Santinho – Comida para Compartilhar

O alimento nos nutre não apenas fisicamente, mas também emocionalmente e até mesmo espiritualmente.

 

 

Acreditando nesta filosofia, a chef Morena Leite apresenta em Santinho – Comida para compartilhar – Editoras Gaia e Boccato, com receitas do restaurante Santinho que refletem a essência de uma cozinha saudável com técnica francesa e ingredientes brasileiros.

O Santinho nasceu inspirado no Capim Santo, restaurante de cozinha brasileira, que traz um DNA tropical da sua matriz em Trancoso (BA), com um cardápio servido na hora do almoço em bufê. Receitas preparadas com ingredientes frescos de forma farta, saudável e criativa.

O primeiro restaurante Santinho foi montado no Instituto Tomie Ohtake, e essa veia contemporânea e artística se fixou à marca. A força da grande artista Tomie Ohtake, a paixão dela pela sua obra e pelo realizar inspiraram Morena Leite. A ideia de unir a cultura e a gastronomia deu tão certo que o Santinho foi eleito pelo júri especial da revista Veja SP Comer&Beber 2014/2015 como o melhor restaurante de comida bufê de São Paulo, colocando-o definitivamente nas preferências dos paulistanos.

Hoje, o Santinho está também no Museu da Casa Brasileira, no Theatro Municipal e na SP-Arte, e tem a pretensão de crescer e de se expandir sempre em espaços de cultura.

252 Páginas
Editora Gaia
R$ 169,00

 

Morena Leite, desde pequena, acompanha o trabalho dos pais, Fernando e Sandra Leite, à frente das panelas do Restaurante Capim Santo, em Trancoso (BA). Ambos chegaram à Bahia no início da década de 1980, à procura de um estilo de vida mais natural, e encontraram na culinária a possibilidade de reunir em torno de uma mesa a família e os novos amigos. Os aromas surpreendentes que emanavam da cozinha do restaurante criaram a fama gastronômica da família, que investiu na construção da Pousada Capim Santo, até hoje tradicional na região. Aos 17 anos, Morena deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou chef de cozinha e pâtisserie aos 19 anos. Em 1999, já formada, ela colocou toda a magia de suas origens na filial paulistana do Restaurante Capim Santo, localizado no coração da Vila Madalena. Nesse mesmo período, viajou pelo mundo, levando os sabores brasileiros aos festivais gastronômicos de vários países. Com toda essa bagagem e mais maturidade gastronômica, Morena inseriu o Restaurante Capim Santo no ranking dos melhores restaurantes de gastronomia contemporânea brasileira de São Paulo. Pela Editora Gaia/Boccato, publicou Brasil – Ritmos e Receitas, Capim Santo – Receitas para Receber Amigos e Doce Brasil Bem Bolado, este em parceria com Otávia Sommavilla.

Foto: André Argolo

1 comentário em “Santinho – Comida para CompartilharAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *