Repentistas Chico De Assis e João Santana apresentam Cantoria De Norte A Sul

O “Cantoria de Norte a Sul”, espetáculo de Cantoria de Viola Nordestina, o Repente, com a dupla de cantadores Chico de Assis e João Santana – que acumula vários prêmios nacionais ao longo de mais de 16 anos de parceria – inicia por São Paulo, turnê por quatro estados brasileiros. A dupla sobe ao palco do Teatro do Instituto Brincante para duas apresentações, gratuitas, dias 11 e 12 de janeiro …

 

 

 

 

Os shows, que contam com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, tendo sido selecionado por meio de edital, passarão também por Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Em cada apresentação, a dupla de repentistas abordará, de modo espontâneo e descontraído, temas variados e de interesse comuns, históricos e atuais, interagindo com a plateia e atendendo a solicitações de temas e estilos ao som das violas nordestinas, declamará poemas rimados, matutos e de cunho socioambiental e, como de costume no Repente, se confrontará num desafio de versos. Dentre os estilos do Repente, serão apresentados: Sextilhas; Quadrão Perguntado; Martelo Agalopado; Voa Sabiá; Galope à Beira-mar; e Coqueiro da Bahia.

 

Desvendando o Repente
Improvisando, tendo maior ou menor postura combativa, a arte da Cantoria de Repente é a continuidade e o aprimoramento das cantigas d’amor, da ruralidade das cantigas d’amigo e das sátiras das cantigas de escárnio e maldizer. Uma tradição poética nordestina que absorve todas essas características e acrescenta uma série de temas ao contexto, como política, religião, desigualdade social, família, esportes e tantos outros assuntos passam a ser tratados, com esmero e profundidade pelos repentistas, tanto em linguagem popular brejeira quanto rebuscada.

As modalidades mais conhecidas são sextilha, coqueiro da Bahia, voa sabiá, Brasil de mãe preta, martelo agalopado e galope à beira-mar. Diferentes gêneros para as composições improvisadas de Cantoria de Repente, que se resumem em métricas a serem seguidas para a construção de poesias e que são propostas às duplas que se desafiam.

Os gêneros determinam em quais versos da estrofe as rimas devem coincidir. Destes, o mais comum e, possivelmente, o preferido dos repentistas é a Sextilha, composta de estrofes de seis linhas, ou versos. Caso em que as rimas se dão nas linhas pares. O esquema de rimas começa a ficar mais desafiador a partir da Septilha, ou Setilha, uma adaptação da sextilha, porém, com sete versos. Aqui, as linhas pares rimam até a quarta, daí, a quinta deve rimar com a sexta e a sétima com a segunda e a quarta.

Outro, muito apreciado por repentistas, difundido desde o início da poesia popular, é a Décima, talvez por ser o gênero escolhido para os motes. Para este, cantadores devem compor estrofes de 10 linhas, fechando cada um com os versos da sentença dada – o mote – seguindo sua rima e métrica. O esquema de rimas deve ser construído da seguinte forma: o primeiro rima com o quarto e o quinto; o segundo, com o terceiro; o sexto, com o sétimo e o décimo; e o oitavo, com o nono. O Mote é uma sentença de um ou dois versos que dá o conteúdo sobre o qual o repentista deve versar.

Chico de Assis e João Santana, 16 anos de dupla
Ganhadores do Prêmio na modalidade “Desafio” do Festival Nacional Voa Viola – 2ª Edição, Cuiabá, 2012. Representaram o Repente brasileiro no 20º Festival de Romerías de Mayo em Holguín, Cuba, 2013, também se apresentaram em Manzanillo e Santa Clara. Acumulam vitórias consecutivas em festivais regionais de repentistas.

Se apresentaram em inúmeros Festivais de Repentistas no Nordeste, São Paulo e Brasília e eventos temáticos como o Festival Internacional de Cinema Ambiental – Cidade de Goiás; a Feira do Livro e a Bienal do Livro em Brasília; e a Conferência Nacional de Saúde do trabalhador; e atuaram na fusão do repente com a música eletroacústica com o Maestro Jorge Antunes no CCBB Rio de Janeiro e no Teatro Nacional em Brasília. A dupla tem dois CDs lançados e participação em coletâneas, filmes, programas de TV e peças de teatro. Atuam como arte comunicadores e instrutores de oficinas e organizam eventos e projetos culturais de mobilização da categoria dos repentistas e cordelistas brasileiros.

Chico de Assis participou do 1º CD de repentistas gravado fora do Brasil, no projeto Cantoria na França. João Santana é também músico, compositor e arranjador.

 

 

 

 

 

Cantoria de Norte a Sul
Teatro do Instituto Brincante
Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena
Informações: (11) 3816.0575
Capacidade: 90 lugares
Duração: 70 minutos
Quinta-feira, 11 de janeiro, às 21h
Sexta-feira, 12 de janeiro, às 21h
Entrada gratuita
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

 

 

Foto: Studio Trazzi

1 comentário em “Repentistas Chico De Assis e João Santana apresentam Cantoria De Norte A SulAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *