Galeria Houssein Jarouche abre coletiva com obras da Pop Art Mundial

A Galeria Houssein Jarouche exibe “Frauenpower”, com curadoria de Paulo Azeco e 32 obras de diversos artistas que estão relacionados ao universo da Pop Art, como Andy Warhol, Anna Maria Maiolino, Barbara Wagner, Claudio Tozzi, Ivan Serpa, Lenora de Barros, Marina Abramović, Nelson Leirner, entre outros.

 

 

 

A mostra busca resgatar um percurso histórico das representações visuais da mulher, a partir das vanguardas da década de 1960, e discutir a idealização do corpo feminino, a criação de padrões estéticos, considerando os aspectos sociais e antropológicos dessas imagens.

Ao longo da década de 1970, a artista austríaca (radicada em NY) Kiki Kogelnik desenvolveu a série “Woman”, na qual formulava críticas sobre a imagem feminina tal qual era retratada na publicidade da época – ora frágil, ora sexualizada -, em trabalhos discretamente feministas, irônicos e com forte carga imagética Pop. Reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual, “Frauenpower” – expressão alemã utilizada para designar poder feminino – nasce de uma pesquisa sobre a produção desta artista, no intuito de investigar a figura da mulher e a influência da mídia na construção de um imaginário do corpo feminino.
Foto: Kiki Kogelnik, “Beach Ball” (1978)

 

Arquétipo da Vênus de Botticelli, o ideal de beleza e perfeição surge como referência para a construção dos processos de auto-imagem e consequente afirmação e negação. Este conceito é visto nos trabalhos de Marina Abramović, Sandra Gamarra e Lenora de Barros, os quais depositam, na figura da musa, seu contraponto. Além da imagem, o consumo também é abordado, no que se refere à objetivação dos corpos, sexualização e misoginia, além da influência imagética feminina sobre a figura masculina, levando à transcendência de limitações de gênero – como se observa também nas obras de Vânia Toledo, Nan Goldin e Carlos Vergara.

Nas palavras do curador Paulo Azeco: “Por fim, não se trata de uma mostra com cunho feminista, e sim uma celebração da força visual da mulher. Entender o encantamento que fez dessa figuração um dos principais temas de toda a História da Arte, analisando um espectro mais profundo que apenas a beleza do retrato”.

 

 

 

 

Exposição: “Frauenpower”
Galeria Houssein Jarouche

Artistas: Alex Katz, Allan D’Arcangelo, Andy Warhol, Anna Maria Maiolino, Barbara Wagner, Bob Wolfenson, Carlos Dadorian, Carlos Vergara, Cibelle Cavalli Bastos, Claudia Guimarães, Claudio Tozzi, Delima Medeiros, Ivan Serpa, Kiki Kogelnik, Lenora de Barros, Marina Abramović, Mel Ramos, Nan Goldin, Nelson Leirner, Russel Young, Tracey Emin, Vânia Toledo
Curadoria: Paulo Azeco

Rua Estados Unidos, 2.205 – Jardim América – SP
Tel.: 3061-0690
Abertura: sábado, 16 de setembro, das 10 às 17h
Período: 18 de setembro a 18 de novembro de 2017
Horários:
Segunda a sexta-feira, das 10 às 19h
Sábado, das 10 às 17h

 

 

Paulo Azeco
Goiano, 34 anos, graduado em Artes Visuais – Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás, com ênfase em fotografia modernista brasileira. Desenvolveu trabalho de pesquisa em fotografia sobre Thomaz Farkas. Especialista em Artes Aplicadas pela École Boulle em Paris e pós-graduação em curadoria e museologia. Em 2011, desenvolve o projeto curatorial da Galeria Impar, em São Paulo, e em 2012 inaugura o Gris Escritório de Arte, com foco em arte contemporânea e intercâmbio artístico entre Brasil e Bélgica. Trabalha há dez anos no grupo Micasa, sendo atualmente diretor artístico da Galeria Houssein Jarouche, além de atuar como curador independente.

 

Galeria Houssein Jarouche
No início de julho de 2017, o empresário Houssein Jarouche abriu a galeria no bairro dos Jardins, onde exibe e comercializa obras vanguardistas da década de 1960, especialmente do movimento Pop Art, iniciado na Inglaterra e nos Estados Unidos, a partir de meados da década de 1950. A galeria de 300m2, projetada por Felipe Hess e Marcelo Alvarenga, possui intervenção na fachada, realizada pelo estúdio 20.87 – braço criativo da Micasa, no intuito de aproximar a estética do empreendimento aos outros projetos comerciais do empresário. Seu acervo conta com trabalhos de Andy Warhol, Frank Stella, Robert Indiana, Roy Lichtenstein, Ed Ruscha, Claudio Tozzi, Mauricio Nogueira Lima, Russel Young, Abidiel Vicente, e também representa o espólio de Billy Name – fotógrafo e co-criador da Factory, em parceria com Andy Warhol.

 

Foto destaque: Carlos Vergara, Título: “Carnaval”, Serigrafia, 49 x 67 cm

1 comentário em “Galeria Houssein Jarouche abre coletiva com obras da Pop Art MundialAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *