Simone Silvério Desvenda Universo da Fotografia Infantil

No livro “Fotografia de bebês: paixão e técnica” você vai mergulhar no universo da fotografia de recém-nascidos e bebês com uma das precursoras dessa arte no Brasil…

 

 

 

Livro é a primeira obra completa publicada em Língua Portuguesa sobre fotografias de bebês.

Quem nunca se perguntou como os recém-nascidos ficam em poses como a acima? Ou pendurados em redes, como se estivessem sendo levados por uma cegonha? Uma das maiores especialistas brasileira em fotos de newborn, crianças e famílias , a fotógrafa Simone Silvério, desvenda essas e outras dúvidas no livro Fotografia de bebês: paixão e técnica, da iPhoto Editora.

Em quase 200 páginas, Simone ensina em detalhes todo o fluxo e técnicas para fazer a composição, iluminação e enquadramento das fotos. Explica também como preparar o ensaio, como funciona a fisiologia dos bebês e como interagir com os pais e mantê-los tranquilos durante as sessões. O livro ainda dá instruções passo a passo para construir determinadas poses, sempre utilizando a iluminação natural como principal fonte de luz. Fundamental para fotógrafos, o livro também inspira pais que desejam clicar os filhos.

O melhor período para as fotos de recém-nascidos é entre 5 e 15 dias, explica Simone, pois os bebês dormem bastante e não sofrem com cólica. O estúdio é preparado para receber os pequenos modelos com som ambiente reproduzindo útero materno, a temperatura é controlada a 30 °C, iluminação sem flash, e principalmente tudo sempre muito higienizado.

Retornando à barriga materna: fotógrafa faz molde em gesso da barriga da mãe e depois utiliza nos ensaios.

 

 

 

O ensaio de newborn requer conhecimento não só da técnica fotográfica como também da anatomia e fisiologia do bebê. Simone Silvério, que também é presidente da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), destaca o assunto na publicação. Da mesma forma, ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais que serão utilizados no ensaio para que as imagens sejam feitas com toda segurança.

Os primeiros fotógrafos a trabalharem com newborn no Brasil tiveram que buscar conhecimento no exterior, onde essa atividade já era difundida. Em 2010, quando ainda não se falava em fotografia de recém-nascidos no país, Simone Silvério realizou cursos no Canadá e nos Estados Unidos e teve aula com as irmãs Kelley Ryden e Tracy Raver, os principais nomes internacionais da área. Buscando referências entre as melhores, Simone introduziu a arte e virou referência no Brasil.

No ano passado, a australiana Anne Geddes, esteve no Brasil realizando um trabalho social com a fotógrafa brasileira. Ícone internacional, Anne Geddes é a precursora da fotografia de recém-nascidos com estilo moderno e já vendeu mais de 30 milhões de livros e calendários. Simone ganhou o apelido carinhoso de “Anne Geddes brasileira”.

 

Acompanhando o crescimento do bebê
O tempo que uma criança fica em uma pose nunca é muito longo . Vale a habilidade e rapidez do fotógrafo.
O livro também dá orientações para fotografar os bebês mais velhos. É importante que o fotógrafo conheça cada fase do desenvolvimento dos bebês para posicionar, interagir e enquadrar.

 

A fotógrafa
Simone Silvério é uma fotógrafa apaixonada pela maternidade e tudo que envolve esse universo. Mãe de quatro filhos, administradora de empresas com MBA pela FIA-USP, arquiteta formada pela FAU-USP, executiva com 15 anos de experiência no mercado financeiro internacional, deixou tudo para se tornar fotógrafa em tempo integral. É referência no mercado fotográfico nacional, comparada a fotógrafa australiana Anne Geddes, com quem fez, recentemente, um trabalho social no Brasil. Simone é Fotógrafa Certificada pela associação de fotógrafos profissionais americanos PPA, é membro da associação americana de fotógrafos infantis NAPCP e presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos ABFRN além de ser uma das fundadoras. Também é autora de diversos cursos sobre fotografia de bebês. Em 2017 fez seu primeiro calendário com fotos exclusivas de crianças inspiradas em contos infantis. E agora lança o livro “Fotografia de bebês paixão e técnica”, pela Iphoto Editora.

Livro é um guia completo com dicas preciosas sobre a arte de fotografar recém-nascidos e bebês.

 

190 páginas
iPhoto Editora
R$ 99,90

 

Lançamento do livro: Fotografia de bebês: paixão e técnica, por Simone Silvério
Livraria da Vila
Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Cidade Jardim – SP.
Sábado, 20 de maio, das 15h às 18h.
Onde adquirir: iPhoto Editora

 

Fotos: Simone Silvério

1 comentário em “Simone Silvério Desvenda Universo da Fotografia InfantilAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *