Oficina Pequeno Cineasta, com Daniela Gracindo

A partir de 31 de julho, na Casa do Teatro, Daniela Gracindo ensina a crianças e jovens os diferentes processos da produção de um filme…

 

 

 

Ao longo dos cinco dias de oficina, os participantes produzirão seu próprio curta-metragem, aprendendo técnicas sobre criação de roteiro, operação de câmera, luz, direção e som.

Crianças e jovens entre 8 e 17 anos terão uma ótima oportunidade para conhecer de perto todas as etapas de produção de um curta-metragem e, no final, até mesmo gravar o seu próprio filme. Trata-se da Oficina Pequeno Cineasta, comandada pela produtora e cineasta Daniela Gracindo desde 2009, que será realizada entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, na unidade Itaim da Casa do Teatro, dirigida por Lígia Cortez.

As inscrições já estão abertas e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: contato@casadoteatro.com.br. As aulas ocorrem sempre em dois horários, das 10h às 13h (crianças de 8 a 12 anos) e das 14h30 às 17h30 (jovens de 13 a 17 anos), com 14 vagas para cada turma.

Luz, câmera, ação! – Serão, ao total, cinco dias de aulas intensivas, em que os alunos conhecerão, na prática, todas as etapas de produção de um filme, desde a criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem.

Haverá ainda uma Cerimônia de Encerramento da oficina na Casa do Teatro, dia 07 de agosto, a partir das 19h, em que os alunos poderão compartilhar os trabalhos realizados, por meio da exibição dos filmes e dos making of das produções. Posteriormente, cada turma terá um curta-metragem exibido na 7ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta – FIPC, em outubro, no Rio de Janeiro.

 

 

Daniela Gracindo
Criada no universo das artes cênicas – Daniela é filha de Gracindo Jr. e Débora Duarte e neta de Paulo Gracindo e Lima Duarte – a produtora e cineasta desenvolveu a oficina de cinema durante a realização do documentário em homenagem ao seu avô paterno, “Paulo Gracindo – O Bem Amado”.

Desde então, o projeto já formou cerca de 250 jovens e crianças em todo o país. “O que uma criança é capaz com uma câmera na mão? Quando as crianças se apropriam das ferramentas trabalhadas no cinema e são estimuladas a se expressarem por meio desta linguagem, vão muito além do que podemos imaginar”, explica.

Festival Internacional Pequeno Cineasta – Ao perceber a potência do ensino da arte cinematográfica desde a infância, Daniela Gracindo sentiu a necessidade de compartilhar o resultado das oficinas com um público maior. “Comecei a pesquisar e descobri, pelo mundo afora, trabalhos incríveis realizados por crianças e jovens, que além de revelar seus talentos artísticos, têm muito a nos acrescentar por meio de seus olhares sobre o mundo”.

Foi quando surgiu, em 2010, o Festival Internacional Pequeno Cineasta – FIPC, que ocorre anualmente no Rio de Janeiro, reunindo filmes realizados integralmente por crianças e jovens do mundo todo. Desde que foi criado, o evento atingiu um público total estimado em 22.500 espectadores. O sucesso do projeto gerou convites para que Daniela Gracindo levasse o projeto para outros países como a Dinamarca, Portugal, Venezuela e Espanha.

 

 

Casa do Teatro
Oficina Pequeno Cineasta
Unidade Itaim
Av. São Gabriel, 462 – Jardim Paulista – SP.
Tel.: 3884-8294
Dias: de 31 de julho a 04 de agosto
Horários:
Das 10h às 13h (crianças de 8 a 12 anos)
Das 14h30 às 17h30 (jovens de 13 a 17 anos)
Vagas: 28 (14 vagas para crianças de 8 a 12 anos e 14 vagas para jovens de 13 a 17 anos)
Valor: R$ 2.100,00
Evento de Encerramento: dia 07 de agosto, às 19h

Inscrições pelo e-mail: contato@casadoteatro.com.br
Informações: Casa do Teatro e contato@casadoteatro.com.br

 

Fotos: Ique Gazzola e Kristoffer Hagelberg
Foto Daniela Gracindo: Reprodução do Facebook

1 comentário em “Oficina Pequeno Cineasta, com Daniela GracindoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *