Orquestra Filarmônica de Paraisópolis no MASP

No dia 10 de dezembro, em concerto aberto ao público, com apresentação de obras de Bach, Villa-Lobos, Claudio Santoro e canções de Milton Nascimento…

 

 

A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis apresenta o concerto de encerramento de sua temporada em 2016 no Auditório do MASP, no próximo dia 10 de dezembro, sábado, às 20h30, com entrada franca. O evento terá participação especial da cantora Vanessa Moreno, do Coral Infantil de Paraisópolis e da banda “6 Elementos”.

Sob a regência do Maestro Paulo Rydlewski, a orquestra trará na primeira parte do concerto, obras de J.S. Bach, Villa-Lobos e Claudio Santoro e, a seguir, uma série de canções de Milton Nascimento, especialmente escolhidas e orquestradas para o evento, a “Suíte Ouro de Minas”.

“Faremos uma pequena homenagem a Milton Nascimento, um dos nossos maiores compositores populares, que recentemente recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Berklee College of Music”, explica o maestro Paulo Rydlewski, mestre em Musicologia pela USP, que dirige há quase sete anos a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis.

Programa
J.S. Bach – Concerto de Brandemburgo nº 3, em Sol maior, BWV 1048

Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 9, para orquestra de cordas

Claudio Santoro – Ponteio

Milton Nascimento: Suíte “Ouro de Minas”
Caxangá
Cais
Tristesse
Pietá
Voa Bicho
Caçador de Mim
Vera Cruz
Travessia
Nada será como antes
Coração Civil

Regente: Paulo Rydlewski
Participação Especial: Vanessa Moreno (voz), Percio Sapia (bateria), Gustavo Sarzi (teclados), Felipe Mota (contrabaixo), Acacio Reis (percussão).

O projeto é financiado com incentivo da Lei Rouanet e tem patrocínio do Bradesco.

 

Concerto com a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP
Av. Paulista, 1578 – Bela Vista – SP
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)
Sábado. 10 de dezembro, às 20h30
acessível a deficientes, ar condicionado.
Ingressos: Entrada Franca
Retirar os convites na bilheteria com uma hora de antecedência

 

 

 

Paulo Rydlewski
Natural de São Paulo, capital, Paulo Rydlewski é bacharel em Composição e Regência pela UNESP e pós-graduado pela Academia Franz Liszt de Budapest, com Mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em diversos cursos realizados no Brasil e no exterior, estudou com mestres como Leonard Bernstein, John Cage, Peter Öetvös, György Kurtág e Eleazar de Carvalho.

Em 25 anos de atividade profissional, foi regente titular e diretor artístico de diversos grupos corais como o Coral da Fundação das Artes de São Caetano, Coral Municipal de São Caetano, Coral Santo Américo, Coral da Fundação Bradesco e o Coral da Unilever. Regente titular e diretor artístico das orquestras Camerata Santo Américo, da Orquestra Filarmônica de São Caetano, da Nova Filarmônica de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo.

Atuou em mais de 1.000 concertos no Brasil, Itália, Hungria, Áustria e Inglaterra entre outros países. Realizou no Vaticano a estreia mundial da Missa Solene, do compositor Mário Ficarelli, para Sua Santidade, o Papa João Paulo II. Foi o primeiro maestro brasileiro a criar ações de contato direto com o público para a seleção de repertório e informações sobre a programação das orquestras.

É também compositor, arranjador, instrumentista e diretor musical tanto na área erudita como na popular e gravou 3 CDs  com obras inéditas de autores brasileiros.  Possui textos publicados em importantes revistas como “América” e  “Cultura” e é o autor de um estudo sobre Alberto Nepomuceno, publicado pela “Library of Congress”, a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. Professor universitário há mais de 25 anos, atua na criação e desenvolvimento de projetos de educação musical para crianças e adolescentes. Desde 2010, é o Regente e Diretor Artístico do projeto “Orquestras Filarmônicas de Paraisópolis”.

 

Orquestra de Paraisópolis
A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis foi criada em 2010 por iniciativa do maestro Paulo Rydlewski em parceria com a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, e seu presidente Gilson Rodrigues.

Oferece gratuitamente para a comunidade, para toda a cidade de São Paulo e região do ABCD, cursos de lazer musical e profissionalizantes de instrumentos de orquestra, Teoria Musical, História da Música e curso preparatório para vestibular.

A orquestra é formada por membros selecionados entre os melhores alunos, e atua no sentido de divulgar a boa música sinfônica em todos seus estilos, e também profissionalizar seus integrantes. Para tanto, oferece uma prática artística e musical orientada de nível profissional e uma pequena Bolsa de Estudos, que permite aos alunos manter seus estudos até a sua inserção definitiva no mercado de trabalho.

Desde 2010, já passaram pelo projeto 287 alunos e atualmente conta com 98 alunos de instrumento e 28 bolsistas na orquestra.

Sétima Arte
A emocionante história da criação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis que completa sete anos de existência no próximo ano deve virar filme. O documentário que começa a ser gravado ainda esse ano terá direção do músico, compositor e cineasta Walther Neto, diretor de criação e arte do Museu do Festival de Cinema de Gramado, inaugurado em agosto desse ano.

Fotos: Fabio Heizenreder
Foto Regente Paulo Rydlewski: Reprodução do Facebook

1 comentário em “Orquestra Filarmônica de Paraisópolis no MASPAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *