As Cerejas

A nova temporada tem início a partir do dia 17 de maio no Espaço Parlapatões…

 

 

O público da capital paulista terá a oportunidade de ver e rever, desta vez, o espetáculo As Cerejas, inspirado na obra homônima autor britânico Lawrence Durrell (1912-1990). Com direção e adaptação de Roberto Alvim, a montagem conta com elenco formado pelo ator Alexandre Leal e pela atriz Steffi Braucks (integrante da Cia Club Noir).

A peça narra a história de um homem com um distúrbio esquizofrênico, que conduz o público por sua estranha trajetória, mostrando o mundo por meio de sua percepção singular. O espetáculo retrata sua rotina num hospital para doentes mentais e a mudança em sua vida quando se apaixona por uma mulher desconhecida, num evento que promove a imersão da personagem em torvelinhos psíquicos devastadores.

Alvim, que costuma montar espetáculos onde as palavras ganham o foco central no palco, não foge à regra em As Cerejas. “É uma obra pela qual me apaixonei há muito tempo, um conto de Lawrence Durrell no qual percebi imenso potencial para uma adaptação cênica. Costumo apontá-lo nas minhas oficinas de dramaturgia como paradigma da construção de uma estranha forma de vida através da criação de uma arquitetura linguística singular. Não se trata apenas do que a personagem diz, mas do modo como sua linguagem torta traduz um modo torto de habitar a existência. Por essa razão, As Cerejas foi considerado por alguns críticos como um dos textos mais estranhos escritos em língua inglesa”, comenta o diretor.

Lawrence Durrell foi um romancista, poeta e dramaturgo britânico, nascido na Índia em 1912 e morto em 1990. Sua obra, traduzida no mundo inteiro, permanece praticamente desconhecida no Brasil.

Esquizofrenia – Apesar de ter dois atores em cena, essa montagem se aproxima muito da estrutura de um monólogo. “Há muito tinha vontade de levar As Cerejas para o palco. Quando conheci o Alexandre Leal, vi que ele tinha a sensibilidade específica que eu precisava para o papel e resolvi levar o projeto adiante. Durante a adaptação do texto, senti a necessidade da presença de uma atriz que encarnasse todas as mulheres que atravessam a narrativa. Essas mulheres surgem como fantasmagorias, alucinações, delírios”, diz Alvim.

“O que me interessa não é um promover um olhar voyeurístico sobre um doente mental, mas sim em ampliarmos nossa humanidade por meio da possibilidade aberta por esta obra de nos colocarmos no lugar da alteridade”, afirma Alvim.

Ficha Técnica
Texto e Direção: Roberto Alvim, inspirado na obra de Lawrence Durrell
Elenco: Alexandre Leal e Steffi Braucks
Iluminação e Cenografia: Roberto Alvim
Figurinos: Juliana Galdino
Trilha Sonora Original: LP Daniel
Assistente de Direção: Andrea Boller
Programação Visual: Felipe Uchoa
Produção: Club Noir
Produção Executiva: Renata Araújo e Fernanda Moura
Assistência de Produção: Fernanda Ramos
Operação de Luz: Guilherme Valdoski
Operação de Som: Felipe Leal
Parceria: Impacto R, Palimpsesto Produções e Central SP Produções

 

 

As Cerejas
Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação – SP.
Telefone para informações: 3258-4449
Capacidade: 96 lugares
Duração: 45 minutos
Estreia: 17 de maio
Temporada: até 29 de junho
Horários: Quartas e Quintas, às 21h
Ingressos:
R$ 30,00 (inteira)
R$ 15,00 (meia)
Indicação de faixa etária: 16 anos
Vendas online: Compre Ingressos
Bilheteria: Terça a sábado das 16h às 21h e Domingos das 16h às 20h

Fotos: Ulisses Pereira

1 comentário em “As CerejasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *