Verve Galeria apresenta coletiva em parceria com a Galeria Mezanino

A Verve Galeria, em parceria inédita com a Galeria Mezanino, exibe a coletiva “Fuga”. Sob curadoria de Ian Duarte Lucas e Renato de Cara, são propostos 3 diálogos entre 6 artistas de ambas as galerias: Luisa Malzoni e Emídio Contente; Vladimila Veiga e Leo Sombra; e Luciano Zanette e Sergio Niculitcheff.

 

 

 

Composta por 25 obras, a expografia pensada para a mostra coloca os trabalhos em contraponto, do qual emergem inúmeras possibilidades de associação. Da música erudita foi emprestado o título da exposição, que investiga processos de espelhamento, modulação, expansão e síntese entre as obras.

Assim como nas outras artes, a música possui a capacidade de nos transportar de um lugar a outro num deslocamento, ainda que temporário, da realidade. Palavra do latim que tem o duplo significado de fugir (fugire) e caçar (fugare), a “fuga” é um estilo de composição contrapontística com origem na música barroca, em que as vozes ecoam, uma após a outra, o tema principal, em operações de repetição e contraposição – importante ressaltar que todas as vozes com a mesma importância na composição.

Com esta inspiração, a coletiva “Fuga” apresenta diversas linguagens e conceitos, em obras que passam pelas técnicas de escultura, fotografia, gravura e pintura, sempre no intuito de revelar paralelos e correlações entre o trabalho dos artistas.

“Pela contraposição, fica evidente a complementaridade entre os processos poéticos de cada um, pois afinal é do encontro que se traça o devir de todo artista”, concluem os curadores Ian Duarte Lucas e Renato de Cara.

 

 

 

Exposição: “Fuga”
Artistas: Emídio Contente, Leo Sombra, Luciano Zanette, Luisa Malzoni, Sergio Niculitcheff e Vladimila Veiga
Curadoria: Ian Duarte Lucas e Renato de Cara
Coordenação: Allann Seabra
Verve Galeria
Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista
Tel.: 2737-1249
Abertura: quinta-feira, 14 de dezembro, às 19h
Período: 15 de dezembro de 2017 a 20 de janeiro de 2018
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h
Número de obras: 25
Técnicas: escultura, fotografia, gravura e pintura
Preços: De R$2.800,00 a R$ 15.000,00

 

 

Emídio Contente
Fotógrafo e artista visual paraense, graduado em comunicação social. Propõe uma fotografia adulterada, com técnicas fotográficas pouco convencionais, para abordar um universo delicado, denso e algumas vezes melancólico. Exibiu suas obras em coletivas e salões de arte nacionais e internacionais. Recebeu o Grande Prêmio da Mostra Primeiros Passos (MABEU), em 2013, e foi premiado em outras ocasiões. Possui obras nos acervos do Museu de Artes Brasil Estados Unidos/MABEU, Associação Fotoativa e Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas. Em 2015 realizou a individual Lágrimas Artificiais, na Galeria Mezanino. Em 2016 participa, da 1a. Coleção de Fotografias da Associação Brasileira de Arte Contemporânea / Abact e na ARTRIO uma de suas imagens passa a integrar o acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro / MAR.

Leo Sombra
Mudou-se para São Paulo em 1998. Em 2006 fez um curso profissionalizante na ONG ImageMagica, onde, por falta de recursos, começou a fotografar no formato pinhole, construindo câmeras sem lentes e ampliando imagens com papéis fotográficos vencidos. Documenta a cidade de São Paulo e seu entorno, assim como indivíduos colocados à periferia da sociedade como portadoras de deficiência visual, usuários de crack e moradores de rua. Participou da exposição Paisagens Periféricas, na Livraria Cultura, (SP / 2010). Em 2011 teve cinco de suas obras adquiridas pela Pinacoteca do Estado de SP, durante a SP-Arte. Em 2012 realizou sua primeira mostra individual, Novas Paisagens, na Mezanino. Participou de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais.

Luciano Zanette
Vive e trabalha em São Paulo, SP. Representado pela Verve Galeria. Indicado ao PIPA 2011. Artista com bacharelado em escultura (2002) e mestrado em poéticas visuais (2007) pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1997 forma o grupo Comfluência com Gabriela Picoli, Jerri Rossato Lima e Marcio Quadrado, em 2002 inicia as atividades do coletivo POIS com Marcelo Gobatto e Claudia Paim. Em 2007, recebe os prêmios de Artista do Ano de 2006 e Destaque Escultura pela exposição individual Mobiliário Melancólico. Integra o Atelier Subterrânea em Porto Alegre entre 2007 e 2008. É selecionado para o Programa Rumos Visuais 2008–2009 do Instituto Itaú Cultural (2009-10). Desde 2009 é professor no bacharelado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde orienta projetos de graduação e ministra as disciplinas de Linguagem Tridimensional.

Luisa Malzoni
Formada em Fotografia pelo Senac-SP, em 2001, Luisa Malzoni desenvolve há doze anos seu trabalho autoral utilizando processos artesanais. Integrou o Coletivo Oficina da Luz e realizou sua primeira exposição individual em 2013, no Atelier Bricoleur. Lecionou oficinas de fotografia em várias unidades do SESC SP, MAM, casa Mário de Andrade e na Galeria DiferenÇa em Lisboa. Além de fotógrafa e professora, trabalha há dez anos na Cinemateca de São Paulo, pesquisando e restaurando filmes realizados com as primeiras técnicas coloridas da história do cinema. Trabalhou com restauração de filmes na Cinemateca Portuguesa de Lisboa, em algumas temporadas em 2009, 2014 e 2015. Atualmente desenvolve seu trabalho autoral e atua como fotógrafa e restauradora.

Sergio Niculitcheff
Pintor, desenhista, professor. Entre 1975 e 1977, estuda no Instituto de Artes e Decoração – IADÊ. Freqüenta, em 1978, o Ateliê de Gravura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, onde é aluno de Evandro Carlos Jardim (1935). Em 1980, licencia-se em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Entre 1981 e 1982, viaja para a Europa, principalmente França e Espanha, onde participa de exposições e mantém contato com Leonilson (1957 – 1993) e Luiz Zerbini (1959). Em Paris, é auxiliar do artista Piza, na Galeria Bellechase. Sua primeira exposição individual ocorre em 1985, em Curitiba. Obtém em 2004 o título de mestre em artes visuais pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Desde 2007, ingressa no doutorado em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Desde então, Niculitcheff já expôs em São Paulo, Campinas, Belém do Pará, Freiburg (Alemanha), Rio de Janeiro e Brasília, entre outras cidades.

Vladimila Veiga
Pintora, escultora e desenhista, possui bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2007). Neta de artistas plásticos, suas experimentações e a paixão pelas artes iniciaram-se na infância. Participou de exposições coletivas em Belo Horizonte, SP e Goiânia. Possui obras em acervos privados e públicos, como o da Fundação Arcellor Mittal (MG). Em 2008, dedicou-se à docência em artes visuais. Há 16 anos reside e trabalha entre São Paulo e Minas Gerais. Na produção de seus trabalhos, explora o desenho como registro, aliado a objetos descartados em diálogo com a abstração, caracterizados pela espontaneidade obtida pelo gesto.

 

Galeria Mezanino
Desde 2006 no mercado de arte contemporânea, cruzando linguagens e proporcionando inclusão e discussão, o foco do projeto sempre esteve na ousadia das proposições. Seu diretor Renato De Cara, com mais de trinta anos de experiência, tem produzido e criado imagens e eventos, como editor, artista e curador, se diferenciando no que faz, com um olhar para o que não é óbvio ou convencional. O interesse está em descobrir e destacar artistas pouco estabelecidos, dando visibilidade àqueles que, com um discurso autoral nas poéticas mais inusitadas e variadas, sempre com muita qualidade, vêm falando da nossa época e outros mundos. Com um escritório central em Pinheiros/SP, atende com hora marcada clientes, artistas e público em geral para visitação e aquisição de seu acervo, orientação de carreira e desenvolvimento de projetos. A Mezanino continua ativa e cada dia mais sólida, na vontade, no amor, nas oportunidades e no acaso que fazem este mundo girar.

Verve Galeria
A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Em seus espaços, tendo à frente Allann Seabra e Ian Duarte Lucas, transita por diversos meios e linguagens. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve Galeria é abrigo para diferentes plataformas de experimentação contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam seu nome também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas são processos contínuos e complementares, representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, fotografia, escultura, vídeo, site in situ, site-specific, gravura e o street art. A galeria ocupa uma casa centenária, e na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do tradicional formato do “cubo branco”. Ao abrir-se para a rua, estabelece franco diálogo com o patrimônio construído de São Paulo, cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade. Busca ir além da venda direta de arte, promovendo mostras regulares, palestras e workshops, assim como o intercâmbio e parcerias com artistas e galerias no Brasil e no exterior.

 

Foto Título – Leo Sombra, Técnica – Polaroid: Divulgação

1 comentário em “Verve Galeria apresenta coletiva em parceria com a Galeria MezaninoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *