Alexandre Borges homenageia Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa

Ao lado do pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória, artistas apresentam “Poema Bar” dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro…

 

 

 

Após temporada de sucesso em São Paulo, o recital de música e poesia Poema Bar retorna à capital paulista para duas únicas apresentações, gratuitas, no Teatro do Sesi, dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro. Enquanto Alexandre Borges declama versos dos poetas, o pianista português João Vasco interpreta músicas que vão do fado às canções brasileiras e harmonias improvisadas. A dupla conta com participação das cantoras Mariana de Moraes (neta de Vinicius) e da lusitana Sofia Vitória.

No repertório, canções como “Amor em lágrimas”, “Acalanto da Rosa”, “Eu não existo sem você”, de Vinicius de Moraes e “Tenho dó das estrelas”, de Fernando Pessoa, entre outras.

Aclamado por um público de mais de 20 mil espectadores, incluindo Portugal, Alemanha, França, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o espetáculo presta uma homenagem aos poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.

A montagem propõe um novo olhar sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos, a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Ficha Técnica
Direção artística e recitante: Alexandre Borges
Pianista e Idealizador: João Vasco
Cantoras Convidadas: Mariana de Moraes e Sofia Vitória
Desenho de luz: Domingos Quintiliano
Cenografia: Rogério Marcondes
Produção executiva: Fábio Amaral
Produção: Candice Frederico

 

 

 

Poema Bar
Teatro do SESI-SP
Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Capacidade: 456 lugares
Duração: 70 minutos
Únicas apresentações: Dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro
Terça – feira, 20h30
Ingresso: Gratuito
Classificação: 12 anos

 

 

Poema Bar
Há sete anos, Alexandre Borges e João Vasco desenvolveram o projeto “Poema Bar” movidos pela paixão literária que ambos nutrem por Vinicius e Pessoa. O espetáculo estreou em julho de 2011, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e, posteriormente, esteve em cartaz no teatro Bühne der Kulturen, em Colônia, na Alemanha.

No Brasil, estreou em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro. No ano seguinte percorreu o Estado de São Paulo.

 

Alexandre Borges
Possui 32 anos de carreira, integrou o grupo de teatro Boi Voador dirigido por Ulysses Cruz, com quem estreou em 1985, na peça Velhos Marinheiros, de Jorge Amado. Após várias peças teatrais, estreou na televisão em 1993 na extinta Rede Manchete, protagonizou “Engraçadinha… Seus Amores e Seus Pecados”, na tv Globo, tornou-se um dos atores mais requisitados da emissora em que realizou inúmeros trabalhos.

 

João Vasco
Professor de piano no Conservatório Nacional de Lisboa apresentou-se em vários países na Europa, África, América do Norte e do Sul. Gravou o CD “AlémFado” – uma compilação de fados arranjados para piano solo. É intérprete e fundador de vários projetos camerísticos apresentados internacionalmente. Também fotógrafo e videasta, coordena o departamento de imagem do Conservatório Nacional. Em 2015 realizou a curta metragem “A Carruagem”, laureada no 9º Concurso do Inatel, apresentada no “Shortfilm Corner” em Cannes e vencedora do “Grand Prix Cinerail” em Paris.

 

Mariana de Moraes
Participou de vários filmes. Destacou-se no documentário “Vinicius” (2006), no qual interpretou o clássico “Coisa mais linda”. No teatro trabalhou em diversos espetáculos e novelas da rede Globo. Gravou quatro discos: “A alegria continua”, “Se é pecado sambar”, “Com Sorte” e “Desejo”. Participou de discos e DVDs de artistas como Maria Bethânia, Francis Hime, Celso Fonseca e Zé Renato.

 

Sofia Vitória
Ao longo da carreira se apresentou com músicos de grande relevância no cenário musical europeu. Em 2012 lançou seu primeiro disco em parceria com o pianista Luís Figueiredo: “Sofia Vitória & Luís Figueiredo – Palavra de Mulher” – composto por canções vividas pelas várias figuras femininas do universo musical de Chico Buarque. Echoes é o seu último CD lançado em 2016.

Foto: João Vasco

1 comentário em “Alexandre Borges homenageia Vinicius de Moraes e Fernando PessoaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *