Livro mostra a vida de Sonia Abreu, a primeira e mais conhecida DJ brasileira

A vida de Sonia Abreu é tão contagiante quantos os sets que ela apresenta nas melhores festas e casas noturnas do Brasil e do mundo…

 

 

 

 

 

A primeira DJ deste país. E provavelmente a melhor de todas e ainda em atividade. Um símbolo da força e da arte feminina a serviço da música.

Isso tudo está agora contado em Ondas Tropicais – biografia da primeira DJ do Brasil: Sonia Abreu (Matrix Editora), que se propõe a mostrar as várias fases da vida da artista que há 52 anos vem prestando serviços às pistas e ao rádio do Brasil.

Além de discotecar, Sonia já teve vários papéis na música. Aos 13 anos, colocou voz num dos primeiros covers da Jovem Guarda. Aos 17, já fazia a programação da rádio mais influente de São Paulo, a Excelsior, através da qual lançou a épica coleção de discos A Máquina do Som. Aos 25 anos, lançava artistas que marcariam a música pop e a cena disco. Com uma dançarina e um robô cenográfico, lançou a moda das “intervenções performáticas” antes de os anos 80 começarem, com as apresentações da música Automatic Lover.

Aos 30, antecipando a febre dos sound systems, criou uma rádio ambulante e levou música a ruas, praças, palcos, coretos e praias, consagrando a marca Ondas Tropicais. Aos 40, com mais de 20 músicos, foi frontwoman da Banda do Quarto Mundo, uma das primeiras do Brasil a investir em world music.

Mesmo sem saber, Sonia já praticava o empoderamento feminino muito antes de esse termo existir. Se hoje as mulheres pedem espaço na música, em movimentos diversos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, imagina o quão complicado deve ter sido para uma mocinha de menos de 20 anos se firmar como DJ de boate em plena era das discotecas – quando mocinha de bem devia estar, no máximo, numa pista de dança.

A obra chega ao mercado em um momento em que a profissão de DJ passa por uma popularização muito grande.

 

 

 

Matrix Editora
200 páginas
R$ 39,90

 

 

 

Lançamento do livro “Ondas Tropicais”
Biografia da primeira DJ do Brasil, Sonia Abreu
por Claudia Assef e Alexandre de Melo

Livraria Cultura
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073, Consolação – SP.
Informações: 3170-4033
Terça-feira, 5 de setembro, a partir das 19h

 

 

Os autores

Claudia Assef
É uma das maiores especialistas em música eletrônica do Brasil. Jornalista por formação e DJ por paixão, passou por redações como Folha de S. Paulo, Estadão e Abril, teve programas no rádio (97 FM e Oi FM) e, na internet, trabalhou tanto com conteúdos comerciais quanto editoriais. Dirigiu o site virgula e criou o portal Music Non Stop e a plataforma de música, negócios e tecnologia Women’s Music Event. É autora do livro Todo DJ Já Sambou.

 

 

Alexandre de Melo

É jornalista, documentarista e músico. Como repórter e editor de mídias sociais trabalhou nas redações de Época, Nova Escola, Fundação Victor Civita, Mix TV e virgula. Pós-graduado em sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sua alegria em contar histórias é inspirada nos saraus, na literatura marginal e no amor por HQ e música.

 

 

 

 

Matrix Editora
Matrix Editora possui 500 títulos publicados e faz cinco novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Assassinato de Reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito, Vem Pra Rua, Bem-vindo ao Inferno, Mothern e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

 

Fotos: Arquivo pessoal Claudia Assef e Alexandre Melo

1 comentário em “Livro mostra a vida de Sonia Abreu, a primeira e mais conhecida DJ brasileiraAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *