O espetáculo Ponto Morto reestreia no Teatro Sérgio Cardoso

A montagem, que reestreia dia 4 de julho, terça-feira, às 20 horas, no porão do Teatro Sérgio Cardoso, é um recorte na vida de um pai atormentado pelo fardo de ter um filho limítrofe, eternamente dependente dele…

 

 

 

Ponto Morto fala de um assunto complexo, que é o autismo, mas de uma maneira lúdica e amorosa e mostra a retomada de um relacionamento na busca de um reencontro ou renascimento. Em cena os atores Marat Descartes e Luciano Chirolli dão vida aos personagens criados pelo autor Helio Sussekind, que com um texto forte e contundente, leva o público a analisar e discutir um assunto pouco explorado, cercado de medo, discriminação e exclusão social.

O texto, dirigido por Camilo Bevilacqua e Denise Weinberg, mostra numa sofisticada construção, onde não importa o que aconteceu antes e nem o que vai acontecer depois, é simplesmente um recorte daquele momento de duas noites na vida daquelas duas pessoas.

 

Ponto Morto é uma história sobre a interdependência dos seres humanos em uma de suas necessidades mais básicas: o afeto. De alguma forma, as personagens dialogam com antigas fábulas infantis, uma espécie de João e Maria às avessas onde o pai procura não deixar pista para que o filho jamais “retorne” ao ponto de partida. O pai, Humpty (Luciano Chirolli), é viúvo, tem cerca de 70 anos e vive o conflito permanente de quem habita a fronteira entre a intolerância e a consciência do dever. É um homem cheio de culpa, mas com muita vontade de acertar. Já o filho, Dumpty (Marat Descartes), de 40 anos, possui o desenvolvimento cognitivo de uma criança que vive se confrontando com uma enorme instabilidade emocional.

O ator Marat Descartes ficou impressionado com o texto, que apresenta a reprodução fiel da forma como se estabelece geralmente a comunicação com um autista. “O espetáculo traz à tona de forma radical um aspecto crucial das relações humanas: a necessidade do afeto”, conta ele. Luciano Chirolli diz que o que mais lhe chamou atenção no texto foi a força dos diálogos prestigiando a construção de imagens que o espectador venha a fazer. “Meu personagem é um homem lutando exaustivamente para dialogar com seus piores sentimentos e o texto mostra a linha tênue entre amor e a sofrível co-dependência desses dois homens”, explica o ator.

O diretor Camilo Bevilacqua, que divide a direção de Ponto Morto com Denise Weinberg explica que em termos de atuação a montagem é realista, mas em termos de cenário, não. “A gente faz uma indicação, uma alusão a onde eles estão, mas o que é realista é a interpretação”, diz ele.

Já Denise Weinberg acredita que o bom teatro é uma história bem contada com bons atores em cena. “Quando li o texto do Helio me despertou aquela vontade de ver o espetáculo pronto com dois atores, que deveriam ser feras no palco. Então conseguimos essa linda parceria de Luciano Chirolli e Marat Descartes, que acho que são expoentes do teatro paulista”, conta a diretora.

Para ela, contar uma história de um amor tão atribulado, de uma relação de amor e repulsa entre duas pessoas, ainda mais sendo pai e filho é muito interessante. “Isso vai afetar qualquer pessoa que for assistir, pois estamos falando do ser humano e isso sempre me interessou, por isso faço teatro, para poder entender melhor a complexidade e a complicação das questões da alma humana, que é onde o teatro, desde a Grécia antiga, trabalha estas questões. Estão aí até hoje os grandes temas das tragédias gregas e que até hoje e talvez nunca serão resolvidos, pois fazem parte da nossa condição humana.”

Ficha Técnica
Autor: Helio Sussekind
Direção: Camilo Bevilacqua e Denise Weinberg
Elenco: Luciano Chirolli e Marat Descartes
Cenografia: Chris Aizner
Iluminação: Wagner Pinto
Figurino: Helena Afonso
Trilha Sonora: Tunica Teixeira
Produção: Marcella Guttmann
Realização: Fixação Marketing Cultural

 

 

Ponto Morto
Teatro Sérgio Cardoso
Porão
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – SP.
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60 minutos
Reestreia terça-feira, dia 4 de julho, às 20h
Temporada: Até 29 de agosto
De terça a quinta-feira às 20h
(não haverá apresentações dias 6, 25, 26 e 27 de julho e 22, 23, 30 e 31 de agosto)
Recomendado para maiores de 12 anos
Ingressos:
R$ 60,00 (inteira)
R$ 30,00 (meia-entrada)
Vendas Online: Ingresso Rápido
Bilheteria: De terça a domingo, das 14h até o início do espetáculo

Fotos: Joao Caldas Fº

1 comentário em “O espetáculo Ponto Morto reestreia no Teatro Sérgio CardosoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *