Las Caras de Cervantes

A exposição fica até o dia 29 de julho no Instituto Cervantes de São Paulo, com oficinas sobre diversas técnicas artísticas…

 

 

 

A exposição “Las Caras de Cervantes” tem como ponto de partida o misterioso rosto do escritor mais célebre da língua espanhola, conhecido apenas por uma descrição que ele faz de si em “Novelas Ejemplares”. No romance se define como um homem de nariz fino e longo, como seu personagem mais célebre, o cavalheiro da Mancha.

Ao todo são vinte e um trabalhos, com técnicas muito diversas, como bordado, mosaico, aquarela e lambe-lambe, que refletem o imaginário de artistas brasileiros, espanhóis e latino-americanos.

O projeto, cuja curadoria é da professora e cervantista espanhola Marta Rodriguez e de Carlos Jiménez, um dos diretores da Godé galeria on-line, surgiu em uma sala de aula do próprio Instituto Cervantes de São Paulo. Para lembrar o IV Centenário da morte do escritor, os alunos criaram dois poemas, coletivos e em espanhol, sobre Cervantes, que serviram de inspiração aos vinte e um trabalhos presentes nesta mostra.

Grafite, aquarelas, fotomontagens, pinturas, mosaicos e inclusive bordado compõem esta exposição que está aberta ao público até o final de julho. As obras vêm acompanhadas de versos do próprio escritor, selecionados especialmente pelo maior cervantista da atualidade, o espanhol José Montero Reguera, que começou a colaborar com o projeto já na idealização do mesmo. Assim, unindo as artes plásticas à poesia, o público também poderá conhecer a faceta menos conhecida de Cervantes, a de poeta.

Os versos inspiradores das obras, as escritas pelos alunos de espanhol, trazem Cervantes até terras brasileiras, o mesmo faz a artista espanhola radicada há anos no País, Teodora Freire, ao incluir na sua fotomontagem referências de Lampião.

 

Oficinas

Durante o mês de julho, serão organizadas oficinas artísticas com alguns dos artistas participantes, que mostrarão o processo e as técnicas da realização dos trabalhos.

13 de julho
Oficina técnicas de mosaico

As artistas Regina Shahini e Simone Altro Berton farão uma oficina para mostrar a técnica de mosaico.

A oficina será na quinta-feira, 13 de julho, às 19 horas na sede do Instituto Cervantes.

 

 

 

As caras de Cervantes
Instituto Cervantes de São Paulo
Sala de Exposições.
Avenida Paulista, 2439 – Térreo– Cerqueira César – SP.
Tel.: 3897-9600
Até 29 de julho de 2017
Visitação:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Sábado das 9h às 15h

Oficina técnicas de mosaico
Quinta-feira, 13 de julho, às 19h
Grátis

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Las Caras de CervantesAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *