Roberto Menescal lança versão de “Yesterday” com participação de Andy Summers

Nesta semana, Roberto Menescal completa 80 anos de idade e apresenta o novo álbum, “Bossa Nova Meets the Beatles”…

 

 

 

No disco que chega às plataformas digitais e lojas pela Deck no dia 27 de outubro (sexta-feira), ele interpreta ao violão canções do quarteto, acompanhado do cantor Claudio Duarte. Dando uma amostra do que está por vir, está disponível a partir de hoje no YouTube a versão para “Yesterday”.

A gravação teve a participação especial de Andy Summers (The Police), fazendo um belíssimo solo de guitarra.
O álbum trará 11 clássicos dos Beatles, entre eles “While My Guitar Gently Weeps”, “The Long and Winding Road”, “Something”, “Eleanor Rigby” e “She Loves You”, essa última com participação de Bruno Gouveia (Biquini Cavadão). A produção é assinada por Carlos Coelho, guitarrista do Biquini Cavadão.

 

 

 

Roberto Menescal
Instrumentista, compositor, cantor e produtor, Menescal é um dos pioneiros da bossa nova nos anos 60. Reconhecido por sua importância e contribuição para a música, carrega consigo o Prêmio à Excelência Musical entregue pela Academia do Grammy Latino.

Capixaba criado no Rio, Roberto Batalha Menescal nasceu na cidade de Vitória no dia 25 de outubro de 1937. Seu contato com a música iniciou-se por influência de sua família em 1950 quando começou a estudar piano. Alguns anos depois, ganhou um acordeão, que aprendeu a tocar sozinho, até chegar ao violão – principal instrumento da carreira de Menescal.

Para aprimorar as suas habilidades, teve como professores Edinho do Trio Irakitan, Guerra Peixe e Moacir Santos com os quais participou de aulas e se aprofundou em teoria, harmonia e contraponto.

Estreando na música profissionalmente aos 18 anos, acompanhou no início da sua carreira a cantora Sylvinha Telles em sua turnê pelo Brasil.

Foi professor de violão em uma academia musical que abriu com o amigo e músico Carlos Lyra. Nesse local, conheceu Nara Leão que de aluna, virou amiga e parceira em grandes colaborações.

Destacou-se como compositor e foi, ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli, um dos precursores da bossa nova. Entre os seus maiores sucessos, as canções: “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, “Bye, bye Brasil” e “Telefone”.

Foi um dos organizadores do primeiro show de bossa nova realizado no Grupo Universitário Hebraico e também do 1º Festival de Samba-Session participando com o Conjunto Roberto Menescal. O festival também contou com a participação de músicos como Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Aracy de Almeida e Billy Blanco.

Com suas composições, Menescal ajudou a levantar a bandeira do Brasil pelo mundo, em especial no Japão. Em 1962, Menescal participou do famoso Concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, ao lado de nomes como Tom Jobim, Carlos Lyra, João Gilberto marcando a entrada oficial da bossa nova no exterior.

Em 1968, se apresentou com Elis Regina em Cannes no Mercado Internacional do Disco e Editores Musicais (Midem).

Com o grupo Bossacucanova, celebrando o lançamento do “Bossacucanova meets Menescal”, fez turnê pelos Estados Unidos, Europa e Japão para públicos que chegaram a 200 mil pessoas. Também esteve em Cingapura, Austrália, Rússia, Paris, Londres, Japão, Argentina, Espanha, Alemanha e muitos outros países.

Lançou o DVD United Kingdom of Ipanema, com Andy Summers, do lendário The Police, e gravou com nomes como Paul Winter, Toots Thielemans e Herbie Mann.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Roberto Menescal lança versão de “Yesterday” com participação de Andy SummersAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *