Drinks com Cachaça Artesanal dão Charme a sua Ceia

Mixologistas e Bartenders tem levado para o dia a dia dos consumidores opções inusitadas com misturas que variam entre caipirinhas, drinks, shots e até mesmo receitas de pratos salgados e doces.

 

A cachaça artesanal premium Saliníssima, rótulo da Natique, empresa responsável pelas consagradas Santo Grau e Espírito de Minas, no mercado há menos de um ano, pretende popularizar e valorizar o consumo da tradicional cachaça mineira de Salinas.

Para isso, a Saliníssima convidou o barman Marcos Minhoto e sommelier de cachaças Leandro Batista a desenvolver uma carta com 7 drinks exclusivos para as Noite de Natal, combinando a bebida com ingredientes que vão desde os tradicionais limões taiti, galego e siciliano, jabuticaba , cajuína, até rapadura, capim santo, especiarias e vinagre de manga.

 

Leandro Batista
Leandro Batista é hoje um dos mais respeitados e reconhecidos especialistas em cachaça, foi o primeiro a receber o título de sommelier de cachaça, foi chefe de bar no restaurante Mocotó e hoje presta consultoria e realiza palestras, comanda a Boutique Umas e Outras além de a levar a cultura da cachaça para todos os cantos de São Paulo.

 

Confira abaixo as receitas criadas pelo Leandro Batista:

Caipirinha de Três Limões

70 ml de Cachaça
½ Limão Taiti
½ Limão Siciliano
½ Limão Cravo
3 colheres de rapadura cortada
Gelo

 

Modo de Preparo
Adicione em um copo de caipirinha todos os limões cortados em fatias, a rapadura e macere. Acrescente o gelo, a cachaça e mexa bem.

 

Caipiríssima

70 ml de Cachaça
1 Limão Siciliano
30 ml de Mel
10 grs de Gengibre
Gelo

 

Modo de Preparo
Adicione em um copo de caipirinha o gengibre, o limão cortado em fatias, o mel e macere. Acrescente o gelo, a cachaça e mexa bem.

 

Caipirinha de Abacaxi, Limão Taiti e Capim Santo

70 ml de cachaça
6 a 8 pedaços de abacaxi
2 colheres de açúcar
10 grs de capim santo cortado
½ Limão Taiti
Gelo

 

Modo de Preparo
Adicione em um copo de caipirinha o capim santo cortado , o limão cortado em fatias, o açúcar e macere. Acrescente o gelo, a cachaça e mexa bem.

 

Engasga Gato

90 ml de cachaça
40 ml de mel
30 ml de Vinagre de Manga

 

 

Modo de Preparo
Adicione em uma coqueteleira, a cachaça, o mel, o vinagre e mexa bem. Sirva bem gelado em copo de shot.

 

 

Marcos Minhoto
Marcos Minhoto, barman profissional ha 5 anos, começou na profissão fazendo eventos, no bar Pé no Porão começou profissionalmente sua carreira como barman, depois de dois anos como chefe de bar, estudando muito principalmente sobre destilados, passou por bares e restaurantes como Blá Bar, Buddies Burguer, Portos Bar, Kosushi e Brodo. Hoje, comanda o bar do Cozinha com Z, especializado em caipirinhas com frutas exóticas e drinks a base de cachaça.

Criações do Marcos Minhoto, barman do Cozinha com Z:

Caipirinha de Jabuticaba
150g de Jabuticaba
2 fatias de Limão
5 folhas pequenas de Manjericão
90ml de cachaça Saliníssima
2 colheres rasas de Açúcar
Gelo

Modo de Preparo
Em uma coqueteleira adicione o manjericão, a jabuticaba, o limão e o açúcar e macere tudo. Adicione a cachaça Saliníssima e o gelo e bata tudo na coqueteleira. Não é necessário coar.

 

Dry Caju

50ml de Cajuína
50mil de cachaça Saliníssima
25ml de Cointreau
1 ramo pequeno de Tomilho limão
Gelo
Uma Taça de Dry Martini gelada

 

Modo de Preparo
Em uma coqueteleira adicione gelo e todos os ingredientes. Bata tudo e coe direto na taça gelada, espere ficar um líquido cristalino.

 

Rosmarinus

50ml cachaça Saliníssima
50ml limão siciliano
25 vermute tinto
1 ramo de alecrim
5 cravos da índia

 

Modo de Preparo
Em uma coqueteleira com gelo misturar a cachaça, o suco do limão siciliano e vermute e o cravo. Sheikar, e coar para uma taça de tipo de cognac com gelo e o colocar o ramo de alecrim para decorar e aromatizar.

 

Cachaça artesanal premium pode ser encontrada a partir de R$ 25,00

Fotos: Sergio Carvalho / Divulgação

1 comentário em “Drinks com Cachaça Artesanal dão Charme a sua CeiaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *