Manual de Autodefesa Intelectual, debate com humor as superstições do cotidiano

A partir de 8 de setembro no Espaço Cia. da Revista, a Kiwi Companhia de Teatro, reestreia o trabalho cênico Manual de Autodefesa Intelectual, que investiga com leveza, ironia e contundência, temas bastante diversos (da numerologia aos horóscopos, passando pelas religiões, mídia e teorias da conspiração)…

 

 

 

 

O sistema de crenças, baseado em credulidade e simplificação da realidade, cria um ambiente propício ao engano e ao erro e é a partir dessa premissa que envereda a peça que tem roteiro e direção de Fernando Kinas. Essa temporada tem o apoio da lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Em cena estão Fernanda Azevedo, Maíra Chasseraux, Maria Carolina Dressler, Vicente Latorre, além dos músicos Eduardo Contrera e Elaine Giacomelli. A companhia utiliza recursos do teatro documentário, da música, da dança e do audiovisual para abordar os temas relacionados às mistificações e crendices contemporâneas. A peça tem iluminação de Heloísa Passos e Julio Dojcsar assina a cenografia.

Manual de Autodefesa Intelectual transita por temas muito diversos para revelar o quanto as superstições e o analfabetismo científico induzem as pessoas a organizar suas vidas a partir de suposições místicas e ficções. “A confusão frequente entre opinião e conhecimento (doxa e episteme); os erros oriundos do pensamento circular e das relações inexistentes de causa e efeito; a presença da fé no cotidiano; a tendência a aceitar premissas falsas como verdadeiras; a ausência da verificação das fontes; a aceitação passiva de argumentos de autoridade, entre outros procedimentos baseados na intuição, no senso comum, na mídia hegemônica e nas experiências imediatas e pessoais criam um ambiente propício ao engano e ao erro”, explica o diretor Fernando Kinas.

Mentiras, fraudes, pensamentos descuidados, imposturas e desejos mascarados como fatos não se restringem à magia de salão, nem a conselhos ambíguos sobre assuntos do coração. Infelizmente, eles estão infiltrados nas questões econômicas, religiosas, sociais e políticas dos sistemas de valores dominantes em todas as nações. (Carl Sagan)

O espetáculo
Como resultado de sete meses intensos de pesquisas e ensaios, Manual de Autodefesa Intelectual apresenta 30 quadros interligados para debater as mistificações e os obscurantismos contemporâneos. Os recursos mobilizados são múltiplos, passando pela farsa (uma saborosa cena a partir de conto de Machado de Assis), pelas coreografias (assinadas por Luiz Fernando Bongiovanni), por intervenções musicais inéditas (criadas por Eduardo Contrera), pela utlilização de material audiovisual (com referências à publicidade e ao movimento neopentecostal), além de cenas inspiradas em técnicas do teatro documentário de Erwin Piscator e Peter Weiss. O trabalho reúne, por exemplo, textos do filósofo francês René Descartes e horóscopos publicados em jornais para diagnosticar o sistema de crenças que permite todo tipo de manipulação ideológica, incluindo fanatismos e preconceitos.

Ficha técnica
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo, Maíra Chasseraux, Maria Carolina Dressler e Vicente Latorre
Músicos: Eduardo Contrera (percussão, violão e flauta transversa) e Elaine Giacomelli (teclados)
Direção musical e composições originais: Eduardo Contrera
Cenário: Julio Dojcsar
Iluminação: Heloísa Passos
Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Figurino: Madalena Machado
Vídeos: Filipe Vianna (colaboração de Carolina Abreu e Maysa Lepique)
Produção: Luiz Nunes e Daniela Embón
Programação visual: Camila Lisboa (Casa 36)
Assistência de iluminação, operação de luz e som: Clébio de Souza (Dedê)
Produção e realização: Kiwi Companhia de Teatro
Apoio: Fomento ao teatro para a cidade de São Paulo

 

 

 

 

Manual de Autodefesa Intelectual
Espaço Cia da Revista
Al. Notthmann, 1135 – Santa Cecília – SP.
Informações: 3791-5200
Capacidade: 90 lugares
Duração: 110 minutos
Temporada: De 08 de setembro a 01 de outubro
Sextas e sábados, às 21h
Domingos, às 20h
Ingressos:
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10 (meia)
Classificação: 14 anos
Venda: Compre Ingressos

 

Fotos: Felipe Stuchi

1 comentário em “Manual de Autodefesa Intelectual, debate com humor as superstições do cotidianoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *