Colagens de Silvio Alvarez no Conjunto Nacional

A partir do dia 16 de outubro, o artista plástico paulistano mostrará obras inéditas e outras feitas anteriormente, incluindo releituras no formato colagem de pinturas célebres oriundas de diferentes movimentos artísticos.

 

Durante a mostra os visitantes terão a oportunidade de conhecer e interagir com o Silvio Alvarez, que estará produzindo novas obras no local e explicando seus métodos de trabalho.

A arte entrou na vida de Silvio Alvarez de forma curiosa. Por volta de seus 25 anos de idade, ele teve sérios problemas de saúde de fundo emocional. A saída para essa crise pessoal surgiu ao se voltar para a colagem como instrumento de arte terapia. Mal sabia ele que, na verdade, esse seria o início de uma nova etapa de sua existência. Detalhe: o cara nunca havia se interessado de fato por essa área da atividade cultural anteriormente.

A partir de 1989, Silvio passou a se dedicar às artes plásticas com força total. Ele define como sua principal matéria-prima a paciência, usando imagens recortadas de revistas e valendo-se de técnicas descobertas na prática, com o decorrer dos anos, e diz “Não desejo apenas que as pessoas vejam e apreciem quadros, quero que elas saiam da minha exposição com vontade de produzir colagens”.

Algumas das obras que serão expostas:

 

Passarinhos – collage sobre MDF – 100 x 100 cm – 2016 – com inspiração na canção “Passarinhos”, de Emicida.

 

 

 

 

 

Recortando Pollock – collage sobre MDF – 70 x 50 cm – 2016 – releitura livre da obra de Jackson Pollock

 

 

 

Favela de Magritte – collage sobre MDF – 100 x 100 cm – 2016 – releitura livre da obra “Castelo dos Pirineus”, de René Magritte.

 

 

 

Desde 2000, Silvio Alvarez vem realizando exposições de suas obras em estações do Metrô de São Paulo, no Terminal Rodoviário do Tietê, Aeroporto de Guarulhos e há quatro anos no Conjunto Nacional de São Paulo, onde realiza exposições anuais. Sua intenção é sempre ver seu trabalho exposto em locais de fácil acesso ao público em geral.

Paralelamente, desenvolve desde 2007 projetos de oficinas de colagem para inúmeras unidades do Sesc. A partir de 2009, realizou projetos para diversas empresas nas áreas de sustentabilidade e educação. Ele participou de importantes exposições coletivas no Carrousel Du Louvre, em Paris, e na Ava Galeria, em Helsinque, Finlândia.

Se tudo isso não fosse o bastante, Silvio Alvarez ainda criou o projeto Artistas do Futuro, que desde 2006 atendeu com oficinas de colagem mais de 25 mil pessoas de todas as faixas etárias, especialmente crianças da rede pública de ensino. A ideia é disseminar a arte e permitir que outras pessoas também possam encontrar seus caminhos a partir dela.

Nascido em São Paulo, ele mora há 20 anos na estância turística de Joanópolis (SP).

 

Exposição Colagens de Silvio Alvarez
Conjunto Nacional
Av. Paulista 2073 – Consolação – São Paulo.
A exposição acontece na saída para a Rua Augusta.
De 16 a 29 de outubro de 2016
Visitação:
De segunda a sábado das 7h às 22h
Domingos e feriados, das 10h às 22h
Entrada gratuita

Fotos: Zé Goulart

1 comentário em “Colagens de Silvio Alvarez no Conjunto NacionalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *