Terra, espetáculo para bebês no Espaço Sobrevento

Estreia no próximo dia 12 de novembro…

 

 

Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.

Sandra Vargas, também atriz, apresenta-se na companhia de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão (William Guedes, que responde pela direção musical e trilha composta especialmente para o espetáculo) e violoncelo (Denise Ferrari).

 

Teatro para bebês
Há cerca de 12 anos o Sobrevento pesquisa o Teatro para Bebês e mantém um intercâmbio artístico com a Cia. La Casa Incierta, pioneira do gênero na Espanha. O grupo vem realizando palestras, debates, encontros e oficinas, promovendo apresentações de companhias estrangeiras no país e realizando, há seis anos, o Festival Primeiro Olhar – Mostra Internacional de Teatro para Bebês, realizado nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo, com extensões em Brasília e no Rio de Janeiro.

Longe de ser uma aventura, esta iniciativa desbravadora parte de um dos mais respeitados grupos teatrais brasileiros e sua seriedade é assegurada por uma carreira sólida de 30 anos, ao longo dos quais o Sobrevento tem mantido um grande renome no meio artístico internacional, tem colecionado os principais prêmios do país e conquistado um público fiel.

O grupo parte do simples princípio de que a capacidade poética e de comunicação é inata em todo ser humano, que tem, em qualquer idade, um direito inalienável à Cultura e ao convívio social. Acredita que um bebê não é uma tabula rasa e que a comunicação com ele é possível, importante e necessária, desde o primeiro dia de vida, que começa antes do nascimento.

Sabe que os bebês entendem tudo o que é importante, mesmo antes de aprender as regras gramaticais, de boas maneiras, de convívio social, dentre muitas outras. Não associa entendimento a raciocínio lógico. Questiona o Teatro e o que o Teatro se tornou, e lembra que temos mais a aprender com os bebês que a ensinar-lhes. Lembra que Teatro é comunhão, jogo, encontro, um espaço sagrado de festa e de descobrimentos. Impele-nos a olhar velhas coisas como pela primeira vez e a redescobrir a capacidade de nos maravilhar que já tivemos e que ainda podemos recuperar.

A temporada desse espetáculo tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Ficha Técnica
Texto, Interpretação e Direção Geral: Sandra Vargas
Cenografia e Adereços: Liana Yuri e Sueli Andrade
Direção Musical: William Guedes
Iluminação: Renato Machado
Preparação Corporal: Sueli Andrade e Almir Ribeiro
Figurino: Sandra Vargas

 

Terra
Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Belenzinho – SP
(próximo ao metrô Bresser Mooca)
Lotação: 70 lugares (35 bebês + 35 acompanhantes)
*Os espetáculos destinam-se a um bebê + um acompanhante apenas.
Duração: 30 minutos
Temporada: 12 de novembro a 11 de dezembro
Sábados e domingos, às 11h.
Recomendação: Teatro para Bebês – de 6 meses a 3 anos
Ingressos: Entrada Franca
Para proteger os bebês e garantir a qualidade dos espetáculos, haverá reservas pelo telefone (11) 3399-3589 e pelo e-mail info@sobrevento.com.br
Os ingressos devem ser retirados a partir de meia hora antes de cada sessão.
As reservas caem 10 minutos antes de cada sessão.
*Um acompanhante extra ou outro espectador poderá ser admitido, caso haja disponibilidade de lugares, por ordem de chegada e a critério da produção.
O Espaço Sobrevento está especialmente preparado para receber bebês e seus pais: dispõe de assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca.

 

Grupo Sobrevento
Formado em 1986, o Sobrevento é um grupo profissional de teatro que mantém um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Desde sua fundação, mantém um trabalho estável e ininterrupto e tem-se apresentado em mais de uma centena de cidades de 17 estados brasileiros. O grupo esteve, também, no Peru (1988), Chile (1996, 2002 e 2009), Espanha (1997, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008 e 2010), Colômbia (1998 e 2002), Escócia (2000), Irlanda (2000), Argentina (2001), Angola (2004), Irã (2010), México (2010), representando o Brasil em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Bonecos.
Os espetáculos do Grupo são muito diferentes entre si, quer seja na temática, quer seja na forma, na técnica de animação empregada, no espaço a que se destina ou no público a que se dirige. Têm recebido, constantemente, Prêmios ou indicações para Prêmios da importância do Mambembe (Funarte/Ministério da Cultura), Coca-Cola, Shell, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Maria Mazzetti (RioArte), sendo sempre apontados pela crítica especializada entre os melhores de suas temporadas. Por duas vezes consecutivas, em 1994 e em 1995, o Sobrevento recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Estímulo, pelo conjunto dos seus trabalhos e “pela sua contribuição ao panorama das Artes e da Cultura do país”. Em 2016, o Sobrevento festeja os seus 30 anos.

 

Fotos: Almir Ribeiro

1 comentário em “Terra, espetáculo para bebês no Espaço SobreventoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *