Sesc 24 de Maio, abre suas portas dia 19 de agosto

No coração da cidade, bem nas esquinas da Rua 24 de Maio com a Dom José de Barros, a poucos metros do Theatro Municipal, Galeria do Rock, Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade, o Sesc São Paulo entrega à população, no dia 19 de agosto, sua mais nova unidade…

 

 

 

O novo centro cultural, esportivo e de convivência da cidade é formado por dois edifícios que passaram por completa reestruturação em projeto de Paulo Mendes da Rocha, um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea, com a colaboração do escritório MMBB Arquitetos.

A expectativa é de receber cerca de cinco mil pessoas por dia, entre trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e população em geral, que terão acesso a quase 28 mil m² de área construída. O Sesc 24 de Maio contará com teatro (com 245 lugares), espaços para comedoria, cafeteria, biblioteca, área de exposição, convivência, clínica odontológica (com quatorze consultórios e salas de raio X), área para prática esportiva e atividades corporais, área de tecnologia e arte, solário, entre outros espaços. Um dos destaques do projeto é a piscina com área aproximada de 625m², construída no topo do edifício principal, com vista panorâmica para a cidade.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “A importância de uma unidade do Sesc no centro da capital paulista está na necessidade de ampliar nossa capacidade de atendimento para oferecer à população mais opções de programas de lazer, cultura e a educação permanente, em um espaço propício. Por meio dos programas institucionais estimula o aprimoramento humano e constitui um diálogo com as pluralidades existentes. Entendemos que um legado material, com construções bem feitas, bem trabalhadas, se forma também a partir de um espaço convidativo para a prática da cidadania”.

Desafio – O processo de requalificação dos edifícios para o conceito programático do Sesc foi um dos principais desafios para a equipe de arquitetos, liderada por Paulo Mendes da Rocha. Sobretudo a do prédio principal, que durante 57 anos abrigou a loja de departamentos Mesbla. Mendes da Rocha conta que, na primeira visita ao espaço, um prédio vizinho, menor, lhe chamou a atenção. “A arquitetura tem um raciocínio específico, uma forma peculiar de conhecimento que nos permite pensar uma espacialidade que ainda não existe. Na hora atinei para a grande utilidade daquele prédio lateral, que estava com uma placa ‘vende-se’: ele poderia ser convertido num prédio de serviços para apoiar o edifício principal, permitindo assim que seus espaços fossem amplamente aproveitados. Sugeri que o Sesc o comprasse, o que foi feito. A função deste prédio vizinho será como a de um ‘navio tarefa’, que auxilia os grandes navios nas proximidades dos portos”. No edifício principal, o arquiteto destaca o protagonismo que projetou para as rampas: “Elas têm o papel de ligar os setores. As rampas animam o prédio. Você precisa ver as pessoas passando por elas”.

Especialmente proposta pelo Sesc para marcar a abertura da unidade, acontece a exposição “São Paulo não é uma cidade – Invenções no Centro” – com curadoria de Paulo Herkenhoff – também nos dias 19 e 20 de agosto, o público terá à disposição uma série de atividades gratuitas, em diversas áreas como música, espetáculos para crianças, oficinas, exposições, aulas abertas, espetáculos de dança, intervenções circenses, vivências esportivas com atletas, entre muitas outras opções para que o público possa conhecer a unidade.

Vale ressaltar que a programação não se limitará apenas ao Sesc 24 de Maio, expandindo-se também para o entorno na região central, com atividades em locais como a Praça da República, entorno do Theatro Municipal, Praça do Patriarca e Largo do Paissandu.

 

Programação dos dias 19 e 20 de agosto

Teatro

Espetáculo

Nelson Rodrigues por Ele Mesmo
A atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramática do livro “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”, uma compilação de crônicas e entrevistas do dramaturgo, e fala sobre seus anos de convivência com ele. Interpretação e direção: Fernanda Montenegro.
Classificação: 12 anos.
Teatro
Retirada de ingressos na central de atendimento, dias 19 e 20 de agosto, 13h, limitado a 1 ingresso por pessoa.
Sábado, 19 de agosto, das 19h às 20h20
Domingo, 20 de agosto, às 16h

O Dragão de Fogo
A história de um menino que pode salvar sua aldeia, surpreendida por um incêndio provocado por um dragão, contada num espetáculo com referências da Ópera de Pequim, luta e teatro. Espetáculo com interpretação em libras. Com Eduardo Okamoto, Esio Magalhães e Luciana Mizutani. Encenação: Marcelo Lazzaratto. Dramaturgia: Cássio Pires. Direção musical: Marcelo Onofri.
Classificação: Livre
Teatro
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 10h50

 

Intervenção

Realidades Utópicas
Intervenções poéticas concebidas com personagens criados a partir dos tipos sociais presentes no Centro de São Paulo serão realizadas em diversos espaços. Com a atriz, produtora e diretora Cristiane Paoli Quito e artistas.
Classificação: Livre
Foyer do Teatro, Convivência e Calçada da Unidade.
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h30
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

Música

Shows

Orquestra Mundana Refugi
O instrumentista e compositor Carlinhos Antunes dirige esta orquestra formada por músicos brasileiros refugiados e imigrantes. O repertório traz obras compostas ao longo do Projeto Refugi (Sesc).
Classificação: Livre
Teatro.
Sábado, 19 de agosto, das 14h às 14h40

Martinho Rap Samba Rock

O sambista Martinho da Vila recebe Tereza Gama e Marco Matolli, integrantes do Clube do Balanço, e o rapper Rashid para um show especial na inauguração do Sesc 24 de Maio.
Rua 24 de Maio com Rua Dom José De Barros.
Domingo, 20 de agosto, às 17h

 

Quaternaglia
Formado por Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, conjunto de violões paulistano executa peças de Astor Piazzola, Leonard Bernstein, Javier Farias e Chrystian Dozza. Com o quarteto Quaternaglia. Classificação: Livre.
Teatro
Domingo, 20 de agosto, das 12h às 12h40

 

Intervenções

Cortejo com Músicos de Rua
Grupo de 18 artistas de rua percorre ruas do Centro da cidade apresentando um repertório que mistura ritmos como baião, forró, xote e marchas, além de emboladas e repentes. Com o compositor Lívio Tragtenberg e músicos de rua. Classificação: Livre
Atividade itinerante com saída da Praça do Patriarca.
Sábado, 19 de agosto, das 16h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 12h

Encontro do Samba com Maracatu
Após um trajeto itinerante no Centro, uma bateria de escola de samba e um bloco de maracatu se encontram em frente ao Sesc 24 de Maio para uma batucada que mostra a riqueza das tradições populares. Direção: Luis Bastos. Classificação: Livre
A bateria da escola de samba sai do Largo do Paissandu e o bloco de maracatu sai da Praça da República.
Sábado, 19 de agosto, das 14h às 15h

Fanfarra Paulistana
Banda itinerante composta por instrumentos de sopro e percussão apresenta músicas que retratam a cidade de São Paulo, como “Sampa” (Caetano Veloso), “Ronda” (Paulo Vanzolini) e “São Paulo, São Paulo” (Premê).
Itinerante com saída Theatro Municipal e percorre ruas do entorno do Sesc 24 de Maio.
Sábado, 19 de agosto, das 12h30 às 13h30
Domingo, 20 de agosto, das 13h30 às 14h30

 

Circo

Intervenção

Mágica Close Up
Mágicos apresentam seus atos de magia e ilusão com a participação da plateia. A ideia é permitir que as reações e decisões dos participantes construam um final espontâneo. Com os mágicos Ricardo Malerbi, José Luis Ortega e Vik & Fabrini.
Classificação: Livre
Convivência.
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 12h30

Percha no Asfalto
Um artista sustenta o mastro com as mãos, para que sua parceira possa subir até o topo e executar uma performance. Enquanto isso, a palhaça Francisquinha se encarrega de trazer humor ao espetáculo. Com o Circo do Asfalto.
Classificação: Livre
Rua Dom José de Barros
Domingo, 20 de agosto, às 11h30 e às 13h30

 

Espetáculos

Impossível Alerta: Contém Mágica
Espetáculo de mágica composto por atos curtos, que evoca a atmosfera dos cabarés franceses da Belle Époque. A partir dos clássicos, a proposta dos mágicos é reinventar o contemporâneo. Com Grupo Fundo Falso e convidados. Classificação: Livre
Teatro
Domingo, 20 de agosto, às 14h

 

Performance

Circo em(Cena)
Vinte artistas circenses vão percorrer os arredores do Sesc 24 de Maio e interagir com o público por meio de acrobacias, malabarismos, contorcionismos e palhaçaria. Na trilha ao vivo, clássicos do jazz e do circo tradicional. Com Parlapatões, La Mínima, Circo Amarillo, Cia Suno, Duo Acrobático, Núcleo de Experimentos Malabarísticos e Cabaré Três Vinténs.
Classificação: Livre
Atividade itinerante com saída do Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido.
Sábado, 19 de agosto, das 9h30 às 10h30
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 10h30

Ritual das Esferas
O som do instrumento aborígene didgeridoo se mistura ao malabarismo e acrobacia de solo feitos com esferas de cristal e acrílico, que criam uma ilusão visual com múltiplas interpretações. Com o artista circense uruguaio Jorge Ribero e o músico brasileiro Zuza Magalhães.
Classificação: Livre
Rua Dom José de Barros
Sábado, 19 de agosto, às 12h e às 16h30
Domingo, 20 de agosto, às 12h às 12h45

 

Espetáculos

VaiqueuVoo
A história dos aviadores da década de 30 que, com sua ousadia e paixão, dedicaram-se às iniciativas pioneiras na aviação e só viam sentido na vida quando estavam nos ares, realizando acrobacias. Com a Cia. Irmãos Sabatino.
Classificação: Livre
Teatro.
Sábado, 19 de agosto, das 12h às 12h45

 

Dança

Intervenções

Caravana Citadina
Sob direção do coreógrafo e bailarino Alex Ratton, integrantes de cinco companhias paulistanas ocupam as ruas do Centro e convidam o público a contemplar e entrar na dança. Com as companhias Damas em Trânsito e Os Bucaneiros, AVOA! Núcleo Artístico, Baque Bolado e Zumb.boys. Participam também integrantes do grupo musical Gestos Sonoros.
Classificação: Livre
Atividade itinerante com saída do Centro de Referência da Dança (Galeria Formosa).
Sábado, 19 de agosto, das 17h às 18h

Cupinzeiro
Nove artistas se aglutinam e formam uma escultura viva de corpos amontoados, como um cupinzeiro que vai crescendo. É um jogo de ocupação movido pela relação do ser humano com os espaços. Com o Laboratório de Corpo e Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Classificação: Livre
Rua 24 de Maio
Domingo, 20 de agosto, das 16h às 16h45

 

Espetáculos

O Animal mais Forte do Mundo
A obra propõe questões sobre o lugar do forte e da força da sobrevivência, além de aprofundar o processo de composição com os registros fotográficos do seu repertório. As danças da cultura popular ganham destaque na obra, que traz uma brincadeira intencional de ocultar e mostrar presente na trilha, na coreografia e até no figurino. Com direção artística e coreografia de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
Teatro.
Sábado, 19 de agosto, às 13h

Balé da Cidade de São Paulo
Uma das mais consagradas companhias do país, o Balé da Cidade de São Paulo apresenta um programa especial a partir de suas coreografias: “Distant Closeness”, de Lucas Lima, bailarino residente do Balé Nacional da Noruega, e o outro extraído do espetáculo “Risco”, de Ismael Ivo.
Classificação: Livre
Teatro
Sábado, 19 de agosto, às 16h

 

Esporte e Atividade Física

Apresentação Esportiva

Arena De Ginástica
Apresentações esportivas de ginástica com a presença de atletas das seleções brasileiras de ginástica artística e de grupos do Instituto Yashi. Com Jade Barbosa, Francisco Barreto, Flavia Saraiva, Arthur Zanetti e Instituto Yashi.
Classificação: Livre
Esportes – 8º andar.
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h

 

Aulas Abertas

Programa de Ginástica Multifuncional
Movimento, diversão e desafios acontecem simultaneamente, a fim de melhorar a funcionalidade do corpo para as atividades do dia a dia, do trabalho e do lazer dos adolescentes, adultos e idosos. Com a equipe de instrutores do Sesc.
Classificação: A partir de 12 anos
Ginástica
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h (demonstração, sem participação do público)
Domingo, 20 de agosto, às 10h, 11h, 12h, 14h e 16h (práticas abertas ao público).

Maratona Aquática – Clínicas
Clínicas de curta duração com dicas sobre treino, competições, experiências e conquistas com grandes nomes do nado em águas abertas. Com Ana Marcela, Poliana Okimoto, Glauco Rangel e Igor de Souza.
Foto: Satiro Sodré
Classificação: A partir de 12 anos
Piscina
Sábado, 19 de agosto, das 12h às 13h e 15h30 às 16h30

Arena de Lutas – Judô Com Tiago Camilo e Antônio Tenório
O esporte é apresentado de forma lúdica e didática para quem tem interesse de aprender um pouco de seus conceitos e técnicas. Com o campeão mundial e medalhista olímpico Tiago Camilo e com o tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório.
Esportes – Sala 1
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 12h

Arena de Lutas – Taekwondo com Diogo Silva
Aula aberta para quem procura um primeiro contato seguro com os movimentos básicos e características do taekwondo. Também haverá apresentação e bate-papo sobre a modalidade. Com o campeão pan-americano e professor Diogo Silva.
Classificação: Livre
Esportes – Sala 1.
Domingo, 20 de agosto, das 14h30 às 16h30.

Arena de Lutas – Karatê com Douglas Brose
Movimentos básicos do karatê serão ensinados aos interessados. Também haverá apresentação e bate-papo sobre a modalidade. Com o atleta e professor Douglas Brose, campeão do The World Games 2013 em Cali, Colômbia.
Foto: Eduardo Valente
Classificação: Livre
Esportes – Sala 1.
Domingo, 20 de agosto, das 12h às 13h30

 

Vivências

Parede de Escalada
O alpinismo apresentado por praticantes dessa modalidade que conquista adeptos tanto em sua vertente fechada – em academias, escolas, clubes – como em ambientes naturais.
Esportes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h

Apresentações e Vivências de Escalada Esportiva
Os participantes terão a oportunidade de praticar escalada com grandes nomes nacionais da escalada esportiva, que será uma modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Com Motriz.
Foto: Emmanuel Ramos
Classificação: A partir de 12 anos
Esportes
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h30
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 17h30

Recreação Esportiva
Jogos inusitados que se propõem a integrar públicos diversos, com ênfase na ludicidade e desafios motores, poderão ser vivenciados durante todo o dia, com mediações realizadas pelos instrutores da Oficinas Tekokatu e da Marca Eventos.
Esportes. Sala 2. 8º andar.
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 16h30

 

Apresentação Esportiva

Maratona Aquática
Durante todo o dia, atividades serão apresentadas e vivenciadas por grupos de praticantes em companhia de atletas consagrados como Ana Marcela, Poliana Okimoto, Glauco Rangel e Igor de Souza, que participam de clínicas e revezamentos, trazendo dicas de treino, competições, experiências e conquistas.
Piscina
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h

 

Intervenção

Festivais

Festival De Atletismo Com Medalhistas Olímpicos
Festival de atletismo com a presença de medalhistas olímpicos no revezamento 4 x 100 m na Olimpíada de Sidney 2000, na Austrália. Eles vão fazer uma série de apresentações na modalidade. Com Claudinei Quirino, Vicente Lenílson, André Domingos e Edson Luciano Ribeiro.
Classificação: Livre
Esportes
Domingo, 20 de agosto, das 14h às 18h

Festival de Esportes: Tênis de Mesa e Badminton
Com a paratleta de tênis de mesa Bruna Alexandre, primeira mulher brasileira a subir no pódio, que ganhou medalha de bronze no Rio 2016.
Classificação: Livre
Esportes.
Domingo, 20 de agosto, das 9h às 13h30

 

Artes Visuais

Demonstrações

O Duplo Retrato
Um pintor vai fazer um retrato e será retratado pelo outro durante 8 horas seguidas. Os visitantes vão acompanhar o trabalho de ambos e perceber o que ocorre durante a construção do duplo retrato. A ação visa destacar a complexidade envolvida na percepção de si e do outro. Com Ernesto Bonato e Rodrigo Cunha.
Classificação: Livre
Hall de Entrada das Oficinas.
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h.
Exposição

São Paulo não é uma Cidade – Invenções do Centro
A exposição, especialmente criada para o Sesc, apresenta uma possibilidade de leitura do centro de São Paulo a partir dos conceitos de cidade e os contextos da história, da arte, da arquitetura, do urbanismo, da indústria, do comércio e dos lugares emblemáticos, assim como sobre pessoas, ofícios, saberes e cotidianos dessa composição urbana complexa e diversa. São diferentes núcleos (Ciclos Econômicos; Políticas e Oligarquias; Especulação e Desabrigo; Apagamento Cultural, entre outros) que abrigam diferentes técnicas como gravura, fotografia, pintura, indumentária, escultura, cerâmica, lambe-lambe, além de mapas, maquetes, documentos, entre outros. Curadoria: Paulo Herkenhoff. Cocuradoria: Leno Veras.
Classificação: Livre
Exposições
Visitação até 28 de janeiro
Terça a sábado, 9h às 21h
Domingos e feriados, 9h às 18h
Sábado, 19 de agosto, 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

Vivências

Pintura de Letra
O objetivo é resgatar aspectos da cultura popular, como o ofício de letrista e o trabalho manual. Os participantes vão desenhar seus nomes no estilo das mensagens das traseiras de caminhão, entre outras possibilidades. Com Filipe Grimaldi.
Classificação: A partir de 5 anos
Oficina – Sala 1.
Sábado, 19 de agosto, 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

Marchetaria ao Alcance de Todos
Marchetaria é a arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, como madeira, metais, pedras, etc. Nesta vivência, o público vai conhecer o universo da marchetaria por meio de uma construção rápida com finas lâminas de madeira. Com Marcelo Bioni.
Classificação: Livre
Oficina 2
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h.

Vivências Têxteis
O público é convidado a fazer experimentações com tricô, crochê e bordado. O objetivo é passear entre diversas técnicas das artes têxteis, utilizando linhas, agulhas, fios e tramas para tecer universos lúdicos e criar peças únicas. Com Clube do Bordado, Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Thiago Rezende.
Classificação: Livre
Espaço Colaborativo
Sábado, 19 de agosto, 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

Impressão De Xilogravura
Os participantes são convidados a brincar com a impressão de matrizes de xilogravura recortadas, utilizando duas cores de tinta gráfica e equipamentos profissionais, como o rolo de entintagem e a prensa. Com Xilomóvel. Classificação: Livre
Oficina 1
Sábado, 19 de agosto, 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

Xilo em Grande Formato
O jovem xilogravurista Santídio Pereira abre seu processo criativo para que o público possa acompanhar todas as etapas da criação de uma xilogravura colorida em grande formato, desde a preparação do papel, da matriz e da tinta até a gravação, impressão e refile.
Classificação: Livre
Oficina 1
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

Construção de Skate Longboard
Três participantes com pouca ou nenhuma experiência anterior em marcenaria aprendem a construir um shape de skate longboard, a partir do uso de técnicas e ferramentas de marcenaria e marchetaria. Com Henrique Reis. Classificação: Livre
Oficina 2
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

Paper Cutting: Recortes sobre a Cidade
A jovem artista Ariádine Menezes abre seu processo criativo e demonstra ao público seu processo de criação de uma obra de paper cutting, que terá como tema a Praça da República e arredores do Sesc 24 de Maio.
Classificação: Livre
Oficina 2 – 6º andar.
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

Construção de Instrumento Musical

O jovem luthier Renato Moikano abre seu processo criativo e executa diante do público a construção de uma Cigar Box Guitar, uma guitarra construída com caixa de charutos.
Classificação: Livre
Oficina 2
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h

 

 

 

Tecnologia e Artes

Vivências

Vivência Maker – Construção De Prótese Articulada Com Impressora 3D
O desenvolvimento e criação de próteses mecânicas para amputados é apresentado nesta vivência. Elas foram construídas utilizando procedimentos de fabricação digital, modelagem e impressão 3D. Com Thiago Jucá.
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 18h

Vivência com Games Independentes
Diferentes games independentes podem ser experimentados nos computadores da Internet Livre, a partir de uma divertida mediação desenvolvedores de jogos na cena paulistana. Com Game e Arte.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Dias 19, 20, 26 e 27 de agosto
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

Estúdio Hacker
Proposta de intervenção que utiliza processos de aprendizagem colaborativa para disseminar as práticas da cultura hacker. Serão apresentados nesta vivência os projetos Automação de uma casa, #RobosPisca, Eletrônica Lúdica, Horta Inteligente e Arte Robótica. Com Maurício S. Mudrik, Alexandre Villares, Monica Rizzolli, Allan Moreira, João Adriano Freitas.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 18h

Brincando de Fazer 3D
Os participantes serão convidados a criar uma ideia no papel e concretizá-la utilizando dispositivos de fabricação digital, como uma impressora 3D. Com Hiure Queiroz, do Sítio do Astronauta.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h e
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 18h

Desenhando e Pintando em Realidade Virtual
A partir de um dispositivo de realidade virtual, será possível realizar desenhos e pinturas utilizando diferentes pincéis, cores e texturas. Com VJ Suave.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 9h30 às 18h
Instalação

Trajetórias & Movimentos
Instalação interativa criada pelo Estúdio Kosmo para aprender noções sobre Física e Eletrônica por meio de divertidos dispositivos de montagem e de encaixe. O participante vai criar um circuito de montanha-russa para propulsar esferas através de trilhos com diversas peças, tubos e funis impressos em 3D.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h
Intervenção

Sons E Sintetizadores Digitais
Intervenção sonora de música digital através de live sets, utilizando o dispositivo Monome e outros sintetizadores analógicos. Com Caleb Mascarenhas.
Classificação: Livre
Espaço de Tecnologias e Artes
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

Literatura

Intervenções

Canto de Vida e Obra – Conceição Evaristo
A trajetória e a produção literária da escritora e ensaísta mineira Conceição Evaristo, especialmente poemas e contos que empoderam as mulheres, são transformados em música e arte. Com o grupo Morabeza Nação e participação de Conceição Evaristo, que vai declamar poemas e contar histórias.
Classificação: Livre
Teatro
Sábado, 19 de agosto, das 15h às 15h45

Poesias ao Vento
Três artistas circulam entre o público com balões coloridos e instrumentos musicais. Em cada balão de gás hélio, há trechos de poemas, letras de música ou contos de autores brasileiros. Com a Cia. do Liquidificador.
Classificação: Livre
Rua Dom José de Barros
Sábado, 19 de agosto, às 13h30 e 15h30
Domingo, 20 de agosto, às 10h30 e às 13h

Performance de Uma Pessoa Escrita
Acompanhada de uma máquina de escrever, uma artista registra em tempo real suas conversas com o público. Os encontros revelam instantes de intimidade entre pessoas que não se conhecem. Com Tatiana Schunck.
Classificação: Livre
Biblioteca
Sábado, 19 de agosto, das 12h às 15h
Domingo, 20 de agosto, das 10h30 às 13h e 15h às 17h

O Leitor
Livros enterrados sob cem quilos de areia vão sendo desenterrados e lidos em voz alta por períodos de dois minutos. O tempo é marcado por uma ampulheta. Com Alexandre D’Angeli, que faz pesquisa sobre a presença do corpo na literatura oral.
Classificação: Livre
Biblioteca
Sábado, 19 de agosto, das 10h30 às 13h e 15h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 12h às 15h

Mediação de Leitura
Crianças são convidadas a observar, folhear, tocar, brincar e explorar os livros e o espaço organizado com publicações diversas. A ideia é que se aproximem do livro e da leitura de um jeito divertido e prazeroso. Com o Collectivus de Leitura.
Classificação: Livre
Biblioteca
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

Jovens

Menor Slam do Mundo
Numa batalha de poesia falada e performática, os participantes terão até 10 segundos para declamar poemas autorais. Também haverá o desafio do menor slam do mundo, com poemas de até três segundos, e o nano slam com poemas de um segundo.
Com o diretor de arte, poeta, escritor e grafiteiro Daniel Minchoni.
Classificação: Livre
Convivência
Classificação: Livre
Sábado, 19 de agosto, 16h
Oficinas

Caramba! Carimbo! – Experiência Gráfica de Impressão
O público experimenta e vivencia a impressão com carimbos artesanais, com texturas e formatos inusitados, além de apreciar uma mostra de publicações com diferentes técnicas de encadernação e impressão. Com a Editora Lote 42. Classificação: Livre
Biblioteca
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 16h

 

Meio Ambiente

Exposição

Praças (Im)Possíveis
Como resposta à falta de espaços públicos para o ciclista, bicicletas equipadas com guarda-sóis, bancos e floreiras convidam à pausa para refletir. Nos últimos dias, haverá espaço para debater o tema. Com o Estúdio BijaRi, formado por Rodrigo Araújo, Geandre Tomazoni, Gustavo Godoy, Maurício Brandão e Olavo Ekman.
Classificação: Livre
Jardim da Piscina
Visitação: De 19 de agosto a 03 de setembro
Terça a domingo, das 10h às 17h

 

Visita Mediada

Observatório da Paisagem
Painel fotográfico interativo que permite observar o entorno do Sesc 24 de Maio. O visitante poderá refletir sobre a ocupação do espaço urbano, áreas verdes, mobilidade e hidrografia. Painel desenvolvido pelo fotógrafo João Correia Filho, com mediação e oficinas da Reconectta.
Classificação: Livre
Piscina e Varanda do Jardim da Piscina
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

Vivência

Três Passos para Escutar a Terra
Por meio de experiências sensoriais, os participantes são convidados a perceber sua relação com o meio, com o outro e consigo. Com O Povo em Pé.
Classificação: Livre
Jardim da Piscina
Sábado, 19 de agosto, às 11h30 e às 14h

Revoada – Eu_Passarinho
Num passeio pelo prédio e em oficinas, os participantes serão incentivados a se sensibilizarem sobre a relação das pessoas com a cidade e com os seres vivos que vivem nela. Com Desejos Urbanos, formado por Eliza Freire e Priscilla Ballarin.
Classificação: Livre
Jardim da Piscina.
Domingo, 20 de agosto, às 11h30 e às 14h

 

Ações para a Cidadania

Intervenções

Diversidade Cultural – Karajá
Os índios Karajá mantêm muitos costumes, como a língua, as bonecas de cerâmica, as pescarias, rituais e pinturas corporais. Nesta intervenção, eles vão apresentar três danças típicas e uma luta. Com 15 indígenas de uma aldeia Karajá do Tocantins.
Classificação: Livre
Saída do Theatro Municipal
Sábado, 19 de agosto, às 13h30
Domingo, 20 de agosto, às 12h

Diversidade Cultural – Moçambique Estrela Guia
O público acompanha um cortejo ligado à ancestralidade africana. O ritmo é o moçambique, manifestação popular no movimento de resistência que representa a cultura afro-brasileira no congado mineiro. Com o Moçambique Estrela Guia.
Classificação: Livre
Saída do Largo do Paissandu
Domingo, 20 de agosto, às 12h30

 

Sarau

Diversidade Cultural – As Despejadas
Banda de mulheres que tocam para denunciar injustiças no lugar onde nasceram, um bairro da periferia de Guarulhos. Elas retratam a realidade de pessoas em estado de vulnerabilidade. Com Lídia Martiniano (voz e cordas), Nataly Ferreira (voz e cordas),Vitória Silva (voz e percussão), Bruna Duarte (contrabaixo), Bruna Black (voz e bateria) e Ariadne Pereira (percussão).
Classificação: Livre
Convivência.
Domingo, 20 de agosto, das 16h às 16h40.
Apresentação

Diversidade Cultural – Coro Infantil Coração Jolie
O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho deste grupo criado em 2015, que é formado por crianças refugiadas e solicitantes de refúgio que estão na Grande São Paulo. Com o Coro Infantil Coração Jolie.
Classificação: Livre
Teatro
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 11h40

 

Oficinas

Criação em Moda Afro-Latina

O público será convidado a participar de ateliês de moda afro-latina, desde a criação, com ênfase em corte e costura, até amarração de tecidos, pintura e trançados afro. O resultado será mostrado em manequins de corpo e cabeça. Com Manifesto Crespo e cinco ateliês de moda afro-latina.
Classificação: Livre
Oficina 3
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 19h

 

Agência Jovem de Notícia na 24 de Maio
Grupo de jovens vai realizar entrevistas nas imediações e nas dependências do Sesc 24 de Maio, dando início a um mapeamento para identificar anseios educativos e culturais dos jovens. Com a organização Viração Educomunicação. Classificação: Livre
Itinerante
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto das 10h às 17h
Show

Direitos Humanos – Brô MC’s
Seis jovens indígenas da tribo Guarani Kaiowá de Dourados (MS) se apresentam nos idiomas português e guarani, para expressar o preconceito que sofrem e o espírito guerreiro com que enfrentam as dificuldades. Com o grupo Brô MC’s.
Classificação: Livre
Sala do Curumim
Sábado, 19 de agosto, às 14h30

Diversidade Cultural – Brô Mc’s
Convivência
Domingo, 20 de agosto, às 13h

 

Performance

Diversidade Cultural – Manicure Política
O Salão Parayzo é montado e voluntários são convidados a pintar suas unhas apenas com esmaltes cor de rosa. A manicura-artista não quer só criar uma imagem a partir da repetição da ação de pintar unhas, mas reconfigurar as tecnologias heteronormativas que circunscrevem nossos corpos. Com Lyz Parayzo.
Classificação: Livre
Convivência – 3º andar
Sábado, 19 de agosto, às 11h e 15h30
Domingo, 20 de agosto, às 10h e 15h

 

Alimentação

Intervenção

Travessia Temperada
A boneca Gilda, de aproximadamente 10 centímetros, oferece ao espectador uma caixinha, que pode conter um convite para dançar ou apenas um carinho. A apresentação tem meloDia executadas ao vivo. Com o Grupo Caixa de Imagens.
Classificação: Livre
Jardim da Piscina, Comedoria e Foyer do Teatro.
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

Realejo Poético Especial Alimentação
A intervenção itinerante estabelece contato com as pessoas através do lirismo da poesia e do encanto do Teatro de Bonecos, permeados por uma música suave. Um bonequinho, chamado carinhosamente de Poeta, sorteia poesias para o público ao som de música ao vivo. Com a Cia. Patética.
Classificação: Livre
Jardim da Piscina – 11º andar, Comedoria – 2º andar e Foyer do Teatro.
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

 

Saúde

Rindo Conformis
Intervenção circense que explora as diversas modalidades do circo usando a experiência do artista com a arte da mímica, palhaçaria, mágica e música. Com a Cia. Tudo nos ConFormis.
Classificação: Livre
Odontologia
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

Arautos do Bem-Viver
Uma dupla de atores traz boas novas a partir da observação do cotidiano. Fotos antigas, textos reflexivos, sons, cheiros e poemas farão o público parar por instantes, criando pausas na correria diária. Com a Cia. Cínica de Teatro. Classificação: Livre
Odontologia – 7º andar
Sábado, 19 de agosto, das 11h às 17h
Domingo, 20 de agosto, das 11h às 17h

 

Boca, pra que te quero?
Instalação artística que irá abordar o sorriso como elemento de interação social, valorizando a importância do autocuidado para a promoção da saúde. Por meio de uma experiência imersiva, a atividade visa explorar as funções da boca e sua relação com a qualidade de vida.
Odontologia
Sábado, 19 de agosto, das 10h às 18h
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 17h

 

 

Idosos

Apresentação Esportiva

Idosos no Karatê
A apresentação é dividida em duas partes. Primeiro há uma demonstração das sequências de movimentos conhecidas como “katas”. Em seguida, há uma aula em que idosos auxiliam o instrutor. Com alunos de karatê do Sesc de Araraquara.
Classificação: Livre
Esportes
Domingo, 20 de agosto, às 12h30

 

Intervenções

Abra-Me
Caixas com presentes e conteúdos poéticos entrelaçam a reflexão sobre o cuidado, o respeito e a valorização da pessoa idosa. O conteúdo é uma surpresa que os participantes vão descobrir. Com o Coletivo O Clube.
Classificação: Livre
Itinerante
Sábado, 19 de agosto, às 10h
Domingo, 20 de agosto, às 14h

Reflexos
Com máscaras-espelho que cobrem o rosto dos participantes, essa intervenção convida o público a refletir sobre as diversas questões inerentes ao envelhecimento. Com Marcelo Asht, coordenador do Projeto Performanciã. Classificação: Livre
Itinerante
Sábado, 19 de agosto, às 12h e 16h
Domingo, 20 de agosto, às 11h e 15h

 

Performance

Arte De Envelhecer
O envelhecimento facial do ser humano é o tema dessa performance, que consiste em construir na argila uma figura humana jovem e, em seguida, promover o envelhecimento da mesma figura. Com o escultor Luciano Santos de Almeida.
Classificação: Livre
Convivência
Sábado, 19 de agosto, às 11h30
Domingo, 20 de agosto, às 14h

 

Turismo Social

Performance

Cartão Portal
Em alguns percursos guiados, os participantes serão convidados a construir narrativas e imagens partindo de uma visão criativa sobre os espaços vividos e imaginados. Com o Coletivo As Rutes. Classificação: Livre. Local: Jardim da Piscina – 11º andar.
Sábado, 19 de agosto, às 11h, 13h, 15h
Domingo, 20 de agosto, às 11h, 13h, 15h

 

Intervenção

Pelas Trilhas do Sesc 24 De Maio

Como numa história em movimento, o personagem-guia Paralelepípedus Concretus Junior leva os participantes a conhecer os espaços da nova unidade do Sesc de maneira lúdica, interativa e informativa. Com Ricardo Napoleão. Classificação: Livre
Saída do Térreo.
Sábado, 19 de agosto, às 12h, 14h e 16h
Domingo, 20 de agosto, às 12h, 14h e 16h

 

 

Cinema

Cine Concerto

Cine Piano – Comédias Silenciosas
Filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton são projetados numa tela de cinema, enquanto as trilhas sonoras são interpretadas ao vivo, como se fazia nos tempos do cinema mudo. Com o pianista, compositor e produtor Tony Berchmans.
Teatro
Domingo, 20 de agosto, às 13h

 

 

Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 9h às 18h

 

Fotos: Divulgação

 

1 comentário em “Sesc 24 de Maio, abre suas portas dia 19 de agostoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *