Psicanalista e escritora Sylvia Loeb fala de “Homens” em novo livro

Dia 22 de junho, a psicanalista e escritora Sylvia Loeb lança seu novo livro “Homens” (edição impressa e em e-book) na Livraria da Vila….

 

 

 

Esse é o quarto livro da escritora que também publicou: “Contos do divã – pulsão de morte e outras histórias” (contos, Ateliê Editorial, 2007), “Amores e Tropeços” (contos, Editora Terceiro Nome, 2010) e Heitor (novela, Editora Terceiro Nome, 2012).

“Homens” é uma reunião de contos que, em ordem alfabética, mostra a desordem dos personagens fictícios deste livro: angústia, desejo, fetiche, neurose, perversão, solidão. Não são tanto defeitos, mas sim sentimentos que cada um de nós carrega de uma forma ou de outra. Sentimentos nem sempre claros, mas comuns ao campo da psicanálise, um jeito de iluminar a experiência humana.

Com prefácio do escritor Marcelino Freire, que compara o texto de Sylvia a obras como Falo de Mulher de Ivana Arruda Leite e Mulheres de Eduardo Galeano, Homens é uma interpretação da psicanalista sobre as “paixões inconfessáveis” do universo masculino. É literatura que se lê como microensaios sobre o inconsciente.

“Sou psicanalista. Minha observação do mundo é formada, ou deformada, por esse viés, e por isso mesmo tenho uma grande dose de compaixão por nós, humanos”, diz a autora.
Literatura ficcional: Um dos motivos que levou a psicanalista a se interessar pela escrita ficcional foi a possibilidade de levar a psicanálise para fora da Academia, ampliando o acesso a um maior número de pessoas ao projeto proposto pela psicanálise. “ As questões vitais que movem os seres humanos no mundo sempre me interessam. Mas todos os meus personagens são fictícios, inspirados pela vida, de forma alguma, histórias reais”, salienta Loeb.

Sylvia Loeb nasceu em São Paulo, é psicóloga formada pela PUC-SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Entre outras atividades como psicanalista, atendeu na Escola Paulista de Medicina, atuou junto ao Grupo Biruta de Artes Cênicas (Projeto Quixote), e trabalhou em comunidades de baixa renda. Dedica-se atualmente ao atendimento clínico e supervisão. São dela “Contos do divã – pulsão de morte e outras histórias” (contos, Ateliê Editorial, 2007) e “Amores e Tropeços” (contos, Editora Terceiro Nome, 2010), Heitor (contos, Editora Terceiro Nome, 2012) e “Homens” (contos, Oficina de Conteúdo, 2017).

 

Oficina de Conteúdo
106 páginas
E book: Cultura, Apple, Saraiva, Kobo, Amazon e Google – R$ 15,00
R$ 35,00

 

 

Lançamento do livro “Homens” – Sylvia Loeb
Livraria da Vila
Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena
Quinta-feira, 22 de junho, das 18:30 às 21:30

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Psicanalista e escritora Sylvia Loeb fala de “Homens” em novo livroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *