Espaço Cultural Porto Seguro apresenta Tinta Fresca 2017

O Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a editora Lote 42, apresenta a 2ª edição da Tinta Fresca – experiências gráficas e feira de publicações, e shows com entrada gratuita, nos dias 14 e 15 de outubro…

 

 

 

O evento conta com oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações, como tipografia, corte e dobra, carimbos, xilogravura, gravura em metal, encadernação, serigrafia e estêncil; uma feira com livros, zines, pôsteres e gravuras, além de shows e discotecagem. A maioria delas acontecerá livremente durante todo o período dos dois dias de evento, possibilitando que os interessados se aproximem e experimentem técnicas de produção gráfica. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.

Há ainda oficinas mais aprofundadas com 60 minutos de duração, agendadas em horários específicos durante o evento. Os participantes poderão levar para casa os resultados de suas experiências.

Os artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica, criaram uma série de imagens para as oficinas a partir de fotos e registros do bairro Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro. As imagens propostas para os carimbos, por exemplo, foram retiradas do desenho de gradis de portas e janelas de casas e prédios da região.

Uma programação musical foi especialmente preparada para os dois dias do evento. No sábado, acontece o encontro do cantor e compositor Luiz Gabriel Lopes com a cantora angolana Aline Frazão. Juntos pela primeira vez, sobem ao palco para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, de Aline Frazão, e Mana, de Luiz Gabriel Lopes) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros.

No domingo é a vez da banda Ruspô – projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostrar ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software, dos álbuns Esses Patifes (2013) e Dourados (2016). Durante os dois dias, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.

O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias. O laboratório conta com educadores e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

A primeira edição do evento Tinta Fresca aconteceu em junho de 2016, em uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a Lote 42, editora paulistana que se destaca no meio editorial brasileiro por sua aposta em edições cuidadosas, do conteúdo ao projeto gráfico. A editora organiza a feira anual Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, além de outros eventos, e é responsável pela Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo, que distribui o trabalho de mais de 160 editoras e artistas.

Para Rodrigo Villela, diretor executivo do Espaço Cultural Porto Seguro, trata-se de uma oportunidade de abrir para um público maior uma das vocações da entidade: a de pesquisa, experimentação e acesso ao conhecimento no campo das artes, em paralelo às exposições. “Serão dois dias de programação intensa em torno de um tema, o das publicações e da gráfica, que está profundamente conectado com a exposição Manifesto Gráfico, que se encerra neste mesmo final de semana. Faz todo sentido chegar ao fim de uma exposição sobre design de cartazes com um evento de experiências gráficas, pois é mais uma forma de aproximar o público de técnicas e procedimentos que estão ligadas à criação no campo do design visual.”

Segundo os organizadores, a Tinta Fresca cresceu. “Nossa expectativa é receber um público maior após a repercussão positiva do ano anterior. A novidade desta edição é que as atividades estarão mais integradas, permitindo até que os interessados desenvolvam uma publicação própria. Queremos que as pessoas tenham uma experiência ainda melhor do que foi na edição anterior”, explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.

Para Varella, iniciativas como esta “ajudam as pessoas a entenderem melhor esse campo artístico, que é muito rico, permitindo experimentar na prática diferentes técnicas. É uma porta de entrada para diversas técnicas e conhecimentos das artes visuais, estimulando a troca direta de experiências ao colocar as pessoas em contato direto com as editoras e autores das publicações presentes no evento”.

 

 

Espaço Cultural Porto Seguro 
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
Tel.: 3226-7361
Capacidade: 305 pessoas
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo, das 12h às 19h
Classificação etária: Livre

Programação completa

Oficinas

Xilogravura
Orientação: Nori Figueiredo
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo, às 13h, 14h e 15h
Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes
Duração: 60 minutos

A técnica da xilogravura permite a reprodução de imagens impressas a partir de uma matriz de madeira talhada com ferramentas de corte, como goivas, estilete ou laser. A tinta é depositada sobre o relevo da matriz com a utilização de um rolo de borracha. As impressões são feitas com o uso de prensas ou colheres de bambu e geram imagens espelhadas em relação ao desenho talhado na matriz.

 

Gravura em metal
Orientação: Nori Figueiredo
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo, às 17h e 18h.
Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes.
Duração: 60 minutos.

A calcogravura, ou gravura em metal, permite a reprodução de imagens impressas a partir de uma matriz metálica, geralmente de cobre, gravada com instrumentos de corte, como a ponta seca, ou ácidos capazes de corroer o material metálico. A superfície da placa é entintada e em seguida limpa, de forma que a tinta permaneça apenas nos sulcos da matriz. As impressões são feitas com o uso de prensas e geram imagens espelhadas em relação ao desenho gravado na matriz.

 

Serigrafia
Orientação: Ricardo Sutto
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

A serigrafia é o processo de reprodução de imagens a partir de uma tela preparada através da qual se transfere a tinta sobre uma superfície com a utilização de um rodo. No processo podem ser utilizadas máscaras feitas de papel ou a partir de transparências e emulsão fotossensível, ou ainda aplicar a tinta diretamente sobre a tela. Dessa forma, determina-se o desenho que será transferido para o papel, seguindo o princípio do estêncil.

 

Encadernação
Orientação: Estela Vilela
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h.
Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes.
Duração: 60 minutos

A encadernação é a arte de dar forma e estrutura a publicações de qualquer natureza. É a espinha dorsal do livro. Pode ser feita com linha, cola, dobras e encaixes, permitindo uma infinidade de estilos e formas. O universo da encadernação também envolve a douração de livros, o conhecimento de papéis e revestimentos, como o couro e o pergaminho, e o manuseio de diversas ferramentas e utensílios, como os furadores, agulhas, bastidores, entre tantos outros.

 

Carimbos
Orientação: Gráficafábrica
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

Os carimbos são formas em relevo que podem ser impressos manualmente, com uma pequena pressão, sobre superfícies variadas. Podem ser produzidos com o uso de borrachas, madeira, superfícies texturizadas e até mesmo frutas e legumes, como a batata e a maçã. Suas impressões podem ser feitas com diversas tintas. É uma técnica acessível que permite a elaboração de composições fluidas e variadas.

 

Tipografia
Orientação: Heloisa Etelvina
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

A tipografia é um sistema de procedimentos e técnicas de composição e impressão. Abrange desde o desenho de letras e elaboração de matrizes de tipos móveis de chumbo ou madeira até o manuseio de ferramentas e máquinas de impressão, como o tira provas, prensas, prelos e guilhotinas. Com a tipografia é possível criar e compor textos literários, clichês ilustrativos, cartazes, composições artísticas, entre outros.

 

Estêncil
Orientação: Gráficafábrica
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

O estêncil é a técnica de impressão a partir do uso de máscaras que podem ser recortadas manualmente ou com o uso de máquina de corte a laser. Determina-se uma imagem ou texto que se quer imprimir e extrai-se o material de uma superfície de papel ou plástico por onde a tinta será transferida. Ao se posicionar o estêncil sobre a superfície escolhida, a impressão é feita por meio de rolinhos, sprays ou até mesmo pincéis com tintas variadas.

 

Corte e dobra em papel
Orientação: Bruna Ximenes
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

As estruturas de corte e dobra podem ser muito variadas e permitem que, apenas com o uso de um estilete e dobradeira, estruture-se um papel plano em uma forma tridimensional. Ao explorar estes dois recursos de recorte e dobra é possível transformar folhas impressas em livretos que não exigem o uso de cola ou linha.

 

PortoFabLab – Ateliê aberto
Dias 14 e 15 de outubro
Sábado e domingo – das 12h às 19h.
Ingressos: Grátis

Durante o Tinta Fresca, o PortoFabLab estará aberto ao público. O laboratório conta com educadores e máquinas de fabricação digital para a realização de experimentos que criem um diálogo entre arte, inovação e novas tecnologias. Na visita, o público poderá conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

 

 

Shows

Luiz Gabriel Lopes e Aline Frazão
Sábado, 14 de outubro, às 17h30.
Show aberto, na praça do Espaço Cultural Porto Seguro.
Ingressos: Grátis.

Dois cantautores em um encontro inédito entre a música do Brasil e de Angola. Aline Frazão é angolana de nascença, espanhola de vivência e brasileira de influência.

A cantora e compositora de 29 anos, fã de Chico Buarque e Djavan, tem três discos lançados, mesmo número de álbuns de Luiz Gabriel Lopes (membro da banda mineira Graveola). Admiradores do trabalho um do outro, eles sobem ao palco juntos pela primeira vez, para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, dela, e Mana, dele) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros.

 

 

 

Ruspô
Domingo, 15 de outubro, às 17h30
Show aberto, na praça do Espaço Cultural Porto Seguro.
Ingressos: Grátis

Com dois álbuns lançados (Esses Patifes, 2013, e Dourados, 2016) o Ruspô fez pouquíssimas apresentações em sua trajetória. Nesta que será sua estreia em palcos paulistanos, a banda – projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostra ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software. Se na sonoridade o grupo mistura influências tropicais e brasileiras com música eletrônica, nas letras, Ruspô trafega por um Brasil árido e contemporâneo como se fizesse uma “etnografia musical”, especialmente da causa indígena, como escancara o título do segundo disco, uma referência à cidade matogrossense.

 

DJ DiMangaba
Durante os dois dias de Tinta Fresca, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.

 

 

Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
Tel.: 3226-7361
Capacidade: 305 pessoas
Acessibilidade: O edifício é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. A exposição oferece atendimento especial na visitação com mediadores bilíngues em inglês, espanhol e libras mediante agendamento prévio.

Estacionamento: Alameda Barão de Piracicaba, 634 (sede Porto Seguro)
De Segunda a sexta-feira até 1h30 gratuito (1ª, 2ª e 3ª hora adicional R$ 10,00 a hora. A partir da 4ª hora adicional, R$ 5,00 a hora). A partir das 17h30 e aos sábados, domingos e feriados – R$ 20,00 (preço único).

Serviço de vans: O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro. Na Estação da Luz, o ponto de encontro das vans é na saída Rua José Paulino / Praça da Luz / Pinacoteca, em frente ao Parque Jardim da Luz. Há instrutores no local para orientar o embarque. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3226-7361.
Horário de funcionamento do serviço de vans:
Terça a sábado das 9h à 0h. Domingo das 9h às 22h.

Gemma Restaurante: Aberto todos os dias, acompanhando o horário de funcionamento do Espaço Cultural Porto Seguro.

 

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Espaço Cultural Porto Seguro apresenta Tinta Fresca 2017Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *