Casa-Museu Ema Klabin reabre com Programação Especial no Aniversário de São Paulo

A Fundação Ema Gordon Klabin, no Jardim Europa, reabre ao público no dia 24 de janeiro (quarta-feira) com visitas ao acervo e uma rica programação cultural…

 

 

 

A Casa-Museu reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

Além de conhecer o acervo permanente, o público poderá conferir a exposição “Diálogos da Coleção”. A mostra convida o visitante a refletir sobre alguns objetos, livros e documentos da coleção de Ema Klabin. Em destaque, além de uma xícara de porcelana da coleção, uma edição de 1907 do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, com ilustração de Arthur Rackham (1867-1939), um dos ilustradores mais influentes de seu tempo. A exposição remete para os diferentes hábitos sociais como o consumo de café ou chá, fazendo uma alusão ao Chá do Chapeleiro Maluco da obra do inglês Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson.

Para estimular ainda mais a imaginação, as crianças receberão xerox de ilustrações diversas de Arthur Rackham para colorir e refletir sobre suas narrativas.

 

Programação Especial no Aniversário de São Paulo

Dani Mattos & Toque de Bambas apresentam o espetáculo Cronistas da Cidade, no dia 25 de janeiro, às 16h30, com entrada franca. No repertório, clássicos como Samba no Bixiga e Conselho de Mulher (Adoniran Barbosa/Osvaldo Moles); Luz da Light/Acende o Candeeiro, Samba Italiano e Apaga o Fogo, Mané (Adoniran Barbosa); Praça Clovis, Samba Erudito, Leilão e José (Paulo Vanzolini) e Bronca da Marilu (Germano Mathias).
Com toques de humor, o show busca ilustrar as canções com breves informações e diálogos desses compositores que retrataram a vida na capital durante o século XX. “Aliamos ao repertório musical desses mestres do samba, a poesia de Vanzolini e diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio”, explica a regente e cantora Dani Mattos.

 

Também no dia 25, a partir das 14h, a Casa-Museu oferece uma Caminhada Fotográfica pelo bairro do Jardim Europa. A ideia é que os participantes registrem características desse tradicional bairro paulistano pensando sua relação com o desenvolvimento da cidade. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site. É necessário levar uma câmera que pode ser a do celular.

 

 

 

Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Tel.: 3897-3232
Reabertura: 24 de janeiro

 

Exposição Diálogos da Coleção – livro “Alice no País das Maravilhas”,
de Lewis Carroll com ilustração de Arthur Rackham
De 24 de janeiro até 28 de fevereiro, das 14h às 18h.
Indicação: livre

 

Programação especial de Aniversário de São Paulo
Quinta-feira, 25 de janeiro

Show Dani Mattos & Toque de Bambas – Cronistas da Cidade
Das 16h30 às 17h30
Capacidade: 170 lugares
Entrada Franca
Não há necessidade de retirada de ingressos.

 

Caminhada fotográfica
Das 14h30 às 16h30
20 vagas
Inscrições: gratuitas no link Fundação Ema Klabin

 

Visitas mediadas à Fundação Ema Klabin – De quarta a domingo, das 14h às 17h, com permanência até às 18h. As visitas duram em média uma hora.
Sábados, domingos e feriados: Entrada franca
De quarta a sexta: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

 

Fotos: Reprodução do site da artista / Divulgação

1 comentário em “Casa-Museu Ema Klabin reabre com Programação Especial no Aniversário de São PauloAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *