Na Virada Cultural, Moda De Rock Convida Sergio Duarte

Para o show Moda de Blues no Sesc Consolação…

 

 

 

Na programação da Virada Cultural 2017, o Sesc Consolação apresenta Do Tietê ao Mississipi, com a cultura e as tradições ribeirinhas dos famosos rios paulista e americano, passando pelas guitarras do blues e a viola caipira rural paulista.

Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. Para o show Moda de Blues na Virada, a dupla convida o gaitista Sergio Duarte, pioneiro da gaita blues em São Paulo para realizar um show inédito com a fusão do blues com a viola caipira com repertório baseado em clássicos do Robert Jonhson, Tião, composições próprias e muita improvisação.

 

Virada Cultural – Sesc Consolação
Sesc Consolação
Ginásio Verde, 2º andar
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Tel.: 3234 3000
Sábado, 20 de maio, às 19h30
Grátis – Para participar, basta retirar os ingressos nas bilheterias do Sesc SP a partir das 16h do sábado (2 ingressos por pessoa, para até três apresentações diferentes.)

 

Ricardo Vignini
Nascido na capital de São Paulo é também produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Gravou cinco CDs ao lado da banda Matuto Moderno e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil, Integra o duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, obtendo grande repercussão nacional e internacional, apresentando versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin. Gravou e produziu 3 CDs e um DVD do violeiro Índio Cachoeira. Participou do CD Carbono do Lenine e do seu show no Rock in Rio 2016. É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, amplificadores Gato Preto, e violas Rozini. Um 2010 lançou seu primeiro CD solo “Na Zoada do Arame”, Dividiu o palco com artistas americanos como Bob Brozman – turnê brasileira em 2003 – e Woody Mann, em 2006 e 2008. Leciona viola caipira há 18 anos e produz CDs de vários artistas há 10 anos. Apresentou-se nos EUA, Canadá, Europa e América Latina. Entre gravações e apresentações também trabalhou com Lenine, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Pena Branca, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, André Abujamra, Robertinho de Recife, Ivan Vilela, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Socorro Lira, Katya Teixeira, Maria Dapaz, Macaco Bong, Golpe de Estado, Picassos Falsos, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Matuto Moderno, Paulo Simões. É proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.

 

Zé Helder
O violeiro, cantor e compositor Zé Helder tem três CDs solos: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e Assopra o Borralho (2015) com participações especiais de Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs e shows de diversos artistas, entre eles Guca Domenico, Levi Ramiro, Dani Lasalvia, Ceumar, Alzira Espíndola, Lucina, Ivan Vilela Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (junto com Ricardo Vignini) e os vocais (junto com Edson Fontes). Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

Sergio Duarte
Com 20 anos de carreira, dois CDS e o terceiro em fase de produção, Sérgio Duarte é considerado um dos pioneiros e mais importantes gaitistas do Brasil. Tem influenciado as novas gerações de gaitistas e seu trabalho é elogiado por figuras referenciais do blues mundial, como James Cotton, Sugar Blue e Mark Hummel e o lendário guitarrista Buddy Guy, para quem já abriu shows.

 

 

Foto destaque Moda de Rock: Rita Perran
Foto Ricardo Vignini: Ulisses Matandos
Foto Sergio Duarte: Marcelo Crelece
Foto Zé Helder: Túlio Noronha

1 comentário em “Na Virada Cultural, Moda De Rock Convida Sergio DuarteAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *