Polenta

Um italiano no exterior sentirá nostalgia por macarrão e café; um Lombardo de polenta. Poucos pratos têm uma identidade tão forte e um valor emocional, e não apenas para as regiões do norte, mas para as pessoas da montanha em toda a Itália, como a polenta, pobre, boa e substancial, alimentou durante séculos com grande dignidade. A polenta com farinha de leguminosas ou cereais cozidos em água tem origens muito antigas, mas tornou-se como a conhecemos , hoje, apenas após a descoberta da América, porque o milho veio do novo continente. A partir desse momento, a polenta tornou-se o alimento básico principalmente das classes populares, dando vida à “civilização da polenta”.

A partir deste prato tradicional existem muitas variedades: de taragna, milho e trigo mourisco, veneziano feito com polenta branca. Era cozida em um caldeirão de cobre suspenso acima da lareira. Aqui, no entanto, oferecemos uma versão mais moderna que ainda permitirá que você obtenha uma polenta excelente para acompanhar ensopados de carne suculentos, deliciosos cogumelos salteados ou queijos cremosos para criar pratos resistentes e apetitosos como a Polenta com ragu de carne, com ricota fresca e defumada com salsinha e ervas e com radicchio refogado.

Ingredientes para a Polenta

3 xícaras de chá de sêmola de milho
2,5 l de água
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de parmesão
1 colher de chá de sal

 

Modo de Preparo

Leve a água ao fogo para ferver. Adicione o sal. Acrescente a sêmola em fio mexendo sempre com um fouet, para não empelotar. Mexa até engrossar. Desligue o fogo e coloque o queijo e a manteiga mexendo bem.

 

Sirva com Ragú de Carne

Ingredientes para o Ragú

500g de acém ou paleta, bem limpa, em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
100 g de bacon
1 cálice de vinho tinto
2 xícaras de chá de molho de tomate pronto
Louro
Tomilho
Pimenta calabresa
Sal
Água o quanto baste
Farinha de trigo para empanar a carne

 

Modo de Preparo

Empane a carne com a farinha de trigo e leve a panela com óleo para selar. Retire a carne e reserve. Doure a cebola, o alho junto com o loro e a pimenta calabresa. Acrescente o bacon, deixe fritar. Retorne a carne e refogue. Coloque o vinho e deixe evaporar. Acrescente o molho de tomate e cubra com água. Deixe cozinhar até desfazer bem a carne.

 

Nota: Pode-se também fazer um ragú mais apetitoso adicionando 250 g de carne de porco, ou com outros acompanhamentos como Ricota temperada com salsinha, parmesão e pimenta dedo de moça; radicchio refogado no azeite; mix de cogumelos refogados com creme de leite, molho de tomate com calabresa; molho bolonhesa, etc.

 

 

Hamilton Cabral

1 comentário em “PolentaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *