Cinequanon, com a Focus Cia. de Dança

O novíssimo espetáculo Cinequanon, da Focus Cia de Dança, estreia em São Paulo dia 1º de setembro para uma curtíssima temporada (até 3 de setembro) no CCSP – Centro Cultural São Paulo…

 

 

 

 

A obra, que tem direção, concepção e coreografia de Alex Neoral, abre a 14º edição do Semanas de Dança, evento paulistano que apresenta, esse ano, um recorte curatorial que contempla companhias e grupos com mais de uma década de trajetória profissional.

A Focus é uma das companhias de dança contemporânea convidadas pelo Programa Petrobras Cultural. O aporte recebido garante a manutenção e a circulação por várias cidades do Brasil, algumas inclusive que nunca assistiram a nenhum trabalho da Focus, que completa 17 anos de estrada em 2017.

Cinequanon é o mais recente trabalho da companhia carioca e põe no palco cerca de 80 referências a filmes do cinema mundial. De trilhas a figurinos, de cenas a títulos, muitos elementos estão no palco. “Eu parti de pontos distintos na construção. Imagens de filmes sugeriram movimentos, títulos desenharam gestos e cenas. Foi uma grande mistura de referências que em alguns momentos aparecem mais claramente e em outros aponta uma atmosfera”, explica Alex Neoral, diretor e corégrafo do espetáculo.

O espetáculo é formado por um jogo de cenas que aposta no universo do cinema como linha criativa. Na atmosfera onírica, o espetáculo busca inspiração em afetos impulsionados por músicas, ruídos, objetos e diferentes arquétipos de personagens que embalam e dão enredo a produções cinematográficas de diversos gêneros.

Obras da filmografia de todas as épocas, como “Tempos modernos”, “Psicose”, “O Poderoso Chefão”, “Dogville”, “Matrix”, “Ensaio sobre a cegueira”, “Tudo sobre minha mãe” e muitos outros, serviram de base à construção do espetáculo que tem em seu elenco Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Lima, Marcio Jahú, Mônica Burity, Roberta Bussoni e também Alex Neoral, que fala sobre como esses filmes aparecem em Cinequanon: “[Estão presentes] o terror de Alfred Hitchcock (quatro bailarinas, todas de perucas louras, aludem ao universo do cineasta britânico), o inesquecível Chaplin de ‘Tempos Modernos’ em um solo masculino, a grandiosidade de Hollywood, mas não só. Também tem espaço para o universo instigante do dinamarquês Lars Von Trier ou o universo descabido de Pedro Almodóvar. E como abordamos filmes que permeiam nossa memória, apareceram personagens infantis e até aqueles da vida adulta, como a menina do casaco vermelho de “A lista de Schindler”, um marco nesse filme, e que aparece no espetáculo ora no figurino, ora na luz, ora na cenografia ou nos objetos cênicos”.

Algo que saltou aos olhos ao longo do processo de criação, diz Alex Neoral, foi constatar como o cinema é referência para o cotidiano. “Fulano tem uma ‘casa de cinema’ com ‘vista cinematográfica’. Você entra em um ambiente em que toca alguma música e pensa: ‘parece que estou num filme’. É o cinema no mundo real. São muitas as possibilidades de afeto que surgem, bem como histórias pessoais que podem ser contadas através de uma canção que embalou uma clássica cena de cinema americano. Atrás disso, seguimos”.

Ficha Técnica
Direção, concepção e coreografia: Alex Neoral
Direção de produção: Tatiana Garcias
Produção Local: Náshara Silveira
Iluminação: Binho Schaefer
Técnico de Iluminação: Paulo Denizot
Figurinos: André Vital e Mônica Burity
Visagismo: André Vital
Confecção de figurinos: Jacira Garcias
Direção Musical: Felipe Habib
Direção de Vídeo: Leandro Fernandes e Vitor Medeiros
Cenografia: Márcio Jahú
Técnico de palco: Wellison Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Comunicação Visual: Infinitamente Estudio de Criação
Com: Alex Neoral, Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Lima, Marcio Jahú, Mônica Burity e Roberta Bussoni.

 

 

 

Cinequanon, com a Focus Cia. de Dança
Centro Cultural São Paulo
Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro 1000 – Paraíso – SP
Informações: 3397-4002
Central de Informações do CCSP
terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Capacidade: 321 lugares
Duração: 75 minutos
De 01 a 03 de setembro
Sexta e sábado, às 21h
Domingo, às 20h
Ingressos: gratuito (retirar com 2 horas de antecedência)
Classificação: 14 anos

 

Trajetória da Focus Cia de Dança
Tão apaixonado por música quanto por dança, Alex Neoral tem proporcionado novos olhares aos movimentos ao tirar partido, por exemplo, da obra de Roberto Carlos, mote do consagrado espetáculo As canções que você dançou para mim, e ainda reunindo o legado pictórico de Candido Portinari às canções de Chico Buarque em Saudade de Mim, para citar dois dos trabalhos recentes do repertório da Focus Cia. de Dança. “O roteiro que criei não é cronológico, bom que se registre. Não existe uma narrativa contínua e cada cena evoca um universo em si”.

Considerada como uma das principais companhias de dança contemporânea do Brasil, a Focus Cia. de Dança encerra o calendário de comemorações de seus 15 anos de trabalho com Cinequanon. Durante todo o ano de 2016, o grupo apresentou-se no Rio e em todo o Brasil com seu repertório (sobretudo com as peças coreográficas ‘As canções que você dançou para mim’ e ‘Saudade de Mim’), além de ter feito também uma turnê no Canadá. “Olhando essa nossa intensa história de 15 anos, reparo com louvor que estabelecemos um lugar significativo no território da dança contemporânea”, conclui Alex Neoral.
Entre 2010 e 2011, a Cia se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Em 2011, o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito um dos 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos três melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. O espetáculo chega próximo a marca de 300 apresentações e mais de 100 mil espectadores. Ainda em 2012 foi escolhida através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural com um patrocínio por três anos, para desenvolvimento de suas atividades. Em 2014, estreou o espetáculo “Saudade de Mim” em parceria com o Projeto Portinari e João Candido Portinari. Em 2016 estreou o espetáculo “Cinequanon” no Rio de Janeiro.

Fotos: Paula Kossatz

1 comentário em “Cinequanon, com a Focus Cia. de DançaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *