Sala São Paulo recebe Sinfônica de Piracicaba

No encerramento da série Concertos Matinais a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta-se pela primeira vez na Sala São Paulo, no dia 18 de dezembro…

 

 

Com a regência é do maestro Jamil Maluf, ex-diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, que desde o ano passado faz um bem-sucedido projeto de reestruturação do grupo e o colocou em evidência nacional.

Um dos principais barítonos de sua geração, o brasiliense Leonardo Neiva atua como solista na primeira parte do programa, que traz uma obra rara no Brasil: as Cinco Canções Místicas (Five Mystical Songs), do compositor inglês Ralph Vaughan Willians, escrita entre 1906 e 1911. Na segunda parte do programa, a OSP interpreta a Sinfonia em Sol Menor, de 1893, do compositor cearense Alberto Nepomuceno, uma das mais importantes sinfonias americanas do século 19.

O concerto encerra a Temporada 2016 da Sinfônica de Piracicaba, iniciada em março. “Esta é a oportunidade para a OSP, que tem como palco fixo o Teatro Erotídes de Campos, em Piracicaba, mostrar seu trabalho ao público da importante Sala São Paulo, assim como fizemos, em julho, no bem-sucedido concerto do 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, diz o maestro.

Jamil Maluf é um defensor descentralização da vida musical de qualidade e acredita que Piracicaba dá provas desse êxito, graças às parcerias públicas e privadas. “É uma orquestra relativamente nova, reestruturada há menos de dois anos, que atrai visitantes de várias cidades. Agora é vez de o público da capital ver o que está sendo feito com a nova OSP. Uma orquestra tem que circular, para expandir o seu raio de ação”, diz.

Piracicabano, Maluf dedicou 34 anos de sua trajetória ao Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou como diretor artístico, regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e criou a Orquestra Experimental de Repertório, por ele conduzida até 2014, além de apresentar o programa “Intérprete”, desde 2013, na Radio Cultura FM, da Fundação Padre Anchieta.

Ao aceitar o convite para as funções de diretor artístico e regente titular da OSP, Maluf abriu processo seletivo para admissão de instrumentistas e criou uma temporada regular de concertos, com 12 programas sinfônicos ao ano, e a participação de solistas reconhecidos.

A Sinfônica mantém, ainda, um trabalho pedagógico a 7.500 mil alunos da rede municipal, através dos projetos Música nas Escolas e ABC do Dó Ré Mi, além da palestra O Meu Concerto de Hoje, antes dos seus concertos regulares da temporada.

Fundada há 116 anos, a OSP é reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública. Ela manteve-se, ao longo dos anos, de concertos esporádicos, a partir do empenho de entusiastas da música erudita, muitos ligados à Esalq, a tradicional escola de agronomia da USP. Em sua atual fase, desenvolve as atividades com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba e patrocínio da Raízen e Caterpillar Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Bom Peixe.

 

Leonardo Neiva
Artista versátil, o barítono Leonardo Neiva é natural de Brasília. Possui mais de 40 títulos, entre óperas, musicais e repertórios sinfônicos, no Brasil e no exterior.

Em 2015, participou da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Fernando Meirelles, a partir da obra de Georges Bizet. Foi um dos protagonistas do musical Les Misérables no Brasil e no México. Participou de gravações premiadas, como a da Opera Rienzi, na França, e a Sinfonia Nº 10, de Villa-Lobos, com a Osesp, além de suas discografias independentes.

Venceu o 12º Prêmio Carlos Gomes e o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão.

A revista alemã Opernwelt o descreveu como “um barítono de linda voz, ensolarada e incandescente, que impressiona cantando e atuando maravilhosamente bem”

 

 

Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos – SP
Informações: (11) 3223-3966
Sábado, 18 de dezembro, às 11h.
Ingressos disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo a partir da segunda-feira, 12 de dezembro, limitados a quatro por pessoa.
A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$ 2 por ingresso (até quatro por pessoa). No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição será a partir das 10h (limitado a um ingresso por pessoa).

Fotos Orquestra Sinfônica de Piracicaba: Bolly Vieira
Foto Maestro Jamil Maluf: Gal Oppido
Foto do barítono Leonardo Neiva: reprodução do site da Orquestra Sinfônica de Piracicaba

1 comentário em “Sala São Paulo recebe Sinfônica de PiracicabaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *