Museu do Ipiranga em Festa

A Universidade de São Paulo e o Sesc Ipiranga celebram os 195 anos da emancipação política do Brasil com uma grande festa no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, a partir das 14h…

 

 

 

A programação no parque é completamente gratuita e conta com atividades de teatro, circo, dança, música e poesia.

Além de um dia inteiro de atrações culturais, na ocasião, a USP lança um concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga. A competição premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do Edifício-Monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada.

O primeiro colocado celebrará o contrato para a elaboração dos projetos executivos completos do restauro e modernização do museu. Durante o evento serão apresentadas as regras e o site do concurso. A previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência, com suas instalações inteiramente modernizadas e adequadas às normativas de acessibilidade e segurança. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental.

Os visitantes do parque assistem a um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Cento e trinta artistas sobem ao palco para interpretar um repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hinos Nacional e o Hino da Independência.

Composto pelo Museu do Ipiranga (como é popularmente conhecido o Museu Paulista), a Casa do Grito, parte do acervo do Museu da Cidade, o Monumento à Independência e o riacho do Ipiranga, esse complexo tem um valor histórico e cultural inestimável tanto para o bairro como para toda cidade. Seu entorno ainda abriga a unidade do Sesc e o Museu de Zoologia da USP.

“A Universidade de São Paulo tem, nos últimos três anos, incrementado ações focadas no relacionamento com a sociedade, responsável por seu financiamento. A parceria com o Sesc é um desses exemplos de sucesso, que tem resultado em projetos importantes voltados à população, como as atividades programadas para o dia 7 de setembro. Estamos derrubando os muros da USP e construindo pontes com a sociedade”, afirma Marco Antonio Zago, reitor da USP.

Além de fornecer suporte técnico para a realização do evento, o Sesc Ipiranga é responsável por preparar uma programação cultural para públicos de várias idades. Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a participação da instituição na celebração do Museu Paulista é um alinhamento natural entre entidades que comungam de objetivos semelhantes.

“A aproximação possibilitou êxitos em realizações conjuntas anteriores, como seminários e outras atividades culturais. Nessa oportunidade, a colaboração a partir do Sesc Ipiranga com uma programação no Parque da Independência amplia o raio de ação e de experiências com as instituições de seu entorno e promove tanto o acesso da população aos bens culturais como evidencia os vínculos firmados com a comunidade por meio das atividades artísticas, marca do trabalho institucional”, acrescenta.

 

Destaques da programação

Os visitantes do Parque da Independência terão a oportunidade de assistir, às 15h30, ao espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, da Cia. Novelo. Pensada para ser encenada ao ar livre, a montagem do diretor Pedro Granato tem a proposta de popularizar essa comédia de William Shakespeare. Com música ao vivo, a companhia narra as confusões amorosas entre dois jovens casais que se perdem em um bosque povoado por seres fantásticos.

Outra atração teatral é a performance “Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli, que recria poeticamente os momentos finais da vida da primeira imperatriz do Brasil. A excêntrica dama desfila pelas instalações do Museu do Ipiranga, misturando eventos de sua vida e da Independência com questões que são importantes para o país contemporâneo.

Já na intervenção “Prazer, Poesia!”, com Cia. Patética, a boneca Poesia conversa com os passantes sobre os livros que eles leram e recomendam. Outra ação é a “Foto na Bike”, com o coletivo Instant Press, que utiliza uma câmera sobre uma bicicleta para fazer fotografias do público, tendo como plano de fundo a fachada do museu. As imagens impressas instantaneamente serão distribuídas ao público.

Um dos destaques musicais da comemoração é o show da banda carnavalesca paulistana A Espetacular Charanga do França, que interpreta marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. O grupo é formado por Thiago França (sax alto), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia (trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão)

Ao longo do dia, os frequentadores do parque também terão à oportunidade de visitar a exposição “Estamos Aqui! Imaginando o Grito do Ipiranga”, com painéis fixados na fachada do Museu do Ipiranga. A mostra revela o processo de construção do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. A tela encomendada por D. Pedro II é uma das principais atrações do acervo do Edifício-Monumento.

 

 

Museu do Ipiranga em Festa
Parque da Independência, Ipiranga-SP
Quinta-feira, 7 de setembro, das 14h às 18h
Grátis
Classificação: livre
*Organização do evento recomenda que os visitantes levem banquetas, toalhas, cangas e/ou almofadas para assistir às atrações no parque
Realização: SESC Ipiranga e Museu Paulista da USP e SESCSP
Apoio:FUSP, OSUSP e CORALUSP

Programação completa

Teatro

15h30
“Sonho de Uma Noite de Verão”, com a Cia. Novelo
Dois casais apaixonados se perdem na floresta e acabam se metendo nas confusões do duende Puck. Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, e uma trupe de artesãos atenienses tenta montar uma peça de teatro. Com uso das técnicas da commedia dell’arte, clown e muita música, a peça convida todos os públicos a um mergulho no universo da poesia de William Shakespeare.
Texto: William Shakespeare
Direção e adaptação: Pedro Granato
Elenco: Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato
Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez
Foto: Ana Alexandrino

 

Das 14h às 17h
“Theatro Misterioso”, com Cia. Mevitevendo

Três figuras misteriosas chegam de outro tempo carregando suas grandes bagagens. Delas, retiram curiosos personagens que reinventam um mundo de fascínio e mistério. Um show de variedades, um cortejo de figuras fantásticas, um fabuloso desfile de criaturas que aparecem nos fazendo rir, imaginar e sonhar.

 

 

Das 14h às 17h
“Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli

Com texto e direção de Marcos Damigo e interpretação de Fabiana Gugli, a performance recria poeticamente os momentos finais da vida da primeira Imperatriz do Brasil. Na forma de um delírio, a atriz percorre os jardins do Museu Paulista acompanhada pelo músico Nivaldo Godoy Júnior e com figurino de Cássio Brasil, misturando passado e futuro e relacionando eventos de sua vida e da independência do Brasil a questões que perduram até hoje em nosso país.

 

 

Circo

 

Das 14h às 17h
“Intervenção Circense Parque do Circo”, com Parque do Circo
Um animado cortejo circense com o Parque do Circo repleto de talentosos artistas, mostrando as mais diversas técnicas circenses num espírito de festa que remete às antigas trupes das feiras medievais. O Parque do Circo, idealizado por Gonzalo Caraballo e Lua Tatit, é um espaço que fomenta a prática de atividades corporais inspiradas em diversas técnicas circenses.
Foto: Rafaela Queiroz

 

Dança

 

Das 14h às 17h
“Balões”, com Cia. Etra de Dança Contemporânea
Balões é uma intervenção em que os performers, com balões de gás hélio amarrados as articulações, propõem um diálogo com a arquitetura e com o público. A atividade busca, na ocupação dos espaços, provocar a curiosidade do espectador que passa. Balões é um convite ao lúdico, à integração e ao ser criança.
Foto: Alex Hermes

 

Das 14h às 17h
“Batuque a Cidade”, Com Cia de Artes do Baque Bolado
Criar novas perspectivas históricas e estéticas do espaço, principalmente do espaço público. É o que busca a Cia de Artes do Baque Bolado no trabalho Batuque a Cidade. A partir da ultraverticalização do ser humano, por meio das pernas de pau, evidencia-se o humano em meio aos prédios, ruas e praças, desvelando a trajetória dos ancestrais negros e negras em solo da capital paulista. O trabalho é a fusão entre o estudo da cultura afropaulista e as múltiplas linguagens artísticas (canto, dança e percussão, tudo realizado em pernas de pau).
Foto: Divulgação

 

Das 14h às 17h
“Parquear Bando”, com Dança Multiplex
Parquear é uma intervenção urbana em áreas verdes e centrais das cidades, realizada desde 2011. Parquear Bando expande essa proposta de intervenção, com uma chamada aberta para interessados em praticar esse corpo coletivo, experimentando a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário conectando um ponto qualquer com outro ponto qualquer.
Foto:Cecília Pederzoli

 

Das 14h às 17h
“Caravana Citadina”, com direção de Alex Ratton
Sob direção do coreógrafo e bailarino Alex Ratton, integrantes de cinco companhias paulistanas ocupam o Parque da Independência e convidam o público a contemplar e entrar na dança. Com as companhias Damas em Trânsito e Os Bucaneiros, AVOA! Núcleo Artístico, Baque Bolado e Zumb.boys. Participam também integrantes do grupo musical Gestos Sonoros.

 

Das 14h às 17h
“MAR – Uma dança com o Vento”, com Marina Guzzo
MAR é um jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil, feito com a união de capas térmicas de resgate. Uma dança de risco com a natureza e o artefato, para criar um dispositivo de brincadeiras, travessias e utopias, num planeta em degradação. Com direção de Marina Guzzo, em parceria com os intérpretes Daniele Guedes, Flavia Sa, Gabriel Smaira, Jonatan Elias José e Rafael Celestino, o espetáculo tem como plataforma de pesquisa o Laboratório Corpo e Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Poesia

 

Das 14h às 17h
“Prazer, Poesia!”, com Cia. Patética
Passeando pelas ruas, sentada em seu balanço, em um carrinho recheado de livros, a boneca Poesia conversa com o público sobre os livros que cada um conhece, de qual mais gostou, o que pretende ler.
Foto: Roberto Skora

 

Das 14h às 17h
“Travessia”, com Caixa de Imagens
Uma pequena boneca chama um espectador de cada vez e oferece para ele um poema, ora o convidando para dançar, ora acariciando sua mão. E, antes da despedida, presenteia-o com uma flor. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, a boneca, que tem como cenário o vestido de quem a manipula, pretende dar a cada espectador a sua respectiva flor, a sua respectiva poesia. A intervenção “Travessia” trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias, colocando lado a lado, como parceiros, atores e público. O Grupo Caixa de Imagens, que completa 23 anos de carreira em 2017, possui uma trajetória artística de trabalhos com um cunho intimista que os leva à construção de novos parâmetros na relação entre o espetáculo, o público e o espaço cênico.

 

Das 14h às 17h
“Poesias ao Vento”, com Cia. do Liquidificador

Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma “performance” exclusiva.

 

 

Música

 

Das 14h às 17h
“Realejo Cultural”, com Cia. Canta Circo &Teatro
De longe se escuta uma música… Uma imagem singela se aproxima, lembrando os antigos parques de diversões com grandes balões que se avistam de longe. Vem chegando o Realejo Cultural, intervenção literária e musical onde artistas convidam o público a desfrutar de um momento poético, dando vida a um pequeno palhaço, que tira de dentro de uma caixinha uma poesia, conto, música ou um pequeno trecho de alguma obra literária, presenteando o público com um momento lúdico e descontraído.
Foto: Ana Gois

 

Das 14h às 17h
“Fuá Cortejada”, com Flautins Matuá
Influenciado pelas tradicionais bandas de pífanos, o Fuá é um espetáculo interativo repleto de danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco. O repertório dançante traz músicas autorais, de domínio público e de mestres da cultura tradicional. Através de dinâmicas interativas e coreografias, o público é convidado a participar do espetáculo brincando.
Foto: Natália Garcia

 

Das 14h às 17h
Show d’A Espetacular Charanga do França
Sucesso no Carnaval paulistano, a banda em formato de bloco faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, isto é, formações que contemplam apenas instrumentos de sopro e por vezes percussão. O repertório inclui marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. A Espetacular Charanga do França reúne oito músicos de sopro e percussão: Thiago França (sax alto, composições e arranjos), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia (trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão).
Foto: Tarsila-Danieletto

 

17h
Concerto da OSUSP e Coral USP
Com 130 músicos no palco, a Orquestra Sinfônica da USP e o CoralUSP, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, apresentam um repertório de compositores e cancionistas nacionais e internacionais, além dos hinos Nacional e da Independência. Algumas das peças do programa são a abertura de “O Morcego”, de Johann Strauss Jr., a “SinfoniaClássica”,de Serguei Prokofiev, além de obras de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Outros temas da apresentação são composições de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjadas porRodrigo Morte.

 

 

Fotografia

 

Das 14h às 17h
“Foto na Bike”, com InstantPress
Sessão de fotos na fachada do Museu do Ipiranga. As imagens serão automaticamente impressas ao longo da programação de 7 de setembro.

 

Foto destaque: Helio Nobre 

1 comentário em “Museu do Ipiranga em FestaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *