Artistas Expõem seus Corações em Espaços Públicos em SP e RJ

No dia 5 de setembro, vários locais públicos da cidade de São Paulo receberão os corações dos artistas plásticos Bliss Walls (formado pelos artistas Anderson da Silva Pereira, Cassio Roberto Soares e João Neto Gomes da Silva, do ateliêr do Kobra), Claudio Edinger, Cláudio Tozzi, Didu Losso, Guto Lacaz, Lucas Lenci, Marcos Amaro, Neno Ramos, Paulo von Poser e Silvia Mecozzi…

 

 

 

 

Nessa data, será lançado o projeto Siga Seu Coração e Tome uma Atitude, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com patrocínio da Bristol Myers-Squibb e Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco). A proposta da ação, uma exposição com 10 esculturas é sensibilizar a população, por meio da arte, sobre a importância da prevenção, que é a melhor maneira de evitar as doenças cardiovasculares, a causa do maior índice de mortes em todo o mundo e também no Brasil.

“Entendemos que a arte é uma maneira atrativa, provocativa e lúdica para chamar a atenção do público. A partir dessa ideia, convidamos os artistas que abraçaram a causa e fizeram intervenções muito pertinentes e criativas em cada coração”, comenta Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. Os corações, em sua forma orgânica e não na apaixonada, serão expostos em espaços públicos de São Paulo e também no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, entre setembro e outubro deste ano.

O objetivo é estimular o público a tomar atitudes muitas vezes simples e possíveis para prevenir as doenças cardiovasculares, chamando a atenção com mensagens visuais inspiradoras e que estimulem a reflexão. Na capital paulista, os corações serão expostos no Conjunto Nacional e no Shopping Top Center, na Av. Paulista; SESC Interlagos e SESC Campo Limpo; Mais Shopping, em Santo Amaro; Aeroporto de Congonhas e Hospital Beneficência Portuguesa. No Rio de Janeiro, foi escolhido o Aeroporto Santos Dumont.

As obras poderão ser vistas a partir da próxima terça-feira e ficarão expostas até final de outubro. Em novembro, todos os corações seguem para o Instituto do Coração de São Paulo, quando a instituição celebra 40 anos.
Doenças cardiovasculares têm números alarmantes.

Em 2016, a OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgou que 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. É a causa número um em óbitos em todo planeta e 75% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda.

No Brasil, as doenças cardiovasculares também são as que mais matam pessoas anualmente. Em 2016, elas foram as causas da morte de cerca de 350 mil brasileiros. As pesquisas, revelam ainda, que cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão, um fator de risco para doenças cardiovasculares que causam o dobro de mortes do que todos os tipos de cânceres juntos.

 

 

 

Programação e agenda

A agenda da exposição Siga seu Coração e Tome uma Atitude inclui mini-palestras com dicas e orientações de como é possível prevenir as causas das doenças cardiovasculares. Outro ponto importante do projeto é convidar as escolas que ficam próximas aos locais de exposição das esculturas para que organizem visitações dos alunos ou que promovam atividades lúdicas alusivas aos cuidados com o coração. Para as escolas que aderirem o Instituto Lado a Lado pela Vida fornecerá material informativo sobre o tema.

Além da prevenção, o Instituto Lado a Lado pela Vida leva anualmente o debate para as esferas governamentais, por meio das causas que defende para incentivar a criação de novas políticas públicas em prol da saúde dos cidadãos, como por exemplo o desenvolvimento de projetos e programas direcionados à redução de mortes por doenças cardiovasculares, por uma linha de cuidados para a saúde do homem, pela segurança medicamentosa dos pacientes, a saúde da mulher, entre outras. Além disso, o papel dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente lidando diretamente com o paciente cardiovascular, é outro destaque dos debates anuais, para que novas práticas e treinamentos ajudem o profissional no atendimento desses cidadãos.

 

Foto coração Claudio Tozzi: Cleiby Trevisan
Foto Marlene Oliveira: Instituto Lado a Lado pela Vida

1 comentário em “Artistas Expõem seus Corações em Espaços Públicos em SP e RJAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *