Leandro César lança primeiro álbum solo “Marimbaia”

Músico cria instrumentos e se entrega à experimentação e inovação, o resultado é uma música instrumental renovada registrada em primeiro disco solo…

 

 

 

Leandro César é músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras. Desde 2007 transita entre a canção, música contemporânea e música instrumental brasileira. Influenciado por Walter Smetak e Marco Antônio Guimarães (Uakti), se dedica intensamente à busca de novas possibilidades musicais e dá continuidade ao notável trabalho de invenção e construção de instrumentos experimentais. Trabalhou com o grupo Uakti por seis anos na manutenção de instrumentos, como técnico em turnês, gravações, oficinas e shows solo no Brasil, Bélgica, Itália, Estados Unidos, Espanha, México, Uruguai, e Portugal, onde também fez duas residências. Nas palavras de Walter Smetak, Leandro orienta suas criações, “um novo mundo precisa de uma nova música, e uma nova música precisa de novos instrumentos” é com esse ideal que Leandro apresenta Marimbaia.

Marimbaia é o primeiro álbum solo do músico-construtor que não vê barreiras para a criação musical. Seu trabalho como criador de instrumentos faz 10 anos em 2017 e tem como resultado um disco com dez faixas autorais. O trabalho nasceu a partir da vontade de construir uma série de marimbas distintas que pudessem soar em conjunto. Os primeiros experimentos começaram em 2013 quando em seu atelier já acumulava uma quantidade de instrumentos que seria possível realizar o desejo do músico de reunir outros músicos a fim de desenvolver um repertório exclusivo para estes instrumentos. Experimentações em diversos materiais como cerâmica, madeira, vidro ou metal foram fundamentais para gerar universos sonoros distintos. O resultado é plural, e além das marimbas agrega outras criações de Leandro como o “Chori” instrumento que tem sua origem ligada a Walter Smetak, grande referência para o músico.

O álbum que tem a direção musical do próprio Leandro, foi gravado por Rafael Dutra no Estúdio “Fazenda das Macieiras”, e Mixado e Masterizado por Bruno Corrêa.

Quem assina a capa e o projeto gráfico é o artista visual Lucas Dupin que encampou uma proposta ousada, totalmente artesanal e orgânica, com a capa em madeira, os mesmos materiais utilizados para a construção dos instrumentos, usando técnicas de impressão como estampagem a quente e serigrafia dando um caráter único a cada peça, assim como todo o trabalho, cada CD é único, foi feito à mão.

Antes do registro em disco, Marimbaia já passou por diversos palcos da música instrumental brasileira como “Savassi Festival”, “Sesc MG – Quarta Instrumental”, “Sesc SP Vila Mariana”, “FIM – Festival Internacional de Música”, “UFMG – Quarta 12:30”, “Série de Concertos Peter Lund” e outros no exterior.

E no momento atual está pronto para a expansão. O disco é o primeiro solo do artista que já lançou outros 4 discos em grupos e coletivos. Como compositor e arranjador tem seu trabalho registrado em diversos shows e discos de Irene Bertachini, Urucum, Diapasão, Coletivo ANA, Rafael Dutra, Makely Ka, Ilumiara e outros. Já trabalhou ao lado de Benjamim Taubkin, Marco Antônio Guimarães, Tom Zé, Marco Scarassatti, Lívio Tragtenberg, Mauro Rodrigues, Décio Ramos, Titane, Ná Ozzetti, Déa Trancoso, Rafael Martini, Alexandre Andrés e Felipe José.

 

Fotos: André Tanure

1 comentário em “Leandro César lança primeiro álbum solo “Marimbaia”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *