de forma definitiva à cena musical paulistana, agora contando com Rodrigo Passos na guitarra.

No repertório do show desta segunda, o quarteto apresenta musicas de longa duração do álbum que leva o mesmo nome da banda; Arabina (Gabriel Magazza/Carlinhos Mazzoni), Marcha Hospcial (Gabriel Magazza), Brotoejazz (Gabriel Magazza), Capacete (Gabriel Magazza), Tanga (Gabriel Magazza), Tema1garo (Gabriel Magazza).

Formação: Gabriel Magazza – baixo; Carlinhos Mazzoni – bateria; Richard Fermino – sopros; Rodrigo Passos – guitarra.

 

Culto ao Rim
Instrumental Sesc Brasil
Sesc Consolação
Teatro Anchieta
Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque – SP
Tel.: 3234-3000
Segunda-feira, 19 de setembro, às 19h
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre
Grátis – Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do Teatro Anchieta

Fotos: Anna Paula Bogaciovas

1 comentário em “Instrumental Sesc Brasil apresenta Culto ao RimAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *