“Gesture And Art” do Artista Plástico Ivald Granato, Chega às Livrarias

A trajetória de um dos artistas plásticos brasileiros mais influentes de sua geração, Ivald Granato (1949-2016), chega este mês às livrarias…

 

 

 

 

O livro “Gesture and Art” traz uma biografia completa do artista fluminense, radicado em São Paulo. Mostra seu percurso por meio de textos, fotografias, pinturas, desenhos, esculturas e performances. “Este livro revela a multiplicidade de sua obra”, define sua filha, a jornalista Alice Granato. “Certamente é um ponto de partida para futuras exposições.”

A obra, com texto de apresentação assinado pelo renomado crítico de arte Jacob Klintowitz, publicado pela Editora Francis com produção da DPZ, numa edição bilíngue com 380 páginas, foi impressa em 2009 e lançada na Livraria Cultura e depois vendida particularmente pelo artista em seu atelier, na internet e em outros lançamentos pelo Brasil. Com um ano da morte de Granato, a família decidiu relançar o livro para atingir o maior número de pessoas possível. “Trata-se de um livro fundamental para entender o percurso de trabalho do artista, que dedicou 50 anos de sua vida à arte livre, independente e criativa. É uma obra imprescindível para as artes plásticas do Brasil”, acrescenta Alice. O livro foi editado pelo próprio Granato, que o dividiu por décadas e, inclusive, desenhou cada uma das divisões.

A chegada do livro primeiramente às livrarias Cultura, em São Paulo, e Travessa, no Rio de Janeiro, ocorre exatamente no mês em que se completa um ano do falecimento do artista, aos 66 anos. “Nos dará muita alegria fazer com que o livro alcance todas as gerações. Meu pai foi um artista completo, à frente de seu tempo, e seu livro nos conta essa bela história de dedicação incansável à arte”, diz Alice.

“Gesture and Art” reúne imagens de cinco décadas de trabalho de Ivald Granato, mostrando desde seu início, quando era estudante da Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro e já se destacava, Traz páginas repletas de cor e gestualidade – marcas do artista –, com um acabamento e impressão feitos com materiais inéditos. O livro pode ser considerado um marco de qualidade para o gênero, ressaltando a relevância de Ivald Granato para a cultura brasileira.

Para o crítico de arte e responsável pelo texto de apresentação do livro, Jacob Klintowitz, “nos últimos 50 anos, a presença de Granato é uma constante poderosa na arte brasileira. Neste período, ele fez praticamente tudo o que um artista pode fazer: pintura, desenho, gravura, serigrafia, escultura, objeto, cerâmica, instalação, arte postal, obra em progresso, muralismo, livro de artista, intervenção urbana, jornalismo alternativo”. Gesture and Art traz tudo isso. O crítico conclui, ressaltando que “a arte de Ivald Granato é de tal maneira participativa que se pode entender a história da nossa arte simplesmente observando seu percurso do trabalho”.

 

Editora Francis
380 Páginas
Edição Bilingüe em português e inglês
R$ 179,90

 

 

Ivald Granato (1949-2016) nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e formou-se na Escola de Belas Artes. Radicado em São Paulo tornou-se um dos artistas mais importantes e produtivos de sua geração. Em suas cinco décadas de trabalho e pesquisa permanente e contínua, desenvolveu uma extensa e inquieta obra nas mais variadas técnicas e procedimentos: desenho, pintura, gravura, objeto, sistemas de multimídia, cerâmica, escultura. Em todos estes campos, Granato foi capaz de destacar-se por meio da originalidade das suas concepções, da expressividade da pintura, da qualidade do desenho, e de uma vitalidade a toda prova.

Foto: Mila Maluhy

1 comentário em ““Gesture And Art” do Artista Plástico Ivald Granato, Chega às LivrariasAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *