Primeiro single de Arthus Fochi do projeto que passará por todo o ano de 2018

O cantor e compositor Arthus Fochi não tira descanso. Além de seus trabalhos de produção musical e de gestão no selo Cantores del Mundo, ele inicia um projeto que vai ocupar todo o ano de 2018…

 

 

 

 

Curiosamente intitulado “Ano Sabático”, ele consiste em faixas lançadas mensalmente, em parceria com nomes fortes da música brasileira e de outros países da América Latina. O primeiro convidado é o cantor venezuelano José Delgado, na música “Ronda na Mata”.

Assista “Ronda na Mata”

“A ideia do ‘Ano Sabático’ vem um pouco dessa perspectiva que temos no Brasil de que arte é hobby. Nos vídeos, aparecemos descontraídos durante o processo de gravação, pensando na forma, investigando, mostrando um pouco deste nosso processo laboral. Por isso chamo sempre uma participação, com intuito também de mapear essa nova geração, amigos que vivem da arte e que têm em comum a música como meio de sobrevivência espiritual e material”, conta Arthus, que já gravou músicas para o projeto com Chico Chico e Júlia Vargas.

Compositor, poeta, músico, pesquisador, professor e historiador. Todas essas são facetas presentes na aura artística de Arthus, um carioca filho de pai guarani paraguaio, que convergem na música. Sua música une a MPB e a música latina, o folclórico e o moderno e o campesino e o urbano. Sempre em busca por uma identidade única latina que é refletida tão bem em suas raízes.

Desde 2007 ele investiga sons e ritmos sulamericanos efetuados em residências artísticas em vários países. Essa busca ganhou contornos profissionais com Cantores del Mundo, selo cedido a ele em 2015 por Tita Parra, neta da fundadora e folclorista icônica Violeta Parra. Hoje, a gravadora é gerida por Fochi com o produtor musical Guilherme Marques.

Além do selo, o cantor gerencia, em sua própria casa, a Peña Cultura Auá. Os eventos organizados lá têm por objetivo promover a troca de experiências entre povos da América Latina, com base na solidariedade e na vontade de compartilhar arte. A criação do primeiro single do “Ano Sabático” é diretamente ligado a esses projetos.

“Eu e José nos conhecemos através da Tita Parra e da cantora Kátya Teixeira. O José tem uma trajetória linda na música e tinha recebido um convite pra tocar em Brasília. Nessa época chamei ele pra participar da Pena Cultural Auá, nos tornamos grandes amigos e ele se transformou num parceiro e colaborador da Cantores del Mundo na Venezuela”, explica Arthus.

Ficha Técnica
Ronda na Mata (Arthus_Fochi, Toni Carioba e José Delgado)
Arthus Fochi- voz
José Delgado – voz
Pablo Arruda – baixo
Gabriel Barbosa – bateria
Gui Marques – clave
Yuri Villar_sax soprano – flauta
João F. Maciel – Cavanha Filmes produção audiovisual
Gui Marques – Estúdio Frigideira gravação mixagem masterização

 

Foto: Erasmo Patajornas

1 comentário em “Primeiro single de Arthus Fochi do projeto que passará por todo o ano de 2018Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *