“Não existe uma cura para o câncer. Existem várias!”

Esse é o tema central da discussão que o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) comandará durante o 4º Congresso Brasileiro “Todos juntos Contra o Câncer” que acontece nos dias 25 e 26, no WTC Events Center, em São Paulo…

 

 

 

A premissa defendida pelo LAL é a de que já há consenso que os mesmos protocolos e as mesmas medicações podem não alcançar o melhor resultado em pacientes com características aparentemente semelhantes. Ao afirmar que há várias possibilidades de cura de um mesmo tipo de câncer, o LAL reforça que a medicina personalizada é importante caminho a seguir para tratar o crescente contingente de pacientes que, anualmente, recebem o diagnóstico da doença no Brasil. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde, “cerca de 190 mil brasileiros morreram de câncer em 2013 e a estimativa para o Brasil, biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer”.

 

Programação Completa
São três as atividades do Instituto Lado a Lado pela Vida no evento. Na primeira discussão, das 12h30 às 14h, a presidente da entidade, Marlene Oliveira, recebe o coordenador da oncologia do Hospital de Barretos, Dr. Pedro de Marchi, que trará informações relevantes sobre a aplicação da Medicina Personalizada em tratamentos da doença e o também oncologista, Dr. Drauzio Varella, que conduzirá uma conversa com três pacientes, que destacarão a importância dos testes diagnósticos que identificam as características genômicas específicas de cada indivíduo, para definição do tratamento adequado.

Em seguida, das 14h20 às 15h20, o tema a ser debatido será: Por uma linha de cuidados para a saúde do homem. Após a abertura de Marlene Oliveira e Drauzio Varella, a agenda traz apresentações de Francisco Norberto Moreira da Silva, membro da Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e do Dr. Igor A. Protzner Morbeck, oncologista do Hospital Sírio Libanês de Brasília.

Compõe o painel, uma mesa redonda que além de Francisco Norberto e Morbeck, reunirá também o oncologista do Hospital Vera Cruz/Campinas, Andre Deeke Sasse; o coordenador do Grupo de Uro-Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Lucas Mendes Nogueira e o atleta Vinicius Zimbrão, professor de educação física e corredor de aventuras que aos 40 anos recebeu o diagnóstico de câncer em um dos testículos.

O terceiro painel da agenda do LAL no evento traz duas atividades com os temas Viver Inspira a Cura/A Saúde está nos nossos pés. Na primeira parte desse painel, das 15h20 às 15h35, o atleta Vinicius Zimbrão seguirá contando como usou o bom humor para falar abertamente sobre seu tipo de câncer e de como criar um ambiente favorável para a recuperação.

Com missão especial no evento, o coreógrafo Carlinhos de Jesus aceitou o convite de Marlene Oliveira para encerrar a programação do LAL, das 15h35 às 16h20. Ele fará uma abordagem diferente e interativa com os participantes, que une música, movimentos e muita alegria, destacando como a dança pode ajudar a prevenir e superar doenças.

 

 

 

Instituto Lado a Lado Pela Vida no Todos Juntos Contra o Câncer
WTC Events Center
Av. Nações Unidas, 12551-SP
Ballroom 2
Terça-feira, 26 de setembro, das 12h30 às 16h20

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida
O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Saiba mais sobre o nosso trabalho e faça parte deste desafio e desta nobre missão.

1 comentário em ““Não existe uma cura para o câncer. Existem várias!”Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *