Núcleo Dança Aberta apresenta Performance Parada Danceability

O Núcleo Dança Aberta apresenta dia 11 de novembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a intervenção performática de dança Parada Danceability, com os participantes do Núcleo Didático da 4ª Oficina DanceAbility, que se encerra na ocasião…

 

 

 

A Parada Danceability é um roteiro coreográfico de percurso pré-estabelecido, com direção de Neca Zarvos, Priscila Jorge e Leticia Sekito, que convidará o público a acompanhar sua evolução nos espaços de convívio. A performance terá início na entrada do prédio e é gratuita e aberta ao público em geral.

O foco aponta para a composição e a relação com a arquitetura do local e aos presentes no momento. Em alguns trechos, contará com acompanhamento musical ao vivo, com participação dos músicos Ramiro Murillo, Claudio Faria e Danilo Penteado.

O chamado Núcleo Didático contou com 17 participantes, selecionados principalmente pelo potencial multiplicador de cada um e de modo a contemplar a maior diversidade possível, incluindo pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança, de diferentes histórias de vida, formação e atuação, da saúde às artes cênicas. Outros fatores, como faixa etária, momento na respectiva carreira e distribuição geográfica também seguiram o mesmo critério.

A disseminação da informação a respeito do método foi outra premissa do projeto. Durante os dois meses de trabalho os participantes puderam se aprofundar na experiência, por meio das aulas e do encontro com pessoas de trajetórias e características diversas, aproximando-se da filosofia do DanceAbility, que apresenta um modelo de sociedade possível, justa e humana, com oportunidades para todos se expressarem.

A Oficina de Dança DanceAbility 2017 foi oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com patrocínio da White Martins e EDP, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Ficha Técnica
Roteiro Coreográfico
Neca Zarvos, Priscila Jorge e Leticia Sekito.
Músicos
Ramiro Murillo, Claudio Faria e Danilo Penteado.
Dançarinos
Bárbara Côrtes Loureiro, Beatriz Santos, Danieli Kovacs Bertolami, Elisa Band, Erica Andrea Martins, Fernando Loureiro Lima Coelho, Ícaro Grave, Igor Armucho, Julia Ruiz Di Giovanni, Leonardo Cicero Santos, Marília Cristina da Costa e Silva, Rebecca Junge, Rogério Costa, Suely Rezende dos Santos, Uxa Xavier, Virgínia de Souza Costabile e Yasmin Moura.
Coordenação Artístico-Pedagógica
Neca Zarvos
Coordenação Musical
Natalia Mallo
Coordenação Geral
Priscila Jorge
Fotografia
Gil Grossi
Produção Executiva
Maíra Silvestre
Realização
Núcleo Dança Aberta

 

 

 

Parada Danceability (Performance)
Oficina Cultural Oswald de Andrade
R. Três Rios, 363 – Bom Retiro
Sábado, 11 de novembro, às 15h
Entrada Franca

 

 

Núcleo Dança Aberta
Dedica-se a promover e democratizar a arte da dança com a realização de oficinas, cursos, performances e espetáculos que provoquem descobertas e reflexões a respeito do fazer artístico e de um convívio social mais consciente.

Formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge, foi fundado em 2007 por Neca, que realiza há mais de 15 anos um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility.

Além de aulas e participações em festivais, os principais projetos do Núcleo Dança Aberta foram DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); a realização de quatro edições da Oficina DanceAbility, em 2008, 2012, 2014 e 2017; o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; e a Circulação do Núcleo Dança Aberta, levando palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo, em 2016.

 

Método DanceAbility
Trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta do outro e da dinâmica e atmosfera criadas pelo grupo é a premissa do método DanceAbility, que vem sendo desenvolvido por Alito Alessi desde 1987, nos Estados Unidos.

Sob a liderança de Alessi, ao longo dos anos a iniciativa vem propiciando a criação de comunidades de dança integradas por pessoas de diferentes culturas e habilidades físicas na Europa, nas Américas e na Ásia. Em São Paulo, o Núcleo Dança Aberta tem promovido a prática do método com frequência, em workshops e performances.

 

Foto: Divulgação

1 comentário em “Núcleo Dança Aberta apresenta Performance Parada DanceabilityAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *