Berinjela a Parmegiana

A berinjela é uma planta nativa do continente asiático; provavelmente foi introduzido na Europa pelos comerciantes árabes durante a Idade Média…

 

 

Como outras plantas pertencentes à família das Solanáceas, há muito acompanhou a má reputação; Por esta razão, a sua propagação na Europa começou apenas a partir do século XVIII, quando começou a se tornar comum nas cantinas. Uma pista importante para encontrar o momento em que a receita começou a aparecer é identificável na presença de um importante ingrediente, o tomate, apenas importados para a Europa com a descoberta das Américas, ele seguiu o mesmo destino de berinjela, finalmente conseguindo estabelecer-se nas cantinas italianas durante o século XVIII. Essas observações sustentam a tese de que surgimento do parmesão deve ser colocado entre a segunda metade do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. A história da receita, no entanto, não é clara. A invenção do prato é por esta razão disputada pela Sicília e as cidades de Nápoles e Parma.

 

 

Ingredientes

1200 g de berinjelas
Molho de tomate qb
300 g de Muçarela
150 g de queijo parmesão ralado
Azeite extra virgem quanto baste
Óleo para fritura quanto baste
Manjericão
Sal, pimenta

 

Modo de Preparo

Cortar as berinjelas em fatias de cerca de 1/2 cm de espessura. Polvilhe com um pouco de sal, e deixe descansar em uma travessa, sobre elas um peso: assim drenarão sua água amarga. Após cerca de uma hora, aperte as fatias bem, enxague e seque.

Fritar as berinjelas, uma por vez, em uma panela com bastante óleo, drenando-as sobre papel absorvente para remover o excesso de óleo. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180 graus.

Despeje no fundo de uma assadeira algumas colheres de molho de tomate, em seguida, coloque uma camada de berinjela, ligeiramente sobrepostas e cubra com um pouco de molho, queijo parmesão, manjericão e a muçarela. Repita o processo e continue até terminar os ingredientes.

Concluir com uma última camada de berinjela com o restante molho de tomate e parmesão. Asse forno a 180 graus por cerca de meia hora. Sirva a berinjela parmegiana depois de deixá-la descansar por pelo menos uma hora.

 

Hamilton Cabral

1 comentário em “Berinjela a ParmegianaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *