Sambabook Jorge Aragão

Em pleno centenário do samba, o Sambabook Jorge Aragão, que acaba de ser lançado pela Musickeria, celebra os cinco anos do projeto multiplataforma, que já é referência para profissionais da música, do mercado do entretenimento e para o público em geral.

 

 

Desde a edição inaugural em homenagem a João Nogueira já foram mais de 100 artistas envolvidos, cinco livros, 125 novas gravações, 300 partituras escritas especialmente para os fichários que integram o projeto, eventos e exposições, além de site, redes sociais e aplicativos desenvolvidos para o Sambabook.

Para comemorar meia década nada melhor do que reunir os homenageados do Sambabook para uma gravação coletiva e especialíssima de “Poder da Criação” de João Nogueira e Paulo César Pinheiro. Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e o embaixador do Sambabook e representante da arte de seu pai, João Nogueira, Diogo Nogueira se reuniram em um estúdio na Barra da Tijuca para registrar um vídeo clipe e o single, lançados oficialmente na última sexta-feira, dia 18, nas principais plataformas digitais, como Apple Music, iTunes, Spotify, Deezer e Napster. A gravação do single de “Poder da Criação” teve direção musical de Alceu Maia, que participou das cinco edições do Sambabook e contou com músicos envolvidos no projeto.

 

Idealizador e diretor do projeto (e um dos sócios da Musickeria), Afonso Carvalho relembra o elenco estelar que já passou pelas edições do Sambabook: “Nesses cinco anos já contamos com a participação de Alcione a Beth Carvalho, passando por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Elza Soares, João Bosco, artistas consagrados como Diogo Nogueira, Seu Jorge, Criolo, Pitty e Emicida. O fato de reunirmos diferentes vertentes musicais mostra que todo mundo bebeu e bebe na fonte do mais genuíno ritmo criado no Brasil, que é o samba”, pontua.

O registro em áudio e vídeo desse encontro já histórico é a melhor maneira de dividir com o público o sucesso da inciativa: “O projeto deu ao samba e seus grandes compositores o tratamento e a grandiosidade que eles sempre mereceram. A Musickeria foi na contramão do mercado quando editou o primeiro Sambabook, há cinco anos atrás, apostando na criação de um projeto multiplataforma ousado e inédito. O fato de estarmos reunindo Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Diogo Nogueira para comemorar essa marca de cinco anos, endossa que estávamos certos”, finaliza Flávio Pinheiro, sócio-diretor da Musickeria.

Apresentado pela Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o Sambabook Jorge Aragão tem patrocínio da Nova Rio, apoio da JSL e coprodução do Canal Brasil. A discobiografia será editada pela Sonora Editora.

Foto: Guto Costa

1 comentário em “Sambabook Jorge AragãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *