9ª edição do Curso Intensivo de Viola Caipira

Acontecerá em São Paulo, nos dias 21 e 22 de janeiro, e será ministrado pelos mestres violeiros Índio Cachoeira, Ricardo Vignini e Zé Helder…

 

 

A 9ª edição do Curso Intensivo de Viola Caipira acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro de 2017, com vagas limitadas, para que os alunos tenham total assistência.

Os alunos serão separados conforme o nível de cada um, podendo ser iniciante ou iniciado. Como recebem participantes de todo Brasil, alguns já conhecidos de outros anos, a forma escolhida para democratizar as afinações para que todos possam tocar juntos é utilizando a afinação Cebolão Eb pois alguns afinam em E outros em D (se você é iniciante não tem problema na primeira hora os professores explicam isso para todos).

As inscrições para a 9ª edição do Curso Intensivo de Viola Caipira já estão abertas, faça sua reserva!

 

 

9ª edição do Curso Intensivo de Viola Caipira
Com Índio Cachoeira, Ricardo Vignini e Zé Helder.
Alpha Shop
Av Jabaquara, 1309 (entre o metrô Saúde e Praça da Arvore)
Dias 21 e 22 de janeiro de 2017, das 10h às 18h.
Número de vagas: 20
Valor do investimento:R$ 380,00
Reservas e matriculas: R$190,00 (depósito de 50% do valor do curso) no Ítaú AG 0067, CC 08585-2 em nome de Ricardo Vignini CPF 166.642348-31 e enviar o comprovante para vignini@gmail.com
Os 50% restantes deverão ser pagos no primeiro dia do curso.
Os alunos receberão uma pequena apostila e certificado.

 

Os Professores

Índio Cachoeira
Paulista de Junqueirópolis, divisa com Mato Grosso do Sul, esse “violeiro nato”, que largou seu emprego de motorista de ônibus pela música, vem conquistando uma legião de fãs com seus discos produzidos pelo também violeiro e produtor Ricardo Vignini. Além de exímio violeiro, Índio Cachoeira se destaca como luthier das violas que toca e de outros instrumentistas também. Legítimo virtuose na viola caipira, Índio Cachoeira começou sua vida profissional aos 17 anos, tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). Em 1995 tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou CD’s. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Mattos, Ronaldo Viola, entre tantos outros.
Considerado por muitos como um dos maiores violeiros do Brasil, tem participado de diversos shows nacionais e internacionais.

 

Ricardo Vignini
Ricardo Vignini é um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Com a banda Matuto Moderno, gravou cinco CDs. Lançou em 2010 o álbum solo instrumental Na Zoada do Arame e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil, EUA e França. Trabalhou com artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008. Também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte, além da cantora Kátya Teixeira e André Abujamra. Leciona viola caipira e guitarra há 23 anos. Produziu quatro CDs e um DVD do Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com Socorro Lira, Pena Branca, Os Favoritos da Catira, entre outros. Trabalha com trilhas de publicidade e cinema . Em 2013, montou o power trio Mano Sinistra, com repertório voltado ao rock.

 

Zé Helder
O violeiro, cantor e compositor Zé Helder tem três CDs solos: A Montanha (2004) , No Oco do Bambu (2009) e Assopra o Borralho (2015) . Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs e shows de diversos artistas, entre eles Guca Domenico, Levi Ramiro, Dani Lasalvia, Ceumar, Alzira Espíndola, e Ivan Vilela. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (ao lado de Vignini) e os vocais (com Edson Fontes). Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

Fotos: Rita Perran

1 comentário em “9ª edição do Curso Intensivo de Viola CaipiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *