Arqueólogo francês ministra palestra “Localização antes do GPS”

No próximo dia 6 de maio, o doutor em Arqueologia e educador do Museu de História de Lyon (França), Yves Rolland, ministra a palestra “Representações do Mundo: Localização antes do GPS”, na Fundação Ema Klabin…

 

 

“Nesta palestra, veremos como o uso de constelações, triangulação, ferramentas de agrimensura e de navegação permitiram, desde a Antiguidade, compreender melhor o espaço e nele se posicionar”, explica o historiador Yves Rolland.

O ciclo de palestras do historiador é baseado no Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu , o primeiro atlas completo do mundo a ser editado e que faz parte da coleção de obras raras da Fundação Ema Klabin. Mapas, ilustrações e textos mostram como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. A obra foi publicada em quatro línguas : francês, latim, holandês e espanhol. A Coleção de Ema Klabin possui 6 volumes da versão Francesa e estará exposta durante a programação das atividades.

yves-rollans

Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.

 

 

 

 

Representações do Mundo:
Localização antes do GPS – Sistema de Posicionamento Global
Yves Rolland
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – SP
Sábado, 6 de maio, das 11h às 13h
Investimento: R$ 35,00
Vagas: 30
Informações e/ou inscrições pelo site: Ema Klabin ou pelo tel: (11) 3897-3232
Não há estacionamento no local

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Arqueólogo francês ministra palestra “Localização antes do GPS”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *