As Canções que Você Dançou pra Mim

Chegando a quase 300 apresentações, assistido por mais de 80 mil pessoas, o espetáculo inspirado na obra de Roberto Carlos, poderá ser visto gratuitamente na cidade entre os dias 14 e 17 de dezembro…

 

 

 

Por meio do patrocínio da Petrobras, a Focus Cia de Dança apresenta no período de 14 a 17 de dezembro de 2017, na Galeria Olido – Sala Paissandu, o espetáculo As Canções que Você Dançou pra Mim. A montagem, que está há seis anos em cartaz, foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de S.Paulo (2012). Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral.

As Canções que Você Dançou pra Mim

Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As Canções que Você Dançou pra Mim. Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar a montagem que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco durante as viagens da companhia. Eles cantavam músicas do rei e um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. “Uma canção vai puxando outra, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa Alex, que encerrou em novembro sua residência artística Cité Internationale des Arts, em Paris.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As Canções que Você Dançou pra Mim. Para Alex o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As Canções que Você Dançou pra Mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

 

 

 

As Canções que Você Dançou pra Mim
Centro Cultural Municipal Olido
Sala Paissandu
Av. São João 473 – Centro
Duração do Espetáculo: 55 minutos
Dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro
Quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Ingressos: Gratuito (retirada com 60 min de antecedência)
Classificação: Livre
A Companhia
Uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro, com 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança consagrou-se através da crítica especializada e do público. Apresentou-se em mais de 90 cidades brasileiras. No exterior, levou sua arte para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira, em 2016. Em setembro se apresentou no Rock In Rio ao lado de Fernanda Abreu.

Com As Canções que Você Dançou pra Mim, que se aproxima da marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano por sua criatividade e originalidade. Em 2012, foi escolhida através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, com patrocínio por três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção que segue até hoje. Foram mais de 100 mil espectadores que ficaram encantados com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Fazem parte do elenco Alex Neoral, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Gabriela Mattos, Jéssica Fadul, José Villaça, Marcio Jahú e Roberta Bussoni.

 

Fotos: Fernanda Bulgarelli

1 comentário em “As Canções que Você Dançou pra MimAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *