Georgette Fadel Estreia Afinação-Ajuste

A nova montagem da atriz estreia dia 30 de maio, terça-feira, na Companhia do Feijão…

 

 

 

 

O espetáculo é dividido em dois atos: Afinação, com direção, dramaturgia e atuação da própria Georgette Fadel, que fez temporada de sucesso na capital paulista e Ajuste, direção da atriz para o texto de André Sant’anna, que está em cena ao lado de Marcos Damigo e Zé Azul.

Os dois atos foram criados para serem apresentados juntos com um intervalo de 10 minutos, mas somente agora o público paulista poderá conferir a montagem como qual foi concebida, já que Afinação estreou em janeiro no Sesc Ipiranga e Ajuste abriu a temporada de 2017 do festival Gamboavista, no Rio de Janeiro.

Dirigida por Georgette Fadel, Afinação-Ajuste traz em sua primeira parte um monólogo que mais se parece com uma aula, interpretado pela própria Georgette, onde reúne improvisações com textos dos pensadores Georg W. F. Hegel, Karl Marx, Bertolt Brecht e Simone Weil, numa ode ao pensamento racional. Em oposição à primeira parte, a segunda apresenta uma compilação de frases feitas, opiniões e pensamentos superficiais, embaralhados por muitos sons de André Sant’anna, Marcos Damigo e Zé Azul, que atuam e também tocam instrumentos.

“Os textos, reunidos em Afinação, trazem uma reflexão sobre como estamos distantes da razão, sobre como vivemos a supervalorização do sentimento individual, das paixões, opiniões e convicções que não nos unem, em detrimento do pensamento racional que nos liberta. Já Ajuste é um texto enlouquecido de André Sant’anna, uma balança do mundo”, explica a diretora e atriz.

Afinação
Montagem é uma aula-conferência ministrada pela personagem, a pensadora e professora francesa Simone Weil, sobre a relação entre a opressão e o sofrimento no mundo e o incrível boicote ao pensamento racional. Textos de Brecht, Hegel, da própria Simone e algumas citações de Marx compõem esse momento que pretende ser uma oração à razão. “O trabalho é de uma crueza e simplicidade cultivadas deixando todo o protagonismo para os movimentos do pensamento. Com muito cuidado, Simone afina as ideias, presentes nos sons e sentidos, e busca com muito fervor, fazê-las existir também no coração. Um violoncelo é para Simone, o objeto de expressão dessa afinação sutil”, conta Georgette.

Ajuste
Em cena três homens, um deles o próprio autor, André Sant’anna, munidos de guitarras, em seus microfones, caçam, procuram, experimentam, e pensam, às vezes verdadeiramente, às vezes em fragmentos voltados para si mesmos. Na feira das palavras e, no pregão da verdade, os três atores ajustam as contas e suas frequências.

“Em linguagem imensamente mais impactante em volume e intensidade, Ajuste quer de Afinação o terreno fértil para o voo numa linguagem explodida, caótica, exuberante, porém totalmente voltada para a elaboração de pensamento que nos faça compreender e nos liberte”, acredita a diretora e atriz.

Ficha Técnica
Direção – Georgette Fadel
Direção Musical – Zé Azul
Elenco – André Sant’anna, Marcos Damigo e Zé Azul.
Produção Geral – Gabriel Bortolini
Iluminação – Julia Zakia
Design de Som – Gabriel D’Angelo
Idealização – Georgette Fadel e Zé Azul

 

 

 

Afinação-Ajuste
Companhia Do Feijão
Rua Dr. Teodoro Baima, 68 – República – SP.
Tel. 3259-9086
Capacidade: 50 lugares
Duração: 120 minutos (intervalo de 10 minutos)
Estreia: terça-feira, 30 de maio, às 21 horas
Temporada: até 21 de junho
Terças e quartas-feiras, às 21 horas
Ingressos:
R$ 30,00 (inteira)
R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação: Recomendado para maiores de 14 anos
Bilheteria – Abre uma hora antes do início da apresentação

 

 

Georgette Fadel é atriz formada pela Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP.
Como atriz: “Puzzle (A, B,C e D)” e “O livro de Itens do Paciente Estevão”, dir. de Felipe Hirsch; “Let’s Just Kiss and Say Goodbye”, dir. de Elisa Ohtake; “Rainha[(s)]-Duas Atrizes em Busca de um Coração”, dir. de Cibele Forjaz; “Gota D’Água-Breviário”, co-direção de Heron Coelho e Georgette, que lhe rendeu o PRÊMIO SHELL de Melhor Atriz em 2007; “Bartolomeu, O Que Será Que Nele Deu?”, de Cláudia Shapira; “Esperando Godot”, dir. de Cristiane Paoli Quito; “O Nome do Sujeito” e “Santa Joana dos Matadouros”, Cia. do Latão; “Anjo Negro-Lembrança de uma Revolução: A Missão”, dir. de Frank Castorf, entre outras.
Como diretora: “Guerrilheiras”; “Cara de Fogo”; “Primeiro Amor”, de Samuel Beckett (Prêmio Shell de melhor ator para Marat Descartes); “Do Que Orlando Me Disse”, baseado em Virginia Woolf; “Love n blambers”, dramaturgia de Georgette e elenco. Na Cia São Jorge de Variedades dirigiu “Fausto”, “Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está precisa se mexer”, “Biedermann e os Incendiários”, “Um Credor da Fazenda Nacional” e “Pedro O Cru”, entre outras.

 

Fotos: Rael Barja e Maira Barillo

1 comentário em “Georgette Fadel Estreia Afinação-AjusteAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *