IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro apresenta O Duelo

No Auditório Ibirapuera, dias 11 e 12 de fevereiro, com Camila Pitanga, Aury Porto, Carol Badra e elenco, direção Georgette Fadel…

 

 

A mundana companhia, sediada na cidade de São Paulo, realizou uma grande imersãoartístico-cultural por três municípios do sertão cearense no ano de 2013 com a realização de oficinas e ensaios abertos. A pesquisa resultou na estreia, em Fortaleza, da peça O Duelo, baseada em novela homônima do escritor russo Anton Tchekhov.

O magistral escritor russo Antón Tchékhov (1860-1904) consagrou-se como contista e dramaturgo, mas foi também notável novelista. Pérola dessa vertente é O Duelo (1891), narrativa que tematiza a desavença entre duas hombridades e duas ideologias em meio a supostas civilização e barbárie, ou seja, o conflito entre duplos díspares, mas complementares. Rússia versus Cáucaso, humanismo versus determinismo.

Ivan Laiévski é um funcionário público médio da Rússia ksarista de meados do século XIX – transição cruenta entre os reinados de Nicolai I e Alexandre II –, que fugiu para o Cáucaso em concubinato com Nadiejda (nome que em russo significa “esperança”), sua amante. Nadiejda traiu e largou o marido em São Petersburgo para amancebar-se com Ivan Laiévski.

Passados dois anos de idílio caucasiano, Laiévski enfastia-se de Nadiejda, passa a beber, a jogar e a negligenciar o seu trabalho provinciano, desejando desesperadamente voltar ao norte, ao mundo petersburguense, ao frio anuviado da alta cultura russa, longe de turcos e armênios. Devoram-no, porém, a dor de consciência por abandonar ao deus-dará a amante e as dívidas que contraiu ao longo da sua estada no Cáucaso. Nadiejda, por sua vez, foi incorporando aos poucos esse lado mais asiático da Rússia, feliz como um sol: entre crises esporádicas de malária, ela cultiva secretamente o prazer de ser cortejada por todo o povoado, ao mesmo tempo em que sente ser o grande escândalo e a fofoca do momento por ter traído o marido a céu aberto.

Mária Konstantínovna, madame de araque, casada oficialmente, é representante desse moralismo enviesado. Tudo se agrava quando Laiévski recebe a notícia de que esse marido fantasmagórico morreu. O funcionário entediado, que despacha documentos às cegas, então se vê na condição de amásio de viúva, premido a se casar, apreensivo com o destino de Nadiejda, quando na verdade a sua alma clama pela Avenida Niévski e pela vida mundana da metrópole.

Tudo isso sob o calor quase alucinógeno do litoral do lendário mar Negro.

Ficha Técnica
Autor: Anton Tchékhov
Tradução: Klara Guriánova
Adaptação: Aury Porto e Vadim Nikitin
Colaboração na adaptação: Camila Pitanga
Elenco: Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzavara, Mariano Mattos Martins, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição e Vanderlei Bernardino
Direção: Georgette Fadel
Assistente de Direção: Diego Moschkovich
Direção de Arte/Cenografia: Laura Vinci
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Figurinos: Diogo Costa
Direção Musical: Otávio Ortega e Lucas Santtana
Direção de Cena: Victor Gally
Idealização do Projeto: Aury Porto
Produção: Bia Fonseca
Escultura Inflável: Franklin Cassaro
Estilistas Convidados: Alexandre Herchcovitch, Paula Pinto, Lino Vilaventura

 

 

O Duelo, mundana companhia de teatro/SP.
IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
Informações: 3629-1075
Capacidade: 806 lugares
Ingressos:
R$ 20,00
Sábados, às 21h
Domingos, às 19h
Duração: 3h20 de duração e 20 min de intervalo
Recomendação: 12 anos
Vendas: Ingresso Rápido e 4003.1212
Horários da bilheteria: Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h. Domingos, das 13h às 20h
Formas de Pagamento: American Express, Visa, MasterCard, Dinners Club, Aura, Hipercard, Elo, Vale Cultura Sodexo e Vale Cultura Ticket, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita cheques
Ar-condicionado
Acesso a deficientes
Estacionamentos do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5,00 por duas horas
Entrada para carros pelo Portão 3. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público

Participantes do Petrobras Premmia podem trocar ingressos no link www.br.com.br/petrobraspremmia

 

Fotos: Renato Mangolin

1 comentário em “IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro apresenta O DueloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *